terça-feira, 12 de agosto de 2008

Os teus primeiros 12 meses

Porque a memória é traiçoeira... porque ando muito nostálgica... porque tenho mais tempo... fica aqui uma pequena amostra daquilo que eu tenho para te contar minha filha linda...
(atenção post xl)

Alimentação:

- Assim que nasceste papaste leitinho das maminhas da mamã, no dia deguinte reparei que na mama esquerda o colostro vinha com sangue (e até hoje nenhum médico soube explicar porquê) pelo que passaste a mamar apenas na mama direita e por vezes davam-te suplemento.
- Quando chegámos a casa, eu tive a subida do leite e como não havia sangue misturado, passaste a mamar só nas maminhas.
- Nas primeiras semanas estavas a engordar acima da média, depois passaste a aumentar no limite do mínimo... ainda assim a médica não deu ordem para dar suplemento. Ela tinha a sensação (e com razão) de que tu nunca serias uma bebé de engordar muito...
- Como tinhas muita dificuldade em adormecer, começámos a associar isso ao facto de puderes ter fome, e uns dias antes de fazeres 2 meses começámos a dar-te suplemento depois das maminhas.
- Sempre preferiste as maminhas e nunca bebeste mais do que 60 ml de suplemento.
- Sempre mamaste de 3 em 3 horas e de noite o intervalo foi aumentando apartir do teu 1º mês.
- Aos 4 meses mudámos o leite do Enfalac premium 1 para o Aptamil Confort 1, porque enjoaste o primeiro. Nesta altura começou também a introdução às papas que detestaste... deixei a nutriben não láctea e passei para a milupa e cerelác lácteas e passaste a adorar.
- Aos 5 meses começaste com as sopas e adoraste. Desde essa altura até aos 12 meses sempre comeste 3/4 conchas de sopa, nunca houve nenhum sabor que não gostasses. A fruta não teve tão boa aceitação... a maçã e a pêra cozida eram rejeitadas em separado, quando comecei a fazer as 2 juntas passaste a lamber os beiços!
- Até aos 10 meses nunca aceitaste bem outra fruta para além desta, nem os boiões de supermercado... Apartir dos 10 meses devoras toda a fruta que te aparece pela frente e até os boiões, mas preferes a fruta crua ao natural.
- Aos 6 meses começaste a comer bolachas e pão e ainda hoje adoras. Aos 8 meses dei-te iogurte natural, com fruta e bolacha, e ainda hoje comes mas não é o teu lanche preferido...
- Há pouco tempo, antes dos teus 12 meses, ganhei coragem (porque só tens 2 dentinhos e fazia-me confusão como mastigarias) e comecei a dar-te sólidos... Adoras e preferes a nossa comida à tua. Não podes ver passar um prato começas logo a pedir pá-pá-pá, dá-dá-dá, mesmo que tenhas a barriga cheia!

Sono:

- Nas primeiras duas semanas dormias muito durante o dia, mas normalmente comias de 3 em 3 horas, e dormias nos intervalos das mamadas. De noite a coisa foi mais descontrolada na primeira semana, mas na segunda já foi regularizando para o intervalo de 3 horas. Durante o dia, também dormias sempre nos intervalos das mamadas.
- Adormecias sozinha se te colocasse no berço, mas por vezes demoravas muito tempo e eu passei a adormecer-te ao colo... habituaste-te a isso e depois não querias outra coisa.
- Com o passar do tempo foste aumentando o número de horas de sono nocturno, com 1 mês dormias 4/5 horas seguidas... Aos 2 meses e meio dormias cerca de 6/7 horas, esta fase coincidiu com a nossa viagem para a casa dos avós e como lá não tinhamos luz de presença (e tinhamos estores) começaste a dormir muitas mais horas.
- Aos 3 meses já dormias 12 h por noite e o teu record foram 15 h seguidas! E foi assim até aos 6 meses quando começaste a ir para a creche e passei a ter que te acordar mais cedo.. desde então dormes 10 h.
- Aos 5 meses e 17 dias começaste a adormecer na cama comigo ao teu lado, depois de estares a dormir passava-te para a tua cama, o bercinho ao lado da nossa cama.
- No dia em que fizeste 6 meses, foi o primeiro dia em que passaste a dormir no teu quarto, o bercinho já era muito pequenino para ti... E começaste também a adormecer na tua cama, comigo a dar-te apenas a mão. Adormecias em 10 min, ficavas muito sossegadinha a brincar com a minha mão até adormeceres.
- Houve épocas muito complicadas, em que estavas constipada (uma constante desde que foste para a creche) e com o nariz entupido perdias a chucha muitas vezes e começavas num gemido à procura dela, eu ia ao teu quarto muitas vezes durante a noite e quando já estava de rastos, levava-te para a cama dos papás, mas nunca chegavas a acordar.
- Sempre dormiste no intervalo das refeições um período de 1h/1h 30m, aos 8 meses começaste a deixar de dormir a sesta antes do banho.
- Desde então dormes apenas 3 sestas por dia, antes do almoço, depois do almoço e depois do lanche. Aguentas em média 2 horas acordada e depois já queres dormir outra vez.
- Desde os 11 meses e 1 semana, que deixaste de adormecer de forma rápida e calma... começaste a ficar muito agitada, sobias e descias, rebolavas-te, etc., demoravas entre 30 a 45 min a adormecer. Eu associei isto ao facto de estares a começar a deslocar-te melhor sozinha e ao facto do teu quarto ter muita claridade (dias maiores e mais luminosos).
- Actualmente estás um pouco melhor, mas a maioria das vezes muito irrequieta...
- O sono era o teu calcanhar de Aquiles, debatias-te até adormeceres o que te deixava a ti e a nós extremamente cansados... houve até uma altura em que só adormecias ao meu colo, mas normalmente também adormecias no colo do papá e da avó Fernanda.
Com o tempo tudo acalmou e vieste-te a revelar uma dorminhoca como eu!

Crescimento e desenvolvimento:

- Nunca foste um bebé rechunchudo, o teu peso costuma estar no percentil 25, só aos 3 meses esteve no 50, mas sempre foste muito alta, o teu comprimento está sempre o 75 e o 90, o que faz com que pareças ainda mais magra.
- Sempre foste muito dinâmica e mexida e desde as primeiras consultas que a médica considera o teu desenvolvimento excelente.
- O teu primeiro sorriso intencional foi para mim às 3 semanas. Apartir da 2ª semana de vida passaste a adorar tomar banho.
- Com um mês começaste a palrar e a distribuir sorrisos.
- Quando iniciaste o suplemento começaste a ter dificuldade em fazer cocó, tinhamos que recorrer à canûla do bebégel. Aos 4 meses com a introdução das papas o problema ficou resolvido.
- Aos 3 meses levantaste pela primeira vez o braço com o intuito de agarrares um objecto.
- Aos 4 meses começaste a levar à boca tudo aquilo que agarrasses, hábito que se mantém até hoje.
- Aos 5 meses começaste-te a sentar com almofadas à volta, aos 6 já dispensaste as almofadas ;) foi também nessa altura que guardamos a espreguiçadeira na arrecadação.
- O teu canal preferido era o baby tv e adoravas 90% da programação.
- Aos 6 meses começaste a comer na cadeirinha.
- Aos 8 meses disseste a tua primeira palavra “mamã”, começaste a fazer o gesto da “galinha põe o ovo”, a bater palmas, a dizer adeus e a dançar. E encontrei-te a primeira vez de pé na tua cama. A única maneira de te fazer beber água era através de um copo.
- Aos 9 meses arrastavas-te pelo chão tipo rambo, mas parecia que não ias gatinhar...
- Aos 10 meses já andavas agarrada a tudo e pelas nossas mãos, quando te decidiste começar a gatinhar, agora fazes-o a grande velocidade!
- Compreendes tudo o que te dizemos (dá, põe, penteia, tira, faz, abraça, não, deita, etc... )
- Nunca estranhas ninguém, basta alguém (até desconhecido) sorrir e tu atiras-te para o colo. Metes conversa com as pessoas na rua, adoras bebés e crianças. Quem se mete contigo na rua leve sempre, um sorriso e um adeus na despedida.
- Os teus brinquedos preferidos são bonecos-bebés, livros e tudo o que pertença aos adultos.

Curiosidades:

- O cordão umbilical caiu ao 4º dia.
- O primeiro brinquedo a que deste atenção foi a abelhinha musical da Chicco, que os papás compraram no dia em que souberam que eras tu que estavas na minha barriga.
- Nunca choraste enquanto esperavas pela papinha, nem em recém-nascida. Pode passar 1h ou 2h da tua hora de comer, que tu nunca reclamas.
- Nas primeiras noites em casa chegámos a ir dar umas voltas de carro para que adormecesses, mas desistimos no 3 º dia, pois acordavas sempre que o carro entrava na garagem.
- Em recém-nascida só tiveste um par de collants, que usaste nos 3 dias em que estivemos no hospital... eras muito calorenta.
- Começaste a usar chucha no dia em que nasceste e desde então só aceitas chuchas desse modelo, gota da chicco.
- Ainda não tinhas 24h de vida e já tinhas sujado as 4 mudas de roupa que levei para o hospital.
- Apesar de só termos detectado cólicas 2 vezes no hospital, davamos-te diariamente o colimil como prevenção... quando nos esquecíamos tu continuavas bem e por volta dos 4/5 meses deixamos de ter dar.
- A única vez que não choraste nas vacinas, foi nas dos 4 meses.
- O teu cd preferido é o Princess Lulaby da Disney.
- 100% das pessoas que se cruzam contigo comentam o tamanho das tuas pestanas.
- Nunca gostaste de andar no ovinho nem no carrinho de passeio, o que tu gostas mesmo são das vistas “aéreas”.
- No teu primeiro carnaval a avó Fernanda ofereceu-te um fato de abelhinha.
- Aos 8 meses e 16 dias deixaste de querer mamar nas maminhas da mamã.
- Aos 12 meses tens 2 dentinhos que romperam aos 7 e 8 meses.
- Tiveste 3 festas no teu 1º aniversário.
- Até hoje dei-te banho menos de 10 vezes, as outras todas foram dadas pelo papá e pela avó Fernanda.
- Já andaste 11 vezes de avião.

10 comentários:

  1. Que post tão lindo!! Adorei!! E assim se resume os 13 meses mais FELIZES da minha vida!!

    Só um acrescento... das 11 viagens que a Tiz fez, apenas uma foi feita na companhia do papá!! Tão novinha e quer-me parecer que já ando a falhar... Quinta-feira compenso as minhas duas Princesas. Amo-vos Muito!!!

    Beijões do Papá

    ResponderEliminar
  2. Aí que lindas palavras, escritas com tanto amor.
    Até me vieram as lágrimas aos olhos
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Não é fácil resumir 12 meses num post, mas ficou muito giro. A Tiz vai gostar de lê-lo um dia.

    Resto de boas férias,

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Também gostei muito desse post, tantas coisas que aconteceram em um pouquinho mais de 1 ano. Tantas alegrias, medos, descobertas, TANTO AMOR...

    E o comentário do papá "fechou" com chave de ouro. :)

    Bjinhos muito grandes

    ResponderEliminar
  5. LINDO mamã... viva o AMOR!!!
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  6. Sim, a tiz tem umas pestanas lindas. Parabens pela princesa.

    ResponderEliminar
  7. Adorei o promenor da descrição do post. Ve-se mesmo que são as palavras de uma mãe babadissima
    jinhos

    ResponderEliminar