quinta-feira, 16 de julho de 2009

Consulta dos 2 anos

No dia do aniversário da Tiz, na festinha da escola, contou-me a educadora que 6 meninos da sala da Tiz estão em casa doentes. Andava para aí um vírus que afectava a garganta, provocando laringites. E ela também referiu que o problema se estendia a outras creches... Eu comentei que só queria que ela aguentasse até 6ª feira, pois na semana que vem estão cá os meus pais e podem ficar com ela no período da manhã enquanto eu ainda trabalho.
Pois nessa noite, por volta das 6h, noto a Tiz inquieta e vou ver o que se passa. Sinto-a quente, tinha 38,2º, não muito mas era sinal de que algo se passava.

Como ontem ela tinha a consulta dos 2 anos, já não fui trabalhar, nem ela à escola, para que ficasse resguardada de possíveis bicharocos. Durante o dia tossiu umas 3 vezes, mas parecia que tinha secreções e a garganta inflamada. Tirando isto, estava absolutamente normal e bem-disposta.
Então da parte da tarde fomos ao médico, que ficou admirado por não nos ver por lá há uns 5 meses (graças a Deus).
Depois de a observar, confirmou-se a inflamação na garganta, mas como foi detectada no início espera-se que se resolva com um xarope e umas gotas.

Da consulta propriamente dita, nada de especial a assinalar. Está tudo bem. Falei-lhe de a Tiz pôr os pés um pouco para dentro e ele recomendou andar na areia da praia e andar em bicos de pés.
À entrada e como ela vai só de fralda, o médico comentou que a achava mais gordinha. E essa foi a grande novidade, a minha top-model que apenas quase tocou no p50 aos 3 meses de idade, estando de resto sempre no p25 e que nos chegou a dar algumas dores de cabeça por isso... Está agora exactamente a meio do p50-75! Uau que conquista! Ela continua a comer tão bem como sempre, pelos vistos agora é que lhe deu para engordar.
Continua calmeirona e está a rasar o p95 na altura.
Depois de ele a ter observado (garganta, ouvidos, auscultação) e de ela ter chorado a bom chorar, pediu-lhe ainda com uma lagrimazita "Doutoi, ba'ão".
E ele sorridente fez-lhe a vontade.
Despedimo-nos com o desejo de não nos vermos tão depressa ;) apenas quando chegar a bendita vacina da gripe A.

Resta dizer que também eu saí da creche na 3ª feira com dores de garganta e ando a ver no que isto vai dar...

5 comentários:

  1. Espero que a Tiz já esteja melhor e que tu não tenhas apanhado nada. Não tens de te preocupar com o desenvolvimento dela: a minha tem mais sete meses e pesa menos e mede menos do que a Beatriz (é percentil 5 no peso e 5/10 na altura). Também mete os pezinhos para fora, mas o médico também disse para não me preocupar, porque quando tirass a fralda iria notar diferença (e realmente já noto).
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Desejo-vos as melhoras e vê se dás um chuto nesses vírus malditos!
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  3. Espero que tu e a Tiz tenham conseguido escapar aos bicharocos...

    Quanto ao crescimento da Tiz, notei pelas fotos realmente que ela está muito bem...que continue assim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uau que percentis fantásticos! Parabéns!
    Que pena isso da garganta... a ver se ficam boas para a chegada dos teus pais!
    beijos e as melhoras
    (A Maria também entorta um pé... vou ensinar-lhe a andar de bicos dos picos, obrigada pela dica)
    teresa

    ResponderEliminar