quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Segredos

A minha rica filha, tem dias que me azucrina o juízo, mas felizmente são poucos. A maioria dos dias é meiga, doce e beijoqueira.
Agora tem o hábito de se aproximar de mim e do pai e dizer baixinho "Deixa-me dizer-te um segredo".
Quando nos baixamos o suficiente para que nos possa segredar ao ouvido, diz coisas do género "Amo-te! És a paixão da vida e o amor do mundo. És o meu amor preferido!" E de seguida, abraça-nos com toda a sua força e enche-nos de beijos.
Claro que a escala de baba e orgulho rebenta e sinto-me a pessoa mais sortuda do mundo.
Um dia da semana passada, andávamos as 3 na zara, eu, ela e a Sofia (a sua boneca preferida no respectivo carrinho), quando ela me chama para um destes momentos de segredo. Só que desta vez a conversa não ficou por aqui...

Ela: Mãe amo-te muito. Não quero ficar sozinha, não vás para longe!
Eu: Mas eu não vou para longe, eu nunca te deixo sozinha, vens comigo para onde eu for, não é sempre assim meu amor?
Ela: Mas eu não quero que tu vás para longe, eu fico triste....
Eu: Longe para onde?
Ela: No avião...
Eu: Mas a mãe nunca vai no avião sozinha. Sempre que a mãe vai, tu também vais, não é?
Ela: Sim... eu não quero que tu vás para o céu, para as estrelinhas...
Eu: ?!?!?!? Até perdi a fala por instantes... Mas eu não vou para as estrelinhas, onde é que tu ouviste falar nisso?
Ela: Tu disseste que no teu casamento eu fui para as estrelinhas...

E fez-se luz! Quando ela quis saber porque não estava na festa do nosso casamento, expliquei-lhe que ela ainda não existia. Que estava nas estrelinhas perto de Jesus, com os outros bebés que ainda não foram para a barriga das mães.

E se por um lado me enche de um orgulho desmedido que a minha filha seja doida por mim, por outro lado fico preocupada e ansiosa. Explicarei porquê brevemente.

5 comentários:

  1. Estou mesmo uma lamechas oh meu Deus! Chorar mais uma vez com o que escreves!!!
    O Kiko também diz muito "xeguedos" ao nosso ouvido em que nos babamos todos!
    Por vezes também tinha essas conversas que nao queria que eu morresse como a minha mãe...nao queria que fosse para o céu...
    São coisas enexplicáveis!!!
    Beijos do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  2. AS coisas que lhe passam pela a cabeça. É normal que ela tenham medo de ficar sem ti e só assim o consegue verbalizar. É muito fofa a tua Tiz

    ResponderEliminar
  3. Tão querida!
    Mas eu tenho um bocado de medo dessa fase... Lembro-me que eu chorava todas as noites porque não queria que a minha mãe morresse...
    beijinhos

    ResponderEliminar