segunda-feira, 30 de abril de 2012

Burro velho não aprende línguas

Ou neste caso burra. E a burra sou eu. Com a Tiz penei muito com o facto de ela não adormecer sozinha, facto criado por mim que a habituei a adormecer embalada ao colo... muito devido à sua resistência em adormecer.
Depois de ultrapassada essa fase, em que aos 5 meses começou a dormir na cama, comigo ao lado (como ainda acontece hoje), sempre disse a mim mesma, que se tivesse outro/a filho/a insistiria mais para que adormecesse sozinho.
Ouvem-se tantas histórias, há pessoas para quem tudo é tão fácil, ou então torna-se fácil com uma rapidez incrível, que eu convenci-me que teria que educá-lo/a logo de princípio.
E tentei, e tento, e ela já adormeceu algumas (poucas) vezes sozinha, com pouca ou nenhuma birra. Mas a grande maioria das vezes não é assim, sente-se mais protegida, segura e aconchegada ao colo. Quem não sente?
Um dia da semana passada, numa das suas lutas contra o sono, não estava bem no colo, nem de forma nenhuma. Deixei-me ficar sentada com ela ao meu colo e alternava sentando-a no sofá, para ver quando ela cederia. Cedi eu primeiro. Depois de 40 min a berrar a sério, estava rouca, vermelha e ninguém aqui em casa consegui formar uma frase com mais de 3 palavras, estavamos doidos.
A minha mãe pegou nela e depois de mais 10 minutos de gritos, já ao colo a passear pela casa, lá adormeceu e dormiu 6h seguidas.
É esta a qualidade das minhas filhas, rijas e determinadas. E o meu coração continua mole e a amá-las cada vez mais.
Com a Tiz fiz disto um bicho de 7 cabeças, agora estou determinada a não o fazer. Sei que dentro de uns meses as coisas mudam, tudo passa e melhora...
Nunca levei nada à bruta com a Tiz, sempre fizemos tudo de acordo com a reacção dela, nunca suportei ouvi-la chorar. E agora com a Matilde não é certamente diferente.

7 comentários:

  1. A minha Matilde quando nasceu tanto adormecia sozinha como no colo.com um mes começou a fazer birra de sono depois das 22h e so adormecia no meu colo...

    O Gabriel desde que nasceu berrava muito antes de adormecer.e eu deixava o berrar porque ele nem no colo acalmava...era um desespero.com nove meses,mais ou menos,jà eu passada com ele a berrar,disse lhe muito seria:"Gabriel sao horas de dormir!boa noite"apaguei a luz e sai do quarto.ele calou se de imediato e adormeceu...e foi ai que compreendemos que ele queria "paz e sossego" mas sobretudo o escuro!!e desde ai que o deitamos,apagamos a luz e ele adormecia,calminho...

    ResponderEliminar
  2. Vai passar, com o Gustavo aconteceu.me o mesmo! não podemos desesperar e esperar que o amnhã seja sempre melhor! beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. A minha é igual
    E só agora, aos 3 e meio é que adormece sozinha, e só à noite, que para dormir a sesta tenho de ficar com ela até adormecer
    Mas também nunca suportei ouvi-la chorar por algo que era tão simples de resolver como um colo!

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está um exemplo sobre o qual nem opino, que sou o pior exemplo de todos.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. A Matilde nunca adormece sozinha, e desde que o mano nasceu, adormece sempre na nossa cama.

    O Dinis, quando está ao colo e está com a birra do sono, se o colocar na caminha dele, fica sossegado e acaba por adormecer, muito diferentes os dois, mas nós mães nunca aprendemos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Pode ser que com o tempo tudo melhore :)*

    ResponderEliminar
  7. De forma muito simplificada...
    Eu ainda adormeço a F.. E se há dias em que me custa horrores por ter milhares de coisas para fazer, há outros em que até faço uma soneca.
    E sim, a melhor forma de aceitar isto foi simplificando a coisa.
    É aproveitar enquanto ela quer colinho, porque daqui por uns anos enxota-me para ler mais umas páginas do livro! =)
    (Desisti do drama, embora já tenha ouvido 500 mil teorias porque ainda adormece ao meu colo)

    Bjinhos

    ResponderEliminar