quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dos ciúmes

Até aqui, tirando um ou outro episódio inicial, a Tiz não revelava ciúmes da irmã.
Já me tinham dito, que por vezes os mesmos surgem mais tarde, quando os bebés começam a fazer gracinhas e aí já fazem mais concorrência... De facto, faz sentido e é também agora que começamos a ver, se bem que ao de leve, alguns ciúmes na Tiz.
As reacções diferentes que demonstra não são contra a bebé, com ela continua um doce, sempre a querer ajudar, beijá-la, protegê-la. Fica é mais sentida com os adultos se eles não lhe dão a mesma atenção. Quando chega alguém, por norma, primeiro derrete-se para a Matilde e só depois dá atenção à Tiz. Eu acho que sou mesmo a única pessoa que faz o contrário... Até o P. não resiste.
Ela fica sentida, por não lhe ligarem e isola-se num canto.
Um dia destes estava ela a brincar com a minha avó (que a Tiz ama de paixão) e enquanto a Tiz falava e explicava qualquer coisa, a minha avó ria-se e fazia gracinhas com a Matilde. Via-se que ela estava desolada. Estou farta de avisar e insistir, para terem cuidado. A bebé não percebe se ficar em segundo plano, mas a Tiz sim e isso custa-lhe imenso. A ela e a mim!
Só quero que esta fase passe rápido!

6 comentários:

  1. Por aqui nunca notamos grandes ciúmes por parte da Francisca. Acho que as pessoas estavam "mentalizadas" para falarem para ela e "deixar o irmão de lado".
    Mas sabes o que aconteceu? Ele cresceu... e agora é ele que tem ciúmes da irmã. Se ela está no meu colo, no meu mimo, ele vem logo a correr empurra-la, para a desviar de mim. Ela nunca fez isso com ele.
    Imagino que tenha a ver com os feitios deles... mas ele é muito mais apegado a mim do que ela.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, as outras pessoas deviam fazer o mesmo que tu, tens que lhes chamar a atenção. Eheh
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Vi passar-se exactamente o mesmo na minha família. A mais velhinha escondia-se num canto assim que a prima bebé chegava. Desatava a chorar e ninguém a conseguia tranquilizar. Só quando a atitude dos adultos mudou é que ela mudou também.

    ResponderEliminar
  4. Eu na tua situação chamava a atenção.. elas acabam por sentir.
    E é esse o meu medo.. mas sei que se me acontecer algum dia, não acontece mais, pois falarei logo!!

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  5. Realmente o complicado são os adultos… tens que escrever um cartaz à porta de casa a lembrar o que devem fazer, quando entram em tua casa, ou na da tua mãe.
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  6. Eu fico furiosa com estas situaçoes e a Matilde nunca amuou por "ligarem"mais ao irmao mas eu nao suporto que façam diferenças entre os meus filhos,se dizem que o Gaby é tao lindo,tao fofinho,à frente da matilde entao que digam a mesma coisa a ela ou que se calem...

    ResponderEliminar