terça-feira, 4 de setembro de 2007

Um dia depois do outro...

Hoje já me sinto melhor, estou mais calma e até um pouco mais confiante... Há dias em que vou abaixo com mais facilidade e então quando se acumulam várias coisas que não controlo, entro em parafuso. Fomos ao médico hoje de manhã que nos disse que estávamos a agir bem pelo que devemos continuar assim. Dar-lhe as 2 mamas e depois dar-lhe o suplemento (60ml) e deixá-la beber o que quiser. Se ela beber todo aumentar para 90ml. Em relação ao cocó, aconselhou-nos a usar o bebégel, só ainda não tinha utilizado porque ela não se estava a manifestar incomodada e queriamos saber a opinião da médica. Ao chegar a casa coloquei o bebégel e ela encheu 3 fraldas!!! Coitadinha devia estar tão aflita. O leite que ela bebe é o Enfalac 1 Premium, foi o que bebeu no hospital e não se deu mal (pensamos nós, ela não bebeu durante muito tempo), pelo que continuamos, agora é que vamos ver como é que ela se dá. Alguém usou este leite? Faz cólicas? A Tiz aumentou 380 gr nesta semana, mas acho que metade do peso era do cocó que ainda não tinha saído :)
Mamãs que usam biberão, podem deixar umas dicas de como fazem nas saídas de casa?E à noite já levam feito para o quarto e depois aquecem?
Obrigada a todas as que deixaram uma ideia, sugestão, palavras de apoio, são uns amores e tenho aprendido muito aqui pela blogosfera, há sempre qualquer coisa para aprender!
Marta&bicharoca(Beatriz) não consigo ir ao teu blog, o perfil não está activo.

21 comentários:

  1. Olá Mãe da Tiz
    Em relação à marca do leite não faço ideia, o F. nunca bebeu desse...quanto aos cocós usámos muita vez o bebegel e chegou a beber um leite anti-obstipação, mais ou menos aos 4 meses deixou de ter cólicas mas não me lembro se coincidiu com a toma deste último!!!
    Quanto às saídas como nunca amamentei a minha rotina desde que ele nasceu era: ferver água, guardar metade num termo e deixar arrefecer a outra metade, guardar noutro recipiente, antes de saír e dependendo das horas que ía andar na rua, punha água fervida mas fria nos biberons até 2/3 e levava o termo da água quente.Num doseador de leite punha as medidas certas para o nº de bib. que levava. E era assim que saía de casa, sem stresses, levava sempre 1 bib. a mais a contar com imprevistos!!!!
    À noite nunca fiz o leite com antecedência, já que como usava a mesma técnica dos termos não perdia tempo com aquecimento de água...assim que ele acordava ía à cozinha, misturava as águas, o pó do leite e pelo caminho abanava tudo!!!!ehehehhe realmente escrito assim parece fácil mas olhando para trás passei alguns tempos bem negros por isso compreendo-te!! Mas tenta não dramatizares e rir-te de certas situações, se bem que de noite e a caírmos de sono seja muito difícil...
    Ahhhh é verdade há bébés que nunca arrotam e não se sentem incomodados por isso, será o caso???
    Se precisares de mais alguma coisa avisa!!!
    Beijinhos e desculpa o testamento

    ResponderEliminar
  2. Olá:)
    Então cá vai a minha experiencia:)
    - Quanto ao leite a Bia bebe o Enfalac Ha Digest, facilita a digestão. A Bia só teve cólicas 3 vezes em 4 meses:) O pediatra aconselhou sempre este leite.

    - Quanto às saidas, faço asim: levo sempre um termo (pequenino) com água quente, um biberon com água normal (coloco 130ml) e um biberon vazio(para alguma emergência)
    Na hora do leitinho, deito para o biberon que tem água, 50 ml de água quente. Neste caso como o biberon já tinha 130, estes 50 vão perfazer os 180ml que ela bebe. Isto porque desta forma a água fica morna.
    No teu caso, como ela ainda bebe 60 ml, só precisas de juntar um pouquinho da água que está no termo.
    Não sei se fui muito complicada a explicar ....:(

    No entanto, agora quando saio, não levo o termo. A Bia já bebe o leite à temperatura ambiente! Gradualmente, fui habituando-a.
    E ainda bem... sempre é menos coisas qua andam atrás de mim.:)))

    Tanbém podes aquecer água num auecedor de biberons no carro. Mas eu nunca fiz isso.

    Acho que o início custa mais, depois vais habituando-te às tralhas necessárias a levar, para saires.

    Se precisares de mais alguma coisa diz.

    Beijinhos Nossos

    ResponderEliminar
  3. Ah é verdade... o leite nunca se faz com atencedência!!!
    Pelo menos o Enfalac, tem de ser feito na hora da toma, depois de feito (misturado o leite e a água)não deve ser aquecido e deve ser tomado no espaço de 1 hora.

    Beijocas:)

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que hoje estas mais tranquila.
    Beijo grande e se precisares, já sabes.

    ResponderEliminar
  5. Também já tinhamos saudades :)
    Pois é acabei agora de ler os teus posts desde o parto e ainda tenho os olhos em lágrimas (apesar de inesquecível não foi nada fácil, pois não?)... em relação à amamentação a biberão não te posso ser útil... até agora tenho tido leite e o Martim é só alimentado com a maminha (no ínicio tb não foi fácil mas as coisas composeram-se)... acho que já tens aqui umas boas dicas da Teresa e da Sofia...
    O Martim também é um bolsador mas nem eu nem o Papi temos stressado muito com isso (nem sempre arrota), apesar de muito pequeninos eles sabem defender-se, o Martim costuma virar a cabecinha para o lado qdo bolsa deitado, deve ser instintivo...
    Tens de ter força, não entres em paranóias, é claro que tens instinto maternal e tenho a certeza que és uma mamã excelente...

    Beijinhos

    Parabéns pela menina linda!!!

    Mónica&Martim

    ResponderEliminar
  6. ainda bem que te sentes melhor ... a vida é mesmo assim ... uns dias melhores do que outros ... não te deixes ir abaixo e confia em ti própria ...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. A Madalena Sempre bebeu suplemento, porque não tive leite suficiente, estive 4 dias na maternidade depois do parto e não houve enfermeira que a consegui-se por a mamar. Tirei com bomba 1 mes depois dava-lhe Miltina, mas passado 1 mês deixei de ter leite.
    A madalena sempre bebeu à temperatura ambiente, mesmo na maternidade, nunca aqueci o leite, e também nunca fervi a água. Preparo os biberons com água de Garrafa, vou alternando as marcas. Quando saio levo num termo a agua, e levo as caixinhas de doses individuais de leite. E só levo um biberão, ou seja se ela beber duas ou três mamadas fora de casa é sempre no mesmo, só o passo por agua limpa no fim da mamada.
    De noite preparo dois biberões e levo para a mesa de cabeceira, quando ela chora, ponho-lo na boca, com uma fralda de pano dobrada por baixo a segurar e ela mama sozinha. Seja de dia ou de noite raramente arrota ou bolsa.

    Sem Stress, ok, não vale a pena.
    Bjs

    Sofia

    ResponderEliminar
  8. Olá mãe da Tiz. A Ema bebe tb o Enfalac, mas o HA Digest, porque ela tinha muitas colicas. Estou um pouco à pressa e n pude ler posts anteriores, mas tb usei o bebegel, a Ema chegava a estar 2 dias sem fazer cocó. Com este leite melhorou muito. Para sair de casa ou para levar para o quarto à noite, como a minha casa não é terrea e n me apetecia descer 2 andades durante a noite, levava e levo ainda a água e levo a lata de leite para cima, assim q ela acorda aqueço o biberão com a água no aquecedor (mto boa compra) e faço o leitinho na hora. Sair de casa já levo a água quente num termo e levo o leite em pó numa caixinha com a colher medidora. Bjns

    ResponderEliminar
  9. Ora bem depois de tanta ajudinha vou deixar aqui a minha. A minha sempre bebeu o S26 Gold.Nunca fez qualquer reacção e só teve cólicas nos primeiros 2meses (no 1ºmês era mama mas dps fiquei sem leite). Sempre usei os biberons da chicco Primo Giorni, que supostamente ajudam na prevenção das cólics.Se foi isso que ajudou não sei, mas a verdade é que ela teve muito poucas vezes.
    Como algumas mamãs aqui disseram, também fervia a água e guardava num termo, à noite era so misturar o leite e pronto.
    Nas saidas levava agua fervida num termo tb e a quantidade de leite a colocar.
    Ela no inicio tb tinha dificuldade me fazer cocó e também tive de usar bebegel, depois foi melhorando e hoje em dia tem é muita facilidade.hehe.Espero que ajude.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Olá

    Qt a usar o bebegel, a médica sempre disse que era de evitar, e só usar em último caso. O Martim não fez cocó sozinho até aos 3 meses, e o que fazíamos era estimular com a cânula do bebegel, com um bocadinho de vaselina. A canula estava cortada na ponta (para que os gases pudessem sair). Fizemos isto todos os dias, durante 3 meses até que ele começou a fazer sozinho. Se usas muitas vezes o bebegel os intestinos dela podem começar a ficar preguiçosos e habituam-se a não ter que fazer esforço, para além de que dá cólicas o que não é muito agradável para eles. Sé deve ser usado em último recurso. Esperimenta estimular em circulos e vais ver que ela começa a fazer sozinha sem teres que por o bebegel.

    Quanto ao biberão, o M desde o primeiro dia que mamava e a seguir bebia a dose equivalente à idade dele de leite em pó. Ficava muito mais satisfeito. E eu não vejo nenhum problema em dar-lhe leite artificial. Qd saía de casa levava sempre o leite em pó em doses e a água quente no biberão. Qd chegava a hora era só misturar.

    Se precisares de mais alguma ajuda em que eu te possa ser útil liga! Vou mndar o meu telemóvel para o teu mail. A sério! não hesites! Tudo o que eu possa ajudar, está à vontade. Aprendemos muito qd já passámos por isso, e porque não dar uma dicas que podem facilitar tanto o nosso dia a dia e a nossa vida com os nossos bebés.

    beijinhos
    joana

    ResponderEliminar
  11. Olá mamã! Antes de mais Parabéns, porque tens uma princesa linda!
    Não leves a mal eu chegar ao teu blogue pela primeira vez e começar logo a opinar, mas só eu sei o que foram os meus primeiros tempos com a Guigas e o jeitão que me deu ouvir diferentes opiniões!
    Então cá vai...
    A Guigas começou a perder peso mt cedo e como não sabia mamar, foi-lhe administrado suplemento aos 15 dias de vida. Começámos pelo Nan 1 HA (hipoalergénico). Nunca teve mts cólicas, tinha era mt dificuldade em fazer cocó. Não lhe fazia mts clisters pq o médico dizia que seria esse o ritmo dela, mas às vezes tinha de ser...
    Adoptei, para a noite, uma estratégia, para preparar o biberão mais rapidamente, uma vez que com o aquecedor levava por volta dos 5 minutos até a água estar boa. Ofereceram-me um termo eléctrico onde tinha sp água fervida. Depois de mts tentativas p ver qt tempo era necessário p q água aquecesse o suficiente. Passei a ligá-lo apenas 30 seg e depois era só deitar no bibas, juntar o leite e pronto. Deu p entender a explicação confusa?
    Espero ter ajudado... Bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá mamã da Tiz, tudo bom? Quero deixar-te um convite pessoal, o moranguito vai fechar as portas a olhares indiscretos, por isso, se quiseres continuar a passar por lá, faremos todo o gosto em te ter como leitora. Manda um mail da conta com que acedes ao teu blog para nossomoranguito@gmail.com e eu mando-te o convite! Ok?
    Beijinhos e espero que esteja tudo a correr bem com a tua princesa!

    ResponderEliminar
  13. Olá Querida,

    Desculpa a minha ausência, mas sabes tão bem como é ter um recem nascido em casa, que nem preciso de te explicar o motivos!

    A tua Tiz é LINDA LINDA...a sério, é um encanto de menina!

    Quanto ao resto vai com calma, dúvidas todas temos, mas tudo acaba por se resolver!

    Dusculpa não te poder ajudar, mas o Rodrigo só está a ser amamentado, de qualquer forma as meninas já te deixaram várias dicas!

    Fala com o pediatra as vezes que forem necessárias, não tenhas receio de lhe colocar todas as dúvidas, e quanto ao resto, com o tempo tudo se irá encaixar!

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  14. ola amiga,

    Meu Deus como eu entendo as tuas duvidas... tanto na amamentação como com o coco, com tudo... eu também sinto-me assim com tantas duvidas!!!! Amanha vou a enfermeira pesar o meu menino e vou-lhe perguntar se da para eu usar o bébégel...A tua menina ta linda!!!

    vai dando noticias.

    bjs

    Sandra e anjinho gabriel

    ResponderEliminar
  15. Linda, tu estás a ser uma excelente mamã :) eu sou testemunha disso e estou super orgulhosa! Para seres mais feliz nesta altura tenta acreditar mais em ti própria, penso que esse é um excelente segredo... ninguém melhor que tu percebe a tua "Bitatiz" :) nem médicos nem ninguém... Desculpa dizer para fazeres ou seres assim ou assado, imagino que nesta altura te pareça que todos falam mas ninguém te percebe e que é muito fácil falar... mas acredita minha linda, adorava conseguir te ajudar de alguma maneira, ao ponto de estalar os dedos e conseguir resolver todos esses problemas chatinhos...
    Fico angustiada por saber que estás angustiada...

    Quando fores para a caminha hoje pensa: "SOU A MELHOR!!!"

    Beijinho grande, gosto muito de ti!

    ResponderEliminar
  16. Tem calme que é mesmo assim ao princípio, tens é de relaxar e deixar rolar, ao que vejo cada mãe tem a sua maneira de lidar com as situações.

    Eu com os gémeos nunca stressei muito (nem podia). Não andava sempre a pesá-los, a medi-los ou outras coisas que tal, tentava perceber por que choravam, mediante o horário do choro, ou seja se tinham comido há 1 hora atrás não era fome , etc, etc. E tento fazer o melhor que posso e sei... Acho que isso basta aos nossos filhos!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Olá mamã da Tiz!
    Já te deixaram aqui algumas dicas sobre como levar o leitinho e os biberons para a rua, mas vou tb deixar-te a minha sugestão, que é aquilo que faço.
    Tal como outras mamãs já te disseram, eu tb levo um termo pequeno com água quente e uma garrafinha com água fervida mas arrefecida, ou seja à temperatura ambiente. Depois, na hora de fazer o biberon misturo um pouco de água quente com o restante da água da garrafinha, vou vendo a temperatura para ir doseando se ponho mais água quente ou mais da outra. Assim o leitinho fica sempre morninho. Geralmente levo tb um biberon a mais do que aqueles que o Miguel vai precisar como precaução. O leitinho vai num doseador próprio, no meu caso é da Avent, encontras em muitas lojas de coisas de bebé.
    À noite o que faço é levar os biberons que vou utilizar + a latinha do leite + o termo + a tal garrafinha para a mesinha de cabeceira, como se estivesse na rua :). Assim é só sentar na cama depois de dar a maminha e preparar rapidamente o biberon, sem ter de sair do quarto.
    Em relação ao leitinho que o Miguel bebe, mudei agora para o Nutribén Anti-cólicas, isto porque ele tomou 3 latas de um outro que era o S-26 HA, mas começou a vomitar e a ficar cheio de cólicas. Agora o que faço é de manhã e à noite no intervalo entre a maminha e o suplemento, dou-lhe o Colimil, que é um frasquinho pequenino com mistura de camomila, cidreira e funcho, tudo plantas naturais que não fazem mal aos bebés. Ele anda muito mais calmo, já faz mais cocó novamente, parece-me que está a resultar, vamos ver. Na noite passada dormiu desde a meia-noite até às 9 da manhã seguidinho e ele só faz 2 meses dia 17.
    Em relação às doses do leite, eu tb fiz como tu, fui aumentado conforme fui vendo que ele ficava pouco satisfeito. Comecei com 60, rapidamente passei para 90 e agora já lhe dou 120ml. Ele nem sempre bebe todo, mas a grande parte das vezes bebe sem pestanejar :).
    Por vezes o Miguel tb não arrota... é raro acontecer mas às vezes acontece. No início quando isso acontecia chegava a ficar com ele ao colo mais de 1 hora com medo que acontecesse alguma coisa, mas agora já percebi que se ele não arrotar nos 1.ºs 10 minutos já não o vai fazer e por isso deito-o de lado e ele fica a dormir bem.
    Enfim, vamos aprendendo a lidar om eles aos poucos e de dia para dia saberemos cuidar deles sempre melhor e melhor.

    Beijinhos grandes para a Tiz e para a mamã.

    ResponderEliminar
  18. Olá, muitos parabéns pela Maria Beatriz, é bonita e tem um ar tranquilo, deves estar a fazer um bom trabalho.
    As hormonas no pós-parto são "tramadas" porque nos deixam psicologicamente frágeis e qualquer contrariedade nos põe à beira de um ataque de nervos. Quando nasce o primeiro filho tudo é razão de preocupação porque há imensa coisa que temos que dominar e sentimo-nos inseguras. Por vezes, o que parece ser um problema preocupante, não é, e resolve-se com mais facilidade do que imaginamos, só nos falta a ajuda certa, que nem sempre está à mão.
    O que me parece que a Beatriz teve foi um surto de crescimento (costuma acontecer + ou - com 1,5 meses, aos 3 meses penso que há outro, não me lembro bem). Nesta fase os bébés mamam muito mais vezes e maior quantidade. O peito demora algum tempo ( 1 ou 2 dias) a adaptar-se, mas adapta-se, tem que haver calma e confiança. Para estimular a produção de leite deve-se descansar bem (dormir) e dar de mamar durante a noite (para produzir mais hormona prolactina). Para ela ficar a dormir, começa por mudar a fralda e dar de mamar depois. Se a deixares dormir na tua cama algumas vezes, ela também vai ter um sono mais calmo e profundo porque te sente perto.
    Não se deve impôr horários na amamentação exclusiva, isto é, oferecer a mama muitas vezes, nós também petiscamos entre as refeições porque é que o bébé não há-de petiscar?
    Dar muito colo (para além de ser um carinho que eles adoram e não vicia) tem a vantagem de o bébé se "insinuar" mais facilmente para mamar.
    Quanto à interpretação do choro, tens toda a razão, no início, eu também não fazia a menor idéia da causa só pelo som. Com o tempo, vais adivinhar, garanto-te, o que são todos os choros e mais alguns, aliás, vais conhece-la tão bem, que só de olhar vais perceber se está bem ou se se passa algo de diferente. De qualquer modo, fica aqui a cábula, o choro de dor tem iiis e o de fome tem eeees.
    Para todas as dúvidas e mais algumas podes contar com os excelentes profissionais da SOS Amamentação, 24 horas por dia, para mim foi uma excelente ajuda.
    www.sosamamentacao.org.pt
    Por estares apreensiva com o crescimento da Beatriz fui ver nos percentis da WHO e ela até está a subir de percentil, no comprimento está no 75!!! Não estarás a preocupar-te de mais? O prof. Cordeiro, numa das últimas Pais&Filhos, na sua coluna recomenda que não se estejam a pesar sempre os bébés. Cria ansiedade e stress. Concordo, mas sei que no 1º filho é difícil não pesar. Pela roupa vê-se bem que crescem. O meu filho mais novo tem 6 meses e não faço idéia quanto mede e quanto pesa, mas sei que cresce bem.

    Um grande beijo

    ResponderEliminar
  19. Acho que j� disseram tudo.
    Eu dei mama mais suplemento at� o M�s come�ar com os solidos. Nunca usamos bebegel mas estimulavamos
    com o bebegel cortado e vasio para que soltasse gases e fizesse. Teve colicas durante poucos dias, usamos aptamil confort embora o pediatra n�o goste muito desta masca, na altura em que teve colicas usavamos o Colimil.
    Beijinhos e gostei de a ler mais tranquila.

    ResponderEliminar
  20. Para já a minha pançudita mama muito bem, não tem cólicas e faz bastante cocó...mas nunca se sabe o dia de amanhã.
    Temos de ter paciência e fazer o que é melhor para eles. Não desanimes...vais ver que vai correr tudo bem!
    Beijocas grandes na Tiz e na mamã!

    ResponderEliminar
  21. Ola eu vim visitar o teu blog hoje a procura das tuas experiencias de recem-nascida da Tiz. Também dou biberao tenho cafeteira electrica, a noite aqueço a agua rapidamente (ja depois de fervida claro) misturo o pó e faço o leitinho para o meu Guilherme. Ele mama de 3 em 3 horas 90 ml e fica satifeito, tem 3 semanas... vou continuar a visitar o teu blog. Passa no meu cantinho

    http://mylittlebaby.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar