terça-feira, 6 de março de 2012

Leite, mamas e afins

Com um 2º podemos ter experiência em muitos aspectos, stressamos menos, mas para mim há um assunto que me deixa insegura e inquieta como da primeira vez, a amamentação.
Desta vez usei o purelan e foi óptimo porque não fiquei com os mamilos gretados. Quando ainda tinha apenas colostro, ela mamava e cansava-se, era muito difícil mantê-la acordada e acabámos por dar suplemento ainda no hospital.
No Domingo seguinte a ela nascer, veio o leite e passei mesmo muito mal. Cheguei a ir ao hospital às 4 da manhã. Desta vez a bomba eléctrica não ajudou nada, não tirava leite nenhum e apenas estimulava a produção. Não havia massagens que aliviassem, só melhorou na 4ª feira seguinte, pois entretanto a Matilde começou a mamar mais.
Continua a adormecer muito na mama e é muuuuito difícil acordá-la. Mama e adormece e depois nunca sei se ficou satisfeita. Normalmente faz birrinhas para adormecer, mas só à noite claro! Há dias que nem a vemos de olhos abertos, é comer e dormir, enquanto é dia...
Tem os sonos todos trocados.
A meio da semana passada já sentia menos leite, mas mesmo assim, continuava a ter leite depois dela mamar, daí estar descansada que ela tinha leite suficiente.
Ontem levámos um balde de água fria, fomos pesá-la e engordou apenas 10g em 6 dias :S
A médica disse que o meu leite não tem qualidade e vamos passar a dar apenas 15 min em cada mama, para ela não ficar muito cheia para depois beber 30 ml de suplemento.
Fiquei toda baralhada, pois a ideia que tinha é que o leite é sempre bom, pode é ser em muita ou pouca quantidade...
Temos que continuar a acordá-la de 3 em 3 horas, o que de noite é muito cansativo... Andamos de rastos.
Tem que recuperar quase 300g do peso com que nasceu e está quase a fazer 15 dias...
Parece-me muito preguiçosa para comer, quer mama, quer biberão e quando está a dormir é muito difícil pô-la a comer. Até já exprimentámos tetinas diferentes de biberão e não adiantou... faz daquilo chucha, mas bebe muito pouco.
No hospital dizem para a despir, mas não tenho ar condicionado como lá e faz-me confusão deixá-la a apanhar frio.
Por muito que goste deste período, uma bebé pequenina, com tudo em miniatura, cheirinho de bebé... não vejo a hora de passarem mais umas semanas, para principalmente a questão da alimentação e do sono estarem normalizadas, para que possamos andar mais sossegados e descansados.

13 comentários:

  1. oh :( tambem achava que o leite ou era muito ou pouco, de má qualidade não....
    MAriana as vezes acontecia-me isso, eu molhava-a....molhava a minha mãe e punha na carinha e ela acordava, com agua morna....

    beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Eu que estou uma expert na mama, tenho a certeza que vou ter outra vez dúvidas e dificuldades na amamentação. Eles nunca são iguais e tenho muito medo disso.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao que a médica disse, claro que não concordo e ve-se que não deve ser muito apologista da maminha, mas neste assunto não me pronuncio muito, que já fui muito criticada por isso.
    Beijocas e boa sorte com a mamoca.

    ResponderEliminar
  4. Estes primeiros tempos são muitooooo dificeis.
    Uma coisa que eu fazia à minha filhota (pois tb me fazia confusão despir totalmente) era tirar as meias e ir fazendo umas coceguinhas nos pés; com a minha filhota resultava mas cada caso é um caso.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  5. Estes primeiros tempos são muitooooo dificeis.
    Uma coisa que eu fazia à minha filhota (pois tb me fazia confusão despir totalmente) era tirar as meias e ir fazendo umas coceguinhas nos pés; com a minha filhota resultava mas cada caso é um caso.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. Não concordo nada com o que a médica disse. Não concordo que haja leite de má qualidade. Pode efectivamente haver pouca produção de leite e para isso as causas podem ser muitas. Se a Matilde não mama não há leite. Procura ajuda num grupo pró-amamentação.

    ResponderEliminar
  7. Olá :) parabéns pela Matilde e pela linda familia. Eu sigo um blog em comum contigo, o da Tete e do Xavier e sou amiga da Tete e as vezes venho ver os blogs de outars mamãs. Não percebo como pode uma médica dizer que o leite não presta, a sério que me custa muito, tal como disseram em cima pode estar com pouca produção ou ela estar a mamar mal por fazer mal a pega por exemplo. O segredo é, quanto mais se dá mais se tem mas a amamentação é uma troca e aprendizagem mutua, da mãe e do bebé, vão so dois aprendendo até estarem confortaveis. Vim para deixar o meu apoio, sou conselheira em aleitamento amterno e se precisar de esclarecer qualquer dúvida ou seja o que for mande-me um email á vontade - kelpsantos@gmail.com - estou ao dispor. Felicidades!

    ResponderEliminar
  8. Esse é um assunto em que não te posso ajudar, porque com a minha filha aconteceu o mesmo
    Aos 9 meses apercebi-me de que ela não sabia era mamar, porque só por essa altura senti um real puxar do leite
    Mas aí já não houve nada a fazer, porque já estava demasiado habituada ao suplemento e as minhas maminhas já não produziam mais que aquele pouquinho
    Tenta aconselhar-te num desses grupos de amamentação
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. ???
    leite fraco?
    cantinho de amamentação e procura ajuda!
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Revejo-me nos primeiros dias. A minha filha tambem adormecia muuuuiiito á mama e para dificultar não lhe sabia pegar. Eu não concordo nada com essa medica, o que me parece é que ela não mama o suficiente por causa do sono. Acho que era de tentar tirar com a bomba e dar-lhe com o biberão a ver se ela assim engordava. Foi assim que fiz e comigo resultou, ela mamava e chorava por mais,na mama até adormecia de boca ferrada e não acordava por nada!! apartir de um mês de idade é que começou a mamar, e lá para os 2, 3 meses é que mamou exclusivamente só da mama. Foi uma aventura e pêras! É veres o que achas melhor e se achares necessario pede uma 2º opinião. O essencial é as duas se sentirem bem, boa sorte. beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Não experiência que nos valha, os miúdos são sempre diferentes, o nosso corpo reage de maneira diferente....enfim....já sabes como é!

    Eu passei um mau bocado com a F., mas posso dizer-te que nunca deixei de lhe dar de mamar. (E tenho de admitir que ouvir uma médica dizer o leite é mau, é estranho!)
    Na CLISA ensinaram-me a fazer pressão na planta do pé, ao passar com o dedo. ....E resultava!
    Porque no inverno, despi-los custa um bocadinho!

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Eu já nem me lembrava destes tesourinhos dos primeiros tempos. Mas mal falaste na amamentação a ideia que me vem à cabeça são as dores de barriga horriveis que me davam, eu sentada na cama com a camisa de dormir desapertada e com as mamocas ao léu a apanhar ar e os meus mamilos desfeitos, nem o purelan me safou. Acabei por não dar de mamar e a MJ foi crescendo com Aptamil. Vamos ver como será desta vez. A mim diziam-me para lhe descalçar o pezinho e apertar o calcanhar =/ ... beijoca grande

    ResponderEliminar
  13. Comigo foi igual, a amamentação foi o que me preocupou mais, pela 2.ª vez! O leite subiu, eu enervei-me, as dores eram horríveis, o banho de nada ajudava, foi um stress! Eu despia o meu, porque ele também adormecia muito. Nunca desisti de o colocar na mama, acho que eles se cansam é mais, pois no inicio o nosso leite não vem à velocidade do leite no biberon.
    Vais ver que ele recupera o peso.

    bjs

    ResponderEliminar