sábado, 28 de abril de 2012

Páscoa horribilis

Na madrugada do Domingo de Páscoa, a Matilde acordou por volta das 5h da manhã, com cólicas, gases, cocó... estava muito incomodada e só descansou mais pela manhã. Passou a manhã toda a dormir e eu associei à noite mais agitada.
Depois de almoço já estava admirada com tanta sonolência. Depois de mamar, estava muito apática e mole, contrastando com o seu estado normal, vivaço, olho brilhante, os sentidos sempre despertos à procura de sons e movimentos e os braços e pernas em constante agitação.
Comecei a ficar preocupada e liguei para a saúde 24, aconselharam-me a seguir para o hospital, que era já a minha intenção.
Quando chegámos fomos logo atendidas devido ao fax enviado pela saúde 24 e constataram que ela tinha febre. Ao toque eu não a sentia mais quente... mas também ainda não tenho a "temperatura dela" na ponta dos dedos como já tenho a da Tiz.
Tinha 37,5ºC e a médica disse-nos que para fazer o despiste tinha que fazer análises de urina e sangue. Se até aqui tinha estado a aguentar a pressão nervosa, neste momento desabei em lágrimas.
Eu sei que é indispensável, numa criança desta idade não se pode esperar que surjam novos sintomas, mas saber que tinham que picar a minha filha com 1 mês e meio, deixou-me de rastos.
Entretanto a febre chegou aos 37,9ºC e colocaram-lhe um supositório. O enfermeiro que fez a colheita era um amor e depois de não ter conseguido na mão esquerda, lá acabou por conseguir tirar na mão direita, deixando um catéter caso fosse necessário mais tarde e não ter que voltar a picá-la.
A hora e meia que demorou a vir o resultado pareceu eterna, a Matilde mamou e dormiu, quando acordou já estava mais bem disposta sob o efeito do benuron.
As análises estavam bem, portanto resta a conclusão que fica sempre bem, uma virose. Ela tem o nariz congestionado desde que nasceu, não com secrecções, mas ouvesse uma farfalheira quando ela respira. (A pediatra diz que provavelmente, os cornetos são ainda muito pequenos e apertados, o que não ajuda a melhorar.)
E apresentava também espectoração, o que para mim era apenas saliva, era afinal o que chamam "bolinhas de sabão".
Como estivemos quase todos constipados quase todos cá em casa, ela não escapou e o diagnóstico foi esse mesmo.
Como melhorou com o benuron, deixaram-nos vir para casa e voltar na manhã seguinte para ser reavaliada, como tinha ficado algum sangue em cultura para ver se algum "bichinho" aparecia, veio para casa com o catéter, para o caso de no dia seguinte ainda ter que levar medicação.
A noite foi passada em sobressalto, mas felizmente a febre não voltou. A reavaliaçao no dia seguinte também foi positiva e lá tirámos aquela porcaria da mão da minha menina.
Foi a pior Páscoa de sempre e um dos piores dias da minha vida. Espero nunca mais ter que passar por um susto destes!

6 comentários:

  1. É horrível mesmo... cada vez que me lembro dos internamentos da Rita só me apetece chorar...
    Ainda bem que não passou de um susto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Qd são pequeninos ainda custa mais. Espero que já esteja a 100%.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Oh doce, que susto, não é?
    essa é a parte que não gosto de ser mãe. Andar sempre com o coração nas mãos e vê-los sofrer. Eu já nem nas aulas desligo o telemóvel. Só mesmo nas consultas. Enfim...

    Beijo enorme

    ResponderEliminar
  4. Que susto...
    que não voltem a passar por tal
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  5. Tadinha... espero que já esteja melhor.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. É um susto enorme.

    As melhoras

    Beijinhos

    ResponderEliminar