segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Adaptação

Hoje como combinado com a educadora, lá estávamos as 2 às 10h da manhã. A Tiz mal entra na sala, fica muito admirada por ver tanta gente do tamanho dela ;)
Sentei-a num tipo de tapete de actividades e fiquei sentada perto dela, a sua reacção inicial, foi observar tudo com muita atenção, nem tocava nos brinquedos perto dela.., Passado um bocado lá levou os brinquedos para a boca e já queria agarrar os outros que passavam por ela. Eu ia tendo uns dedos de conversa com a educadora, que andava no corropio normal... passado pouco tempo começou a dar sinais de cansaço e troquei-a para outro tapete, rodeado de almofadas e mais uns quantos meninos.
Muitas crianças ranhositas, a porem na boca, o brinquedo que o outro havia acabado de tirar da sua boca, enfim sei que é o normal, mas não deixa de me fazer confusão. No meio de tudo isto não há imunidade que resista.
À porta da sala aparece o pai (que trabalha ali perto e não resistiu a ir espreitar a sua princesa) que assobia o assobio deles, e ela vira logo a cabeça que nem um cata-vento e ri.
Despedimo-nos e combinámos estar lá amanhã outra vez às 10h, para a Tiz ficar lá novamente uns 45 min, mas desta vez sem a mãe, e saímos.
Durante todo o tempo que lá estive, tentei ao máximo ficar atrás dela ou num ângulo que não me visse, e ela esteve bem mas cheira-me que se devia à novidade e a toda a agitação à sua volta... eu desde que entrei e a sentei no tapete que praticamente não conseguia respirar, o coração apertado e as lágrimas a quererem sair...
Eu sei que uma de nós vai passar um mau bocado com isto da separação, vamos lá ver como reage a outra.

15 comentários:

  1. Vais ver k ela se vai adaptar bem melhor k tu sekalhar! lol
    A minha Yara por acaso adapta.se bem as pessoas kando foi pos meus avos nao estranhou praticamente e nao lidava com eles axim muito e tu inda a tens a noite agora eu tou a semana td sem ela...:(
    Bjs****Sara&Yara

    E força!

    ResponderEliminar
  2. Passei por cá para deixar uma mensagem muito especial à Mãe da Tiz; mensagem de admiração, orgulho e porfundo respeito por alguém com uma força que não tem fim... admiro-te como excelente Mãe que és!! Força!!

    Zito

    ResponderEliminar
  3. Espero q corra tudo bem. A mim custou-me horrores e ela fica com a avó...imagino a ti.
    Mas como a sara disse, acho q nos custa mais a nós do q a elas.
    Bjs e força.

    ResponderEliminar
  4. Olá, a Tiz vai adaptar-se muito bem, pelo menos mostrou curiosidade em relação aos brinquedos e logo logo fará amiguinhas/os!Poderá sentir a falta da mãe nos primeiros dias mas depois habitua-se; a nós, mães, é que eu acho que custa mais porque trazemos a sensibilidade à flor da pele nestas alturas. Depois conta-nos como foi o dia de amanhã, sem ti na sala dos pequenitos...
    Beijinhos, Sofia, Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  5. Vai custar mais a ti do que a ela, vais ver!! Eles acostumam-se a coisas novas, a novas rotinas, muito depressa! Qualquer dia, mal vir a creche, começa logo a dar às pernocas e aos braços, toda contente!!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. E é como te têm dito.. custa sempre mais a nós, do que a eles...
    É uma separação inevitável... mas que eu imagino custar horrores!!
    Enfim... nada que não vá passando, com o tempo!
    Desejo que ela se adapte bem à escolinha...e que o teu regresso ao trabalho corra bem:)

    Beijinhos Nossos

    ResponderEliminar
  7. Só para mandar um beijinho!
    gostei da vossa visita :)
    teresa

    ResponderEliminar
  8. Antes de tudo agradeço o teu comentário no meu blog!
    Realmente e mesmo sem passar ainda por essa experiência calculo que não deve ser nada fácil... e penso que custa mais a nós que aos filhotes mas a vida é assim mesmo e quanto mais tarde pior!
    A tua Tiz é simplesmente LINDA parabéns!
    Tudo de bom para vocês.
    Beijos
    Tété

    ResponderEliminar
  9. Ao passar os olhos por posts antigos verifiquei que nascemos as duas a 2 de Julho com excepção do ano, já que eu sou mais velhita 5 anos ;-)

    ResponderEliminar
  10. Poi...pois....estou mesmo a ver o filme..daqui a uns meses sou eu...Mas ela vai gostar e vai-se habituar num instntinho vais ver. beijocas

    ResponderEliminar
  11. Ai minha querida, também eu já ando assim como tu, com esse nó na garganta, com esse aperto só de pensar que em Fevereiro o Miguel também vai para outros braços, também ao fim de 6 meses e meio só comigo :(. Ele vai para uma ama, uma sra. que tomou conta de mim quando eu era assim do tamanhinho dele, mas é uma ama que funciona tipo creche. Tem outros meninos, sala de brincadeira, sala de refeições, quartinho de dormir, enfim, tudo o que eles precisam. Tenho muita confiança na senhora mas só de pensar nesta separação... e pronto,já estou a chorar.
    Sei bem o que estás a sentir, é tão difícil...
    Um beijinho de força e daqui por uns tempos já estamos mais conformadas, que remédio!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  12. Olá. Há muito tempo que sigo c atenção o vosso blog porque a minha Maria é muito parecida com a Tiz em quase tudo ( Maria fez 5 meses no dia 17). Dia 4 tb começamos com a saga da ama e eu já não penso noutra coisa há semanas. A Maria estranha imenso as pessoas e eu acho que vai chorar imenso nos 1os dias mas tb sei que é muito bom para as duas esta nova etapa.
    Qd puderes vem contar como têm sido os restantes dias. Gosto mto de saber as novidades e na verdade pode ser que diminua o aperto que tenho no coração.
    Um beijinho,
    Vera

    ResponderEliminar
  13. Ohhh como te entendo...Hás de ver os meus posts mais antigos sobre a creche...Eu queria levar tudo, brinquedos exclusivos, tapetes exclusivos...enfim....Mas o normal é mesmo essa partilha e o 1º ano é o das doenças mas depois ficam imunes a tudo, descansa o teu coração, vai tudo correr bem, o Dodinha sempre ranhoso adora a creche, eheheeh!

    ResponderEliminar
  14. pois é, confesso que essa partilha de «babas» também me causa impressão... Como a Ana vai ficar em casa comigo não vai passar por isso, o que talvez tb não seja mto bom, já que não vai criar inumidades que os outros meninos criam... enfim, prós e contras no crescimento dos nossos rebentos! beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Como te compreendo. No primeiro dia que deixei a Ema na creche só não saí de lá lavada em lágrimas porque ela tb ficou tão admirada ao ver tasnto bebé que nem notou nós saírmos. Mas na creche da Ema n ficámos lá, viemos embora e ele ficou logo a manhã inteira.

    ResponderEliminar