segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ainda dos 4 meses

Vendo bem, nunca fiz um daqueles típicos resumos mensais. Primeiro que tudo, porque tempo é uma cena que não me assiste, e segundo porque a minha pequena patanisca não é muito regular e de rotinas.
Mesmo assim a nível de horários já vai dando para, por vezes, encontrar algumas regularidade.

Acorda por volta das 6/7h e bebe o leite, arrota e bolsa e adormece no minuto seguinte.
Depois deste leite costuma dormir mais 4/5h, pelo que depois acorda por volta das 10/11h.
Eu às 7.30h, vou tratar da Tiz para o pai a levar à escola e depois volto a deitar-me com a Matilde.
Mas como ela tem o sono muito inquieto, custa-me muito voltar a adormecer e por vezes só consigo dormir uma horinha.
Depois de 1h acordada começa a dar sinais de sono e dorme mais 1h, por vezes sem birra, outras vezes com uma grande birra.
Come por volta das 13/14h, mais um tempo acordada e outra soneca.
Volta a comer pelas 17/18h e repete-se o esquema.
Por volta das 20/21h, toma banho antes de comer e daí vai dormir.
Por vezes adormece muito bem e já só acorda pelas 6/7h. Outras vezes demora 1h a pegar num sono profundo, ainda outras vezes, ao fim de estar a dormir há 20 mim desperta e dá-lhe a espertina e só adormece por volta da meia noite, voltando a beber leite antes.
Eu independentemente da hora a que ela adormece, não tenho conseguido adormecer antes das 2h, rebolo e rebolo e não consigo adormecer... depois ando a bater com a cabeça nas paredes.

Se saímos de casa durante o dia, a coisa não funciona assim. Ela raramente adormece na maxi-cosi e quando está mesmo perdida de sono, tenho que pegar nela ao colo, acalmá-la, adormecê-la e então depois deitá-la e dorme no máximo 30 min.

Se está, por exemplo, 2 espaços entre refeições a dormir assim estes bocadinhos, é mega birra pela certa. Uma mistura explosiva de sono e luta contra o mesmo, que deixa toda a gente no raio de 1km a olhar para nós.

Houve uma fase em que a deitava e ela ficava sossegadinha, aninhada na fralda a ver as estrela projectadas no tecto e a ouvir uma música e adormecia calmamente sozinha. Foi uma fase.

Já vai fazendo cocó sozinha. Por vezes, dias seguidos, ou dia sim, dia não, ou no máximo de 2 em 2 dias. Iuppppi!!!

Põe as mãos e objectos a toda a hora na boca. E baba, baba, baba. Reclama atenção e derrete-se em sorrisos e conversinhas. Gargalhadas ainda nada.

Para quem pula mais é para a irmã. Gritinhos, sorrisos e beija-lhe (baba-lhe) as bochechas. A Tiz adora!

Gosta de dormir com algo a tapar-lhe a cara. A mim faz-me confusão e ando sempre a ver se a rapariga consegue respirar bem.

E os pézinhos dela e as covinhas? Uma delicia!!!

3 comentários:

  1. Coisa boa e ruim de dormir ! :b

    É maravilhoso o amor das manas ❤

    ResponderEliminar
  2. PS. Por aqui, ainda hoje, a Pinguinha dorme com a cara tapada :)

    ResponderEliminar
  3. E complicado quando o bebe nao se deixa dormir tranquilo,a minha Matilde tambem teve uma fase assim em que lutava contra o soninho...e o Gabriel à noite berrava que se fartava antes de adormecer...era um stress.

    Outra coisa,a Matilde detestava o maxycosi mas dormia bem na alcofa(windoo) por isso quando era mesmo pequenina usava a sempre(mas jà ouvi que é proibido em Portugal e nao sei se é verdade)!

    Um beijinho nas Marias!

    ResponderEliminar