quarta-feira, 30 de maio de 2012

Da amamentação

Então é assim... sempre senti, desde o início, que desta vez tenho menos leite. Começou logo com a subida do leite, passei o dia a tirar com a bomba para ver se me aliviava e não saía gota.
Fui para a clínica às 4h da manhã, pois já não aguentava as dores, lá deram-me metade de um comprimido parlodel, eu fiquei com receio de o tomar, mas a enfermeira disse-me que ficasse descansada, não seria meio comprimido que iria secar o leite.
É que eu tinha estimulado tanto com a bomba o dia inteiro, que estava a sentir-me a explodir, precisava mesmo de ajuda... as toalhas quentes alternadas com frias não adiantavam nada, assim como as massagens e todas as mezinhas do costume.
Vim para casa igualmente aflita e a coisa só melhorou 1 semana depois com a Matilde a começar a comer mais e a conseguir esvaziar a mama.
A médica disse-me que o leite era óptimo, muito grosso, até disse que não era leite, era chantilly!
Na consulta da Matilde, uma semana e meia depois de nascer, demos conta que havia aumentado apenas 10g! Eu com as mamas cheias de leite e a miúda não engorda.
A pediatra, brutinha como as pedras, disse que o meu leite podia ser muito mas não tinha qualidade e que tinhamos que começar com o suplemento.
E lá vai um abalo na auto-estima.
A partir daí ela foi ganhando sempre peso de forma constante. Eu continuei sempre a sentir ter menos leite, quando comparado com a Tiz e nunca consegui tirar grandes coisas com a bomba.
Até há coisa de um mês que ela começou a rejeitar o biberão. Mama nas 2 mamas e rejeita o biberão, mesmo quando eu sinto ter pouco nas mamas ela não quer o biberão. Ultimamente até "refila" com a mama, percebe-se bem que não tem nada, mesmo assim não aceita o biberão.
Temos deitado rios de leite e dinheiro para o lixo e ela de certeza que fica com fome. Talvez os seus sonos agitados tenham a ver com isso.
Há uma semana atrás, fomos à consulta dos 3 meses, na qual o pediatra que já é o da Beatriz, a conheceu. Estivemos à conversa e a resumir estes últimos 3 meses, em relação a isto do leite ele aconselhou a dar o biberão logo a seguir à mama, pois ela pode beber o suficiente para matar a fome, mas ainda não está realmente cheia e por isso fica inquieta mais tarde.
Já o faziámos, mas começámos a fazê-lo ainda mais rápido, nem assim...
Hoje, uma semana depois, combinámos com o pediatra voltar lá para controlar o peso, aumentou 30 gr, muito pouco...
Estou à espera para conseguir falar com o médico e ver qual a opinião dele.
Só sei que assim não quero continuar, não está a ser um prazer como deve ser. Estou sempre ansiosa se ela vai comer ou não, não a deixar mamar muito na mama, para que beba o biberão... e não quero viver nesta ansiedade.
Não sou fundamentalista em nada, não ia ser na amamentação. Quero transmitir coisas boas à minha filha e acredito que isso se possa fazer tanto através da mama, como de um biberão!

8 comentários:

  1. Concordo que não se deve ser fundamentalista em relação à amamentação!
    Se andas ansiosa demais, isso tb não é bom para a produção do leite, nem para ti nem para a tua bebé...
    Se calhar é melhor ela beber só biberão e pronto, não tens de te culpabilizar...
    Fizeste o melhor que podias!
    Deste de mamar durante 3 meses!
    Mesmo se não tivesses conseguido, não era por isso q eras pior mãe!
    Faz aquilo que o teu coração te manda!
    Eu tb fiquei triste quando o Martim começou a recusar o peito...
    Mas depois passou...fiz o melhor que consegui, e nunca mais tentei entender o que se passou...se foi preguiça dele em mamar, se o leite não era bom...não interessa...
    Ele agora bebe bem leite no biberão e é o que interessa!
    Bjs!
    E força!

    ResponderEliminar
  2. Aconselho-te a consultar um profissional de saúde que seja MESMO a favor da amamentação para te ajudar e não um que diga barbaridades como "o seu leite não tem qualidade". Isto se quiseres amamentar. Felicidades :)

    ResponderEliminar
  3. Olha, eu também não sou extremista.....Acho que a amamentação é muito bom, faz muito bem aos bebes, e devemos tentar o maximo que conseguirmos!!!
    Não concordo, com quem decide não amamentar porque acha nojento, porque estraga o peito, e secam logo o leite, sou totalmente contra....
    Mas posso falar do meu caso, e a MAriana nunca teve problemas em pegar no meu peite, pegava muito bem, mamava bem a amamentaçao foi pacifica...Mas com 1,5 mes a Mariana continuava a pegar no peito bem, a mamar mto tempo, mas tava sempre a chorar....Não dormia (antes era preciso acorda-la para mamar), sempre a pedir mama, durante o dia tava chata porque não tinha descansado....Fomos ao pediatra e ela não tinha engordado....Então dei suplemento...E posso dizer-te que fiz mil coisas para ter leite, bomba, bebi o colimil, comi bacalhau, etc....Só não bebi vinho tinto (porque fdaz mal aos bebes, apesar de aumentar o leite)....Sbes o que adiantou? nada....E as minahs enfermeiras pos-parto eram defensoras de unhas e dentes da amamentação, e não conseguimos...E sim a Mariana pegava bem no peito, tudo...
    Não consegui...se senti pena? senti...Mas não morri por causa disso, nem me sinto menos mãe por isso...PAra o proximo, vamos ver como corre, se correr melhor optimo, se não....
    Não te culpes, nem sofras mais...porque essa ansiedade também não é boa...é uma decisão tua e so tua...

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. Não entres em stress e se o pediatra é bruto procura ajuda nem que seja numa conselheira da amamentação.
    Claro que se achares que é melhor descansar a cabeça e dar-lhe biberão tu é que sabes, mas eu mudava já era de pediatra.
    ^Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Já experimentaste o syntocinon para ajudar o leite a fluir melhor?

    ResponderEliminar
  6. Eu não tive assim tanta experiência na amamentação, porque com a Francisca aquilo correu tão mal, que passado 1 mês ela já estava só a suplemento, e com o Gabriel ainda consegui até aos 5 meses... por isso não posso falar muito.
    Posso apenas dizer-te que, apesar de achar e saber que a amamentação é do melhor para os bebés, se isso me estivesse a dar cabo da cabeça eu já teria desistido. Mas isso é só a minha opinião, nada mais.
    Tens de ponderar todas as possibilidades e ver o que é realmente importante. Não serás menos mãe se lhe deres só suplemento :)

    P.S. Se não lhe deres mama, ela pega bem no biberão?

    ResponderEliminar
  7. Minha Querida , comogo a amamentação correu muito bem por isso amamentei ate as 8 meses.
    Mas eu acho sinceramente que não deve ser uma obrigação principalmente quando a mãe não está bem!e quanto mais stressada estivers pior corre!
    E vais continuar a ser uma excelente mãe se lhe deres biberão e muito mimo ;)
    se quizeres trocar ideias estou cá para isso! beijocas

    ResponderEliminar
  8. Concordo.. 1º a bebé ! E 30 gr é pq o leite já não chega.. mas vê se com o Promil o leite melhora e ela engorda mais.. apesar de ela estar óptima.

    uma beijoca *

    ResponderEliminar