segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Uma questão de língua

A minha filhota não dizia o "lh". Nós brincávamos, dizíamos que era a primeira madeirense da história q n dizia o "lh"... Era o oio= olho, boia= bolha, véia= velha, etc. Em esforço dizia oilo, boila, etc
O médico na última consulta, disse que não é grave nesta idade as crianças não dizerem voluntariamente, determinado caso especial, tipo o "lh", o r associado a outra consoante... Mas que devem conseguir repeti-lo quando chamadas à atenção, ela não repetia o "lh" , o médico é da opinião que as crianças devem fazer terapia antes da entrada para o primeiro ano, para que não comecem a escrever de forma errada...
Por mais que insistíssemos ela não dizia... Até à passada sexta-feira. Estávamos as duas na casa de banho e ela estava a fazer as perguntas recorrentes do últimos tempo...

Mãe, quando eu tiver 14 anos, quantos anos vai ter a minha mana? E quando eu tiver 20? E quando eu tiver 50?

Eu ia-lhe respondendo e ela toda satisfeita... Vou ser sempre a mais velha não é mãe?

Vais sim... Espera lá o que é que tu disseste? Velha?

Ela riu-se e repetiu. Fizemos uma festa e fomos para a sala dizer ao pai, e fizémo-la repetir todas as palavras com "lh" que nos lembrámos, ela adorou trambolho ;)


E pronto, um pequeno passo para a Humanidade, mas grande passo para nós. A nossa menina já sabe falar todos os casos do Português!

1 comentário:

  1. :)
    A Maria não diz os R.
    Que linda a Tiz!
    Tive uns dias sem conseguir ver o teu blog... dizia que tinha virus :(
    beijinhos

    ResponderEliminar