sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

3 anos e meio

É verdade que é um cliché, mas eu não consigo acreditar que já passou tanto tempo. E ao mesmo tempo parece que ela sempre existiu na nossa vida. É difícil lembrar-me de qualquer coisa antes dela.

E aos 3 anos e meio a minha filha está:

- Muito teatral. Adora fazer filmes, fitas, choradinhos e no segundo seguinte desata-se a rir. "Mãe és o amor da minha vida, estou apaixonada por ti!", 2 minutos depois, "Não prestas, vais para o lixo." Com um ar muito imperativo e teatral.

-Está com um feitio cada vez mais parecido com o meu. E isso por vezes faz-me rir, outras vezes assusta-me.


- Muito musical. Aprende músicas com uma facilidade incrível, ritmos, tons, tudo. Dança, inventa músicas, you name it!


-Para além das princesas, anda numa de bailarinas. Dança como bailarinas, quer roupas de bailarinas e diz que quer ir para uma escola de bailarinas. A ver vamos.


-Conta rigorosamente tudo o que se passou no seu dia a dia na escola. Mal saimos da sala começa o relatório, o que fez, com quem brincou, o que comeu, quem se portou mal, etc.


-É uma autêntica matraca. Não se cala um segundo que seja. Fala sobre isto e sobre aquilo, faz dezenas de perguntas sobre tudo o que vê. E momentos há em que eu e o pai não conseguimos trocar uma palavra, ela simplesmente não se cala.


-É meiga, tão meiga que apetece comê-la com beijos. Vê-la com crianças mais pequenas, derrete-me o coração.


-Adora computadores e todos os gadgets que vê o pai usar. Adora fazer tudo como nós.


-Adora filmes, mas as bonecas e as brincadeiras associadas continuam a ser a sua grande paixão. Também gosta muito de desenhar, "escrever" e pintar. Adora pintar com aguarelas em papéis grandes.


-Está a gostar muito das aulas de inglês na escola.


-Adorou o dia do seu baptizado e ainda hoje fala sobre as coisas que aconteceram e no seu vestido. Ela tem uma enorme paixão pelo seu vestido de princesa com brilhantes.


-É muito feminina. Adora rosa, brilhantes, e todos os acessórios possíveis e imaginários. E nada me deixa mais feliz.


-Adora compras e lojas, principalmente de roupa ;) O mês passado no El corte inglês deixava as pessoas de sorriso na cara, com as suas observações em relação às peças de roupa em que segurava.

"Mãe olha esta camisola, é chiquérrima!", "Avó, olha esta saia, não é fashion?". Se bem que no fim do dia, estava de rastos e já nos dizia, "Vamos embora, estou farta de tanta roupa!"


-É muito beijoqueira. Mia culpa, mia tão grande culpa...


-Entrou na fase do amigo imaginário. Grandes conversas e brincadeiras se desenrolam ao longo do dia e eu e o pai também temos que interagir.
Ainda por cima não é apenas um, são dois, o mano e a mana!
À sua volta, 95% das crianças, amigos ou família, têm irmãos ou estão para ter. Como já falei anteriormente, é um verdadeiro baby boom. De maneira que ela acha que também tem que ter.
Diz-me que tenho a barriga gorducha porque tenho um bebé na barriga, depois ri-se "Estou a brincar mamã, eu sei que é papinha!"
Mas já chegou a dizer a algumas pessoas que tenho um bebé na barriga, e pelo tamanho da mesma qualquer dia até acreditam!


-Tem muitas saudades da minha família e não há dia em que não queira ir para a casa da avó nana. "Mãe eu quero comprar uma casa ao pé da avó nana!" E eu também filha, muito!


-Come que é uma maravilha, dorme que é uma maravilha.


Enfim é a minha Tiz. Aquela que me faz tão feliz!

8 comentários:

  1. Sei como te sentes, eu sinto o mesmo em relação à minha, parece que nasceu ontem e no entanto não imagino a vida sem ela...

    ResponderEliminar
  2. linda e bem crescida!
    será sempre a tua menina!

    ResponderEliminar
  3. É A NOSSA PAIXÃO AS NOSSAS VIDAS SÃO MAIS RICAS BEM-HAJA O DIA 14-7-2007 OBRIGADA MEU DEUS.

    ResponderEliminar
  4. passam todas pelo mesmo, não te preocupes.

    beijos.

    ResponderEliminar
  5. Lindo... como sempre que falas/escreves sobre a tua filhota. Jocas

    ResponderEliminar
  6. A nossa vida não teria piada nenhuma sem elas. E a Tiz tão crescida já.. Lindas as trancinhas!
    Beijinhos às duas :)

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha! A Tiz é um amor!
    Adorei!
    Muitos beijinhos para vocÊs

    ResponderEliminar