quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mães de Portugal...

... como é que vocês conseguem deixar os vosso filhotes irem para a praia com a escola?
Por aqui isso não se usa (felizmente), pois embora seja uma ilha há pouco espaço útil de praia...
Vejo por estes blogs fora, mães com o coração apertado ao deixar os filhos irem para a praia com a escola.
Como conseguem lidar com a ansiedade?
O passeio do final de ano da escola da Tiz é para a semana e o P. vai tirar um dia de férias para acompanha-la no autocarro. É que de outra forma, eu não a deixaria ir. Sim, sei que sou egoísta e má, mas também sei o que é estar encarregue de 20 e muitas crianças, (não desta idade, mas vai dar ao mesmo) e não é nada fácil. Se não é fácil entre 4 paredes, o que fará à solta num descampado.
Tenho medo, muito medo, a minha cabeça só vê os piores cenários e, ou o pai ia, ou ela não ia, para seu e meu grande desgosto.
O meu coração não aguentava MESMO!
Este ano ainda dá para fazer isto, pois o infantário permite. Mas para o ano, na escola dos "crescidos" sei que já não vai dar e nem quero pensar nisso agora...

13 comentários:

  1. O infantário permite isso, estou admiradissima. Eu não sou dessas mães que fica de coração apertadinho, fico até mto feliz que vão. Confio tanto nesta escola como na outra onde andaram, sempre confiei as minhas filhas, elas sempre foram a passeios e á praia, sem stress.

    Maggie

    ResponderEliminar
  2. Pões o coração ao alto e não pensas em desgraças. =)

    Aquilo que tiver de ser, é e não será por estarmos ali em cima deles que as coisas deixam de acontecer (e olha que lá em casa já aconteceram debaixo dos meus olhos!). Portanto, é deixá-los conquistar as suas liberdades, o seu espaço, os seus momentos de aventura....Porque eles também precisam destas coisas para crescer!

    Claro que tenho os meus momentos de ansiedade, mas é uma coisa muito controlada e acima de tudo muito racionalizada. E o T. já fez passeios de barcos, longas viagens de carro.....
    Racionalizar, acima de tudo!

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. a Mariana foi ao seu primeiro passeio no dia da criança....Custou-me, fiquei com o coração nas mãos, o passeio era so de manhã e claro que a hora de almoço liguei logo para ver se eles tinahm chegado bem....
    Sim custa, mas eles tem q crescer, tem q se tornar independentes..e não so deixar ir é egoismo nosso....
    e graças a deus não se ouve muitas historias de coisas más...o que se ouve mais até é acidentes de aiutocarro, mas isso também no nosso carro pode acontecer....Claro que tens queter confiança nas pesosas que as acompanha....
    é complicado, mas por eles temos que fazer o esforço.
    Para a praia, a Mariana só inicia no proximo ano, mas eu voudeixa-la ir...porque sei que lhe faz bem e que ela vai adorar...Mas sim, vou estar a torcer para terminar rapido os 15 dais.

    beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. A Matilde foi no ano passado com o infantário para a Praia e apesar de eu ficar com o coração apertadinho, sei que lhes faz bem para eles crescerem e temos que confiar nas educadoras

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Também me admira o infantário deixar os pais irem. Por cá não há nada disso. Nem à praia nos deixam ir espreitar!

    A Inês foi a primeira vez com 2 anos à praia e confesso que me custou horrores. A foto dela toda feliz na praia com os amigos sossegou-me e ela vinha delirante.
    Foram dias maravilhosos para ela. No primeiro passeio foi a mesma coisa: Mãe em pânico!

    Depois veio a Isabel e a há um ano a Alice.
    A Isabel de 5 anos, da idade a tua, foi hoje ao passeio, feliz da vida e eu ainda mais contente por saber ser um dia tão especial e esperado por ela. Ela vai a imensos sítios em passeio, todos os meses desde sempre, sem qualquer problema.

    Tens de a deixar voar, dar-lhe espaço, para ela ser "crescida". Criar crianças autónomas é criar filhos felizes.
    Quanto mais tempo demorares, mais vai custar-te a ti e a ela.

    A Inês de 9 anos já vai passar fins de semana a casa de amigas, mas também tenho sempre a casa cheia de miúdas! Uma festa!

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Uiiii, tema complicado este :s
    Bom, quanto a passeios a Beatriz vai, e eu fico com o coração semi-apertado! Ela adora ir a passeios com a escola, e faz um, pelo menos, todos os meses. Faz-lhe bem e confio a 100% nas pessoas que tomam conta dela.
    A praia, já é outro assunto... A Beatriz, desde sempre, que foi muito afoita. Atira-se à água, e seja o que deus quiser. Está na natação, por isso mesmo! Como tal não a deixo fazer praia com o colégio.
    Neste aspeto, tenho muita sorte pois o colégio, só faz praia no mês de Julho. Mês esse,que ela vai comigo, para a minha escola e faz praia comigo!
    O passeio Praia (ou piscina), eu ainda não consigo permitir que ela sem mim...

    Agora, puxando a brasa à minha sardinha, posso dizer-te que sempre fiz praia ou piscina nos colégios onde trabalhei, e, graças a deus, nunca aconteceu nada. É tudo muito controlado, organizado e supervisionado! :)

    ResponderEliminar
  7. O infantário faz questão que os pais participem... é um género de passeio final em família!

    Eu nunca, em momento algum, quis transmitir que não confiava no pessoal. Bem pelo contrário, confio e muito, sei que são pessoas muito dedicadas. Especialmente a auxiliar que está com ela desde os 6 meses é um amor, é um género de avó... Tenho o número dela e falamos muitas vezes. Eu a perguntar pela Tiz, outras vezes é ela que me liga simplesmente para me contar algo engraçado que a Tiz fez :)

    Eu trabalho com crianças e sei bem que qd estamos com eles (principalmente no exterior) a nossa atenção está só neles... Eu passo a vida a contar cabeças!
    Como tal,(quer como profissional, quer como mãe) sei como é fácil acontecer um acidente debaixo dos nosso olhos e não conseguirmos deitar a mão.
    Mas se acontecesse algo à Tiz sem eu estar presente, não sei bem o que faria à minha vida...

    Isto é mesmo meu, na minha cabeça só vejo cenários terríveis a acontecer!

    Não pensem que ela indo com o pai eu fico descansada a 100%! Mais uma vez, não é falta de confiança nele, simplesmente eu não estou a ver e não consigo estar descansada.

    Eu quero muito ser mais confiante, pois apesar dos meus medos, tento sempre transmitir-lhe confiança... A verdade é que ela é uma galinha como eu.
    Eu quero e hei-de conseguir, a minha filha há-de ir aos passeios com os amigos, não há-de ser a única a ficar na escola, pq a mãe tem um síndrome qualquer...

    O coração pode ficar do tamanho de uma ervilha, mas eu hei-de conseguir!!!

    ResponderEliminar
  8. A mim também me custa, muito, deixa-la ir, mas tem mesmo de ser.
    A praia só lhes faz bem e eu não podia priva-la disso... já me bastam as actividades que ela perde quando está doente.

    No ano passado a minha mãe foi com eles (por ser IPSS e estar integrada numa paróquia, a instituição abriu vagas para quem quisesse ir e a minha mãe foi) e eu fiquei muito mais descansada, por ela lá estar. Liguei logo cedo, no primeiro dia, para saber se estavam todos bem... e por ela lá estar, passei os 15 dias mais sossegada.
    Este ano ela não foi e a ansiedade e o medo que algo corra mal atacou em força. Mas a alegria dela dentro do autocarro, com os amigos, a dizer-me adeus... vale por tudo!

    Temos de ir mudando a nossa forma de encarar estas situações, aos bocadinhos acabamos por chegar lá.

    ResponderEliminar
  9. Tens de pensar que é por uma boa razão, para alegria e independência da Tiz e tenta arranjar algo que te entretenha enquanto o passeio dura! É fácil falar, não é?
    A Leonor vai agora para a praia todas as manhãs durante 3 semanas com a escola. Como nunca aconteceu nenhum acidente na escola, não tenho receio, e talvez porque o grupo é de poucas crianças, logo permite que as educadoras tenham mais atenção. Como não tenho muito tempo para ir com ela à praia, não iria privá-la de ir com os colegas, e como ela adora a praia!
    Tens de lhe dar mais liberdade, ainda que fiques a sofrer por dentro...imagina quando ela quiser começar a sair com as amigas...já não falta assim tanto tempo...já tem quase 5 anos!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Concordo com a Bala..

    Os acidentes podem acontecer tanto connosco como na escola.. e claro que aí ficamos minusculas.. mas há que tentar pôr esses pensamentos tapadinhos!

    Um dia vais conseguir Nádia :)*

    ResponderEliminar
  11. Eu também sou assim... :(
    Preciso de a ter sempre por oerto!
    Bjos grandes

    ResponderEliminar
  12. Eu tb sou mesmo muito despreocupada e gosto muito que ela vá, acho que lhe faz muito bem. A minha mãe era assim, muito preocupada e para isso é terrível, parece sempre que nao se confia... E é mesmo cómoda disseram aqui, o que tiver de acontecer, acontece mesmo debaixo dos nossos olhos!
    Sem stress!

    ResponderEliminar
  13. As crianças, com as educadoras e auxiliares, portam-se melhor do que alguns pais, não te esqueças disso, e eu confio nelas. De resto nem quero pensar se algo acontece mas, e apesar de decisões destas caberem só aos pais, algum dia terás que a deixar “voar”…

    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar