terça-feira, 17 de setembro de 2013

Rescaldo

Ontem foi a apresentação da professora à turma e vice-versa. Deixámos a Matilde na escola dela e lá fomos os 3, levámos o material, preenchemos burocracias da praxe, a professora foi dando algumas informações úteis e as crianças iam matando saudades de 2 meses separados.
A professora deu uma volta à escola com os alunos e no fim um lanchinho-convívio para todos, entre outras coisas, com um bolinho de laranja maravilhoso, acabadinho de fazer!
Ela já queria ficar mais tempo, estava a gostar.
Hoje começou a sério, levei-a de manhã, mais algumas fotos à entrada e disse-me que queria ir sozinha. O quê?! Nem pensar!
Deixei-a na sala e ao vê-la ali sentada, tão concentrada, quanto feliz, tremeu-me a voz e a visão começou a ficar turva, graças a umas lágrimas gordas.
"Não vais começar a chorar, pois não chorona?!" disse ela e assim fui obrigada a aguentar-me.
Queria ficar até ao fim do dia, mas lá a convenci a vir depois do lanche da tarde. À hora de almoço cheguei a passar junto à escola com esperança de a ver no recreio e convencê-la a vir comigo... mas a turma dela não estava lá.
Chegou à tarde, sorridente, saltitona, feliz! Diz que fez muitas fichas e por isso lhe doía a mão, não estava habituada a pintar tanto! Teve bolinha verde ( que é melhor do que a azul mãe!) mas dela não esperava outra coisa :)
Que assim continue feliz e com a sua felicidade a encher-nos o coração todos os dias!
 
A Matilde tem ficado bem na escola, come, brinca, mas não dorme. Mal ouve um palrar, choro alheio, etc, põe-se logo de pé.
Eu saio disparada do trabalho e ao invés de ir tratar de coisas que preciso, vou buscá-la e corremos para casa, onde a adormeço-a na cama, juntinho a mim.
Em 5 minutos adormece, não sem antes me beijar, abraçar e chamar-me 20 vezes mamã com uma voz doce como o mel.
Afinal juntamente com o ano lectivo e o ranho, vieram também 4 molares (ou pré-molares, não faço ideia), o nariz obstruído dificulta a sucção na adorada chucha, o que torna o adormecer um pouco mais difícil.
 
Eu comecei hoje, também no 1º ano, ou melhor, com um 1º ano. A Tiz está delirante porque acha que assim a posso ajudar melhor :)
Inconscientemente tenho estado em negação e hoje caiu-me a ficha quando entrei na sala e conheci os meninos, com quem provavelmente, irei passar a maioria dos meus dias nos próximos 4 anos.
Ainda não tinha conseguido cortar o "cordão" com os meus antigos alunos, eram um daqueles grupos que não aparece muitas vezes na vida e hoje tive mais uma confirmação dessa teoria.
Um 1º ano dá muito trabalho, são muito pouco independentes, academicamente falando, demoram imenso tempo até conseguirem cumprir as regras da sala... enfim, neste momento não me estou a sentir com pedalada para tamanha exigência.
Espero que a energia vá começando a aparecer antes que eles me engulam viva!

1 comentário: