segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Amamentação=Frustração

Ando-me a sentir completamente frustada! Na última consulta da Tiz, 3ªfeira, notámos que a médica hesitou em dar-lhe suplemento. O peso está entre o percentil 25 e 50 e a médica disse que na próxima consulta a dos 2 meses voltaríamos a pesar e logo se via o que fazer. No entanto desde 6ªfeira optámos por dar-lhe suplemento a seguir a cada mamada, quando tinhamos a sensação que ela não estava satisfeita. Desde aí tem sido um stress... eu que já me sentia minimamente segura e já tinha algumas rotinas, até conseguia sair sozinha com ela, vejo tudo voltar à estaca zero. Tenho medo quando come e adormece sem arrotar, já dormia das 23h às 6h há quase 2 semanas e hoje voltou a acordar às 2h (de 3 em 3h portanto, não era suposto ficar mais cheia com o biberão?), ja não faz cocó desde sábado... e a juntar a isto tudo tou em stress porque não consigo identificar os choros dela, toda a gente diz que os bebés têm diferentes tipos de choro, pois para mim os dela são sempre iguais, nunca sei se é fome, cólicas, sono, fralda suja, etc.
Não era suposto, quanto mais eles mamassem mais leite nós teriamos? Então porque é que de um momento para o outro o meu leite já não é suficiente?
Sinceramente, depois das dificuldades iniciais que tive com a amamentação, se calhar o melhor era nem sequer ter chegado a ter leite, assim ela (e eu) já nos tinhamos habituado ao biberão desde o início e nesta altura não teriam que haver alterações... tanta treta em relação ao leite da mãe ser melhor, dá imunidade a doenças etc, no entanto foi através de mim que ela se constipou, se bebesse biberão se calhar não se tinha constipado.
Tou tão farta de me sentir às aranhas em relação a tudo, eu sempre fui muito organizada e meticulosa com tudo, e sei que com bebés não posso esperar que as coisas funcionem da mesma maneira, mas começo a sentir-me muito insegura, sinto que as coisas estão a fugir do meu controle... tou pelos cabelos que me digam para relaxar e ter calma, quando sei que tenho uma bebé que depende 100% de mim e eu não a sei ajudar. Neste momento estou a bloquear e não sinto o "dito" instinto que me devia ajudar.
Procuro casos semelhantes noutros blogs, mas parece que toda a gente conhece perfeitamente os seus bebés e sabem agir em todas as situações, o que só me preocupa mais.... eu não percebo mesmo nada disto.
A única certeza que tenho neste momento é que a amo muito, cada vez mais.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Desculpe, o post apagado era meu.
    Não tenho grande coisa para lhe dizer, só que nem todas as mães conhecem de côr os choros dos filhos. Eu demorei algum tempo até adivinhar o que ele queria, sim adivinhar, porque para mim choro é choro. Quanto ao leite de lata introduzimos ao mês e acertamos na marca. Já pensou que pode ser a marca de leite que a está a prender? ou ela não gostar da marca? a minha sobrinha provou quase todas as marcas que havia no mercado até acertar.
    Beijinhos e muita força para as duas.

    ResponderEliminar
  3. Sabes estou numa situação muito semelhante. Apesar do Pedro estar a crescer ele andava frustrado e a chorar depois da mamada e nós optámos pelo suplemento. Só que os intervalos ficaram menores??? E também tivemos de usar bebégel para fazer cocó, de noite acorda de duas em duas horas, também ando um pouco às aranhas...
    Qualquer novidade eu informo.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  4. Oh amiga tem calma, não é bom para ti nem para a Tiz estares assim. Eu sei que deves estar a pensar que para mim é fácil falar, mas sinceramente eu acho que se calhar o melhor era abdicares de amamentar ao peito e dar-lhe só o biberon. Eu sei que o nosso leite é o melhor, mas se andares stressada o teu leite provavelmente não é tão bom como deveria ser, e estas tão bloqueada que não consegues compreender a tua menina.
    Se calhar ambas benificiavam se amamentasses só com o leitinho de biberon, ela ficaria mais satisfeita e tu mais tranquila.
    Espero que não leves a mal a minha opinião, mas gosto muito de ti para te ver a sofrer assim.

    Beijo do tamanho do mundo, temos que trocar email para falarmos melhor!

    ResponderEliminar
  5. Ninguém é dono da sabedoria, neste momento tudo te parece muito complicado, mas não te preocupes pois toda a instabilidade que agora estás a sentir é porque estás a adaptar-te a uma nova situação ... aos poucos vais conhecer o teu bebé e ele a ti e as coisas vão melhorar ... não te esqueças que os dois estão a aprender, mãe e filho ...

    daqui a nada ... vais ver que dominas o assunto ... vai com calma ...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. olha olha, eu tb passei isso tudo com a amamentação e desisiti, paciencia, entretanto com o suplemento o meu minusculo sempre ficou muitissimo mais satisfeito e com isso mtas vezes adormece sem arrotar, principalmente à noite e qt mais quentinho o leite estiver, e como tal eu fico-me nas tintas para o arrotanço e ponho-o a dormir sossegado, o pior que pode acontecer é ele arrotar qd acordar e bolsar um pouco.
    qt aos choros bom, demora um pouco para mãe e filho se conhecerem. tb é natural que a adaptação ao novo leite cause algumas colicazinhas e prisão de ventre (podes ajudá-la por exemplo com o bebegel, ou xarope de maça reineta, ou mudar para um leite mais laxante, de qualquer modo não te alarmes muito, essa primeira transição ehabituação pode durar cerca de 5 dias) o que pode tb causar alguns choros diferentes do anteriores.
    a verdade é que qd a mãe está nervosa o bebe tb fica, por isso as pessoas dizem para teres calma, o que pode ser extremamente irritante :)

    ResponderEliminar
  7. Olá outra vez...
    Bem, deve ser das "Beatrizes"...
    Queres um conselho??
    Não deixes de dar do teu leite, por pouco que seja é muito bokm para ela!
    Eu passei pelo mesmo, com a agravante que a minha semmmpre comeu suplemento desde a maternidade por ter estado internada, mas o pediatra aconselhou-me uma rotina que incluía suplemento e mama.
    Se quiseres experimentar, ele disse para dar sempre o mesmo tempo de ambas as mamocas, 5 minutos de cada só para receber nutrientes e depois começar com 30 ml de suplemento e a cada 3 dias em que ela bebesse o suplemento todo, passra para a medida seguinte ( não era de 3 em 3 dias, era apenas quando ela estivesse 3 dias seguidos em que em todas as mamadas bebesse a medida inteira!).
    Connosco resultou imenso e começámos a perceber quando era fome e quando era tensão.
    Tb há alturas em que os bebés êm picos de desenvolvimento e acordam mais vezes de noite, andam mais agitados...tens que levar com muita calma..por ela mas sobretudo por ti!
    A Bicas raramente arrotava logo a seguir de comer e chegou a uma altura em que eu deitava-a mesmo sem arrotar com o risco de ela poder ficar com gases, mas nunca acontecia pq e dava Infacol em 3 mamadas o que minimizava a acumulação de gases ( deitava td ..por baixo..lol)

    Agora o melhor conselho de todos...
    Não te guies por aquilo que nós, mamãs dizemos e escrevemos nos nossos blogs, cada caso é um caso e tu daqui a uns tempos vais olhar para trás e vais achar q foste uma "tonta" por teres tido tantas incertezas e inseguranças pq afinal era tão fácil, mas é mesmo assim, faz parte de ser mãe!

    Que leite lhe dás? A Bicas tomava o Nutribén Natal e nunca ficava presa dos intestinos. Fala com o pediatra e pergunta qual ele aconselha.

    Se precisares...apita
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  8. Bem tive aqui e nao li este post. O que li fez-me lembrar o meu primeiro mês de mamã.Entrava em stress com tudo, tb pensava como é que conseguiam identificar os vários tipos de choro do bebé, etc.Mas olha, cada pessoa reage de forma diferente.
    Uns dias antes dela fazer 1mês, levou uma noite inteira a acordar de hora a hora..E eu sem saber o que se pasava.Passei-me e pensei:será que o meu leite não está a satisfazê-la?Resolvi comprar leite na farmacia e fiz-lhe um biberon com 60ml.Resultado:bebeu tudo e acalmou logo.Era mesmo fome, mas até eu perceber isso fiz tudo e mais alguma coisa. Passados uns dias fiquei mesmo sem leite e ai ela começou a ser alimentada so com o leite da lata. Desde ai dormiu sempre a noite toda, mas tem alturas em que acorda a meio da noite.Por varios motivos, e a minha é mais velha que a tua, ja tem a história dos dentes. E ainda hoje tenho stresses com as mais pequenas coisas...Vida de mãe...
    Tudo isto para te dizer que não comecei a identificar o choro dela logo quando nasceu.Levei algum tempo até começar a perceber. E é normal!Ainda mais em mamãs de 1ªviagem. Por isso...calminha (o que é dificil eu sei) mas aos poucos conhecemo-los bem. Se quiseres falar e tiveres o msn avisa.Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo blog.
    Convido a ler o artigo:

    http://dr-hugo-jorge.blogspot.com/2007/11/amamentao-leite-materno-aumenta-qi-em.html

    Hugo Jorge
    http://dr-hugo-jorge.blogspot.com

    ResponderEliminar