segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Do desfralde

O desfralde começou na creche há quase 1 mês. Lá, ela passa períodos sem fralda, e pede para ir ao bacio ou à sanita, daquelas em miniatura que eu acho tão engraçadas.
Em casa pede quase sempre para ir ao bacio, principalmente à noite quando já está na cama... pode ser para "queimar" tempo, como já disse lá em baixo, mas também é quando está menos distraída.
Para dormir usa fralda, pelos comentários no outro post penso que algumas pessoas ficaram com a ideia que o desfralde vai mais avançado, mas não, começámos há pouco tempo. Ela usa fralda à noite, naquele dia em que pediu bacio, poderia muito bem ter feito na fralda, mas já devia estar com um sono mais leve e consciente.
Adora as toalhitas kandoo, diz que é o sapo kandoo e adora limpar-se. Fica tão feliz quando faz xixi e/ou cocó e fica eufórica e com os olhos tão brilhantes a olhar para nós à espera de uma atitude recíproca. Diz sempre que vai fazer 2 cocós, um para o pai e outro para a mãe.
Fora de casa, ainda nunca pediu para fazer no bacio, a excitação é maior e deve de assumir que fora de casa não tem o seu bacio.
E por um lado eu até agradeço, como é que vou fazer quando ela pedir para fazer xixi no meio da rua? Ter que usar uma casa de banho pública? E como é que ela se senta? Nos centros comerciais costumam haver casas de banho para crianças com aquelas sanitas minúsculas e costumam estar mais ou menos limpas. Mas e nos outros lugares?
Vocês com mais experiência, como costumam fazer?

9 comentários:

  1. querida mama,nos por ca quando a matilde precisa de fazer o seu xixi(o que é obrigatorio sempre que chega a qualquer lado,ja é um vicio!!),vamos às casas de banho publicas e a matilde nao se senta,pego nela como se estivesse a fazer xixi no chao aninhada,as minhas maos por baixos dos joelhos e ponho-a em frente à sanita com os pés apoiados na parte de tras do "assento" e ela la faz...nao sei se da para perceber??
    quando ha as sanitas das crianças eu deixo a sentar se mas depois de colocar papel higienico a toda a volta do assento...
    et voilà!!

    bjs grandes

    ResponderEliminar
  2. para te ser sincera evito a todo o custo os wc publicos e agora com ela stresso muito, mas tenho uma tecnica, não muito confortável mas tem resultado: sabes aquela posição em que os nossos braços passam pelas pernocas dela, e elas ficas tipo sentadas, via imenso isso quando via as maes á beira da estrada com as suas pequenas aflitas para fazer xixi. pelo menos sei que a minha não "toca" em nada. Só depensar em ir a um wc publico, o cheiro.... arrepia-me imenso.....
    bjs grandes
    Susana, Sérgio e Madalena

    ResponderEliminar
  3. ahhhh, a mnha tambem dorme de fralda, só lha vou tirar quando o tempo estiver mais quente, mas tambem depende do timming dela. Durante o dia já anda sem fralda e agora já nem pede para irmos com ela ao wc, quando damos conta já lá está, faz o que tem a fazer e depois vem ter connosco para a limparmos.
    bjs grandes
    susana, sergio e madalena

    ResponderEliminar
  4. Olá! Quando vou sair com os meus sobrinhos e chega a hora da casa de banho é mais fácil do que parece. Ando sempre com um frasquinho de desinfectante na mala (igual aqueles que estão muito na moda por causa da gripe A), à um na Rituals com cheiro agradável, 1º limpo a sanita com papel para limpar líquidos indesejáveis, depois limpo o tampo com o líquido e por fim ainda ponho papel higiénico. Demora um bocadinho mas fica tudo desenfectado. Boa!!
    Jocas, Laura Monteiro

    ResponderEliminar
  5. eu comprei isto aqui: http://www.sopequeninos.pt/36504720/redutor-sanita-dobravel/ms_prod_pt_696/ É pequenino, vai para todo o lado dobradinho e tal (rua, casa dos avós, etc.). Só falta mesmo a Ana querer usá-lo! (A madrinha da minha filha levava mesmo o penico num saco para restaurantes e tudo...) Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. :)
    Boa Tiz!
    Eu faço assim: em casas de banho públicas, entro em stress porque não quero que a Bia toque em nada, no entanto ela tenta sempre mexer em qualquer coisita (um filme portanto). Para que isso não aconteça, antes de entrar na casa de banho em si (leia-se a da sanita), baixo-lhe as collants e as cuecas. Depois entro com ela já em posição(lol). A posição é sentada no ar, virada para um lado da sanita :) (não sei, se me faço entender) Com uma grande ginástica, coloco um braço por baixo dos joelhos dela, e com o outro amparo as costas. A coisa piora, quando há casacos, cachecois, sacos, malas, enfim... uma aventura.
    Na rua, o processo é o mesmo, mas em vez de estar de lado, coloco-a de costas para mim.
    Para mim, é muito mais fácil pô-la a fazer chichi na rua! As casas de banho publicas enojam-me, e quando são pequenas ainda pior :S
    Vais ver, que te habituas...lol
    Bjos Grandes para vocês!

    ResponderEliminar
  7. Boa pergunta! Como tenho um pilas em casa, além de não te poder ajudar, sempre é mais fácil :o)

    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  8. Olha por aqui estamos na mesma situação! O Rodrigo no colégio tem-se portado bem e só usa a fralda na sesta. Em casa usa o bacia, acho que as sanitas "normais" são grandes e ele n gosta! Quando saimos leva fralda, eu sei que não devia, mas nesta altura em que ele diz q quer fazer xixi de minuto a minuto, não tenho coragem de pô-lo nos wc públicos! Vou ficar atenta às respostas!

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. a minha Anita, tem dias de diferença da Tiz... começou o desfralde no verão, mas ainda usa à sesta e à noite! sendo que à noite já passa semanas inteiras que não faz!
    quanto ao bacio... comprei um dos mais pequeninos que cabe dentro de uma pequena mochila e vai para todo o lado connosco! Lá dentro estão as toalhitas e alguns sacos plástico, para akelas situações mais complicadas! Nunca a sento em casa de banho publicas... sabendo que na escolinha ela senta onde os outros sentam, o que puder evitar... evito!
    A técnica de a segurar é complicada, ela é muito pesada e alta, e sinto que ela tb não se sente mt confortável.
    continuarei c/ o bacio :)

    beijinhos

    ResponderEliminar