quinta-feira, 15 de março de 2012

O melhor 23 de Fevereiro de sempre!

Tal como combinado com a minha médica na 3ª feira anterior, 5ª feira dia 23 às 11h lá estava eu (e o P. e a Tiz) no consultório.
Ela fez aquele toque mauzinho para "descolar" as membranas e mandou-me passar lá pelas 14h para ver como se estava a desenrolar. Tinhamos combinado que só se faria a indução mais para o fim do dia, pois a minha cunhada faz anos nesse dia e estavamos a apontar para que a Matilde nascesse no dia seguinte e tivesse um dia só dela :)
Saímos do consultório e fomos almoçar a casa da minha avó. Eu começava a sentir algo diferente e uma dor muito ao de leve, estava a ficar ansiosa e não tinha muita fome, comi apenas uma sopa e morangos com chantilly.
Depois do almoço fomos deixar a Tiz ao trabalho da minha mãe, nunca me vou esquecer do aperto que senti no coração, ao ver o carro afastar-se e deixar a minha menina. Sei que ela estava com a melhor companhia do mundo, mas só pensava no que tinha pela frente e em tudo o que podia acontecer.
Já tinhamos as malas no carro e fomos direitos ao consultório. Chegada lá a médica disse que estava a evoluir bem e colocou 1/4 de um comprimido para continuar a acelerar o processo.
Disse-nos para ir passear, pois não me queria deitada numa cama (nem eu!) e para ir ter com ela às 17.30h à clínica, a não ser que tivesse com muitas dores e nesse caso deveria ir lá ter antes.
Fomos directos ao Colombo, pois ainda não tinhamos a prenda que a Matilde ia trazer para a Tiz ;) Comprámos a Barbie escola de princesas no Toy's R Us e fomos ao continente comprar gelatina, que a médica me aconselhou a comer durante a tarde, e outras coisitas.
Nesta altura as contracções já apertavam. Estava com fome e em vez da gelatina, comi uma pita shoarma que me soube tão beeeem :P
Andei que me fartei pelo Colombo e já estava com muitas contracções, com intervalos de 3/4 minutos que me obrigavam a parar ao fim de meia dúzia de passos. O P. já estava aflito e queria levar-me para a clínica, eu só queria andar, andar o mais possível para ajudar o processo.
Chegámos à clínica e a minha médica maravilhosa já lá estava. Uma enfermeira foi instalar-me num quarto e o P. foi tratar do internamento e trazer as malas para cima.
Quando estava sentada já com a bata vestida, sozinha naquele quarto de hotel, tudo tão confortável e tranquilo, nem queria acreditar que estava tão perto...
Pouco depois uma enfermeira vem ligar-me ao CTG e depois a minha médica ao ver-me soprar pede para chamarem o anestesista.
Eu estava apreensiva de levar a epidural tão cedo e que pudesse não chegar o efeito até ao fim, a médica e a enfermeira riram-se e disseram-me para não me preocupar que ali a epidural chegava sempre até ao fim... e se aquela médica diz, eu acredito!
Eram cerca das 18h, chega o anestesista, muito simpático, e dá-me uma anestesia tão boa, que eu nem senti levar a epidural. Quando acordei já não tinha dores e tinha umas colunas a dar música clássica e muito relaxante, na minha mesa de cabeceira. Sentia-me no paraíso, toda a gente tão simpática e verdadeiramente humana.
O P. deu-se conta que se tinha esquecido da câmara de filmar e ligaram-me a dizer que a nossa máquina fotográfica que estava a arranjar numa loja ali perto, estava pronta, e o P. foi lá buscá-la.
Eu continuava no relax, entretanto o P. chega, trazem-lhe o jantar e ligamos a tv para ver o Sporting. De vez em quando vem a enfermeira ver o CTG e dá-me rebuçados "flocos de neve". Num dos toques rebentaram-se as àguas e eu nem me apercebi, tal não era a dormência. Perto das 20h começo a ter algumas dores, vem desta vez a enfermeira dar o reforço. As dores eram mesmo muito fortes, mas passado uns 15 min estava outra vez no "céu". Falei com a minha mãe, a Tiz e uma prima do P. ao telefone e fomos vendo tv. O P. estava a analisar o CTG e viu que entre as 20.10h e as 20.40h as contracções surgiam com intervalos inferiores a 2 min e tinham intensidade de 100%, comentou que não acreditava que aguentasse até à meia-noite, ela ia nascer antes.
A enfermeira perguntou-me se não começava a sentir pressão aquando das contracções, eu não sentia grande coisa. Por volta das 20.50h já sentia a tal pressão e senti que algo se estava a "romper" e a tocar-me na perna... Nem de propósito a enfermeira entra no quarto e digo-lhe isto, ela faz o toque e diz-me: "O que está a sentir é a cabeça da sua bebé, ela vai nascer agora!". Perguntei: "Já?!?! Mas eu não tenho dores..." E a enfermeira responde: "Mas quer ter dores?"... Não tinha noção que podia ser assim...
Eu fiquei boquiaberta e começa um alvoroço à minha volta, chamaram a minha médica e mais umas quantas enfermeiras, o anestesista e a pediatra e toca de levarem a minha cama para a sala de partos.
Eu estava incrédula com a rapidez e a inexistência de dor, não era aquela ideia que eu tinha de um parto e estava tão incrédula como feliz!
O P. estava na casa de banho e eu só pedia para o chamarem, quando a cama passa pelo corredor a caminho da sala de partos, desatei a chamá-lo e as enfermeiras só se riam. Pedi-lhes para o lembrarem de colocar as pilhas que estavam a carregar na máquina fotográfica.
Entro na sala e o sorriso da médica ilumina tudo e dá-me uma sensação de paz, eu só ria e nem queria acreditar no que me estava a acontecer. Lá chega o P. todo equipado e de máquina em punho e descansei, mandei-o tirar fotos a torto e a direito e sempre que ele estava distraído, dizia-lhe para tirar mais fotos... fartavam-se todos de rir.
Da Tiz ele não esteve lá dentro na fase final e antes disso o ambiente era tão tenso que não havia clima para tirar fotos, então desta vez tinha que me vingar :)
Quando demos por nós, tocava na rádio "Paradise - Coldplay" e eu e o P. ficámos arrepiados e de lágrimas nos olhos.
O anestesista põe-se ao meu lado e diz-me para encher o peito de ar e ir soltando ao pouco enquanto faço força, a médica diz-me para não fazer tanta força. Mandam-me repetir pela 2ª vez e a médica diz-me para chegar à frente e esticar os braços... e deste modo acabo por tirar a minha filha dentro de mim. Eram 21.16h. Lindo, estava em êxtase! Deitam-na em cima de mim e colocam uma toalha a tapá-la e assim ficamos enquanto a médica acaba o seu trabalho.
Numa mão tinha uma foto da Tiz e o meu livrinho de orações, na outra segurava o mais recente grande amor da minha vida. Era difícil de aguentar as lágrimas, era tudo bom demais.
A Matilde estava tão calminha em cima de mim, de olhinho aberto a tentar perceber o que lhe estava a acontecer, cheirava tão bem, enchia de beijos e estava ali a sentir o seu calorzinho.
Comentava com a médica que assim era capaz de ter 10 filhos e ela disse que faria questão de me relembrar isso mais tarde, depois do calor do momento :) Mas é verdade, se tiver mais algum filho tem que ser pelas mãos daquela mulher, que é certamente tocada pela mão de Deus.
Quando chego ao quarto com a minha menina nos braços, tenho em cima da mesa de cabeceira uma imagem do Santo António e a tv mostrava o Sporting a ganhar, grande dia. A família diz que o Sporting marcou golo no minuto em que ela nasceu :) Sentia-me tão bem que à meia noite já estava de pé a tomar banho.
São muitas as recordações que guardo destes dias, horas, em que tantas coisas especiais aconteceram... Uma das mais especiais é a chegada da Tiz no dia seguinte para conhecer a irmã, aí tive a certeza, estou irremediavelmente rendida e agarrada a estes 2 grandes amores!

15 comentários:

  1. Que relato lindo minha querida! Parece vindo de uma cena de filme =)!! Beijoca enorme para voces

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de parto ;)
    A Matilde nasceu num grande dia (aMariana tb nasceu)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar quero dizer-te que foste uma corajosa ir passear para o Colombo com contracções de 3/4 minutos!!! Eu nunca faria tal coisa!!

    E realmente com um parto como o teu não custa nada ter filhos!!!

    :):)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adorei ler este teu post!
    Que momento maravilhoso!
    Muitos beijinhos para vocês!

    ResponderEliminar
  5. E com o teu relato do parto acabei de relembrar os meus...
    Que bom que correu tudo bem!
    É tão bom ficar com uma boa recordação desse momento tão maravilhoso!
    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  6. A culpa é da médica encantadora. Mesmo o acontecimento menos bom consegue ser agradável ao pé daquela alma!
    A minha adorada Dr.ª M.

    Que maravilha de dia!
    Não imaginas o quanto me deixa contente saber que foi assim, e que tudo foi ainda melhor do que o esperado.

    é aquela senhora que me faz querer ir ao 3º, e se pudesse, ao 4º, ao 5º. Com ela ter filhos é, sem dúvida, a melhor experiência do mundo!

    Bjinho grande para os 4

    ResponderEliminar
  7. Adorei a descrição do parto...assim não custa quase nada ter filhos!
    Eu também não conseguia andar descontraída a passear pelo Colombo com contracções...e olha que eu adoro andar pelo Colombo!!!
    São momentos únicos que guardamos para sempre!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Hihihihihi..... (Gosto de ver essa data ali ao lado)

    Ainda bem que tudo correu bem :) Mereces mesmo...

    Beijão enorme!!!

    ResponderEliminar
  9. Adorei o relato! que maravilha! Parabéns aos pais e à mana! Parabéns pela Matilde! Que amor que ela é! Já me estive a inteirar de tudo :) Como é que está a amamentação? e o olho? Imagino a felicidade da Tiz com a Matilde! e já sei que a tua cunhada está super feliz por ter nascido nos anos dela :)))
    Um grande beijinho e muitos parabéns
    teresa

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post... Muitos parabéns pelo nascimento da Matilde.
    Desejo que tu e o P. tenham muita saúde para acompanharem o crescimento das vossas meninas e quem sabem de + algum filhote...
    Muitas felicidades aos 4... por agora!!!
    Jocas

    ResponderEliminar
  11. Atraves do que escreveste acho que pude viver um bocadinho do que passaste! Fizeste me rir e ficar de lagrima ao canto do olho!
    Mts, mts felicidades para toda a familia!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha :) adorei saber deste vosso momento :)*

    beijocas nas princesas*

    ResponderEliminar
  13. Ai a lagrimita marota que me puseste aqui no canto do olho... e do coração!
    Felicidade por vocês :)

    ResponderEliminar
  14. já não vínhamos cá à tanto tempo, que agora temos tanto para descobrir :) muitos parabéns por essas tuas marias lindas, e por estas palavras que nos contas do último nascimento... não sei foi por também estar grávida, mas deixou-me cheia de lágrimas de felicidade!!! abraço grande :)

    ResponderEliminar