terça-feira, 5 de outubro de 2010

O dormir

O episódio de há dias, foi claramente uma insónia, mas o que é certo, é que é cada vez mais difícil levá-la para a cama.
Isto está assim desde o fim das férias. Antes, saímos da sala às 20.45h, tomar xaropes, lavar dentes, fazer xixi, ler história e beber o leite. Por volta das 21.30h, mais coisa menos coisa, eu estava a sair do quarto e ela a dormir.
Eu tinha tempo para trabalhar um bocadinho, tinha tempo para mim e para nós.

Agora, continuamos a sair da sala à mesma hora, mas com uma enorme resistência da parte dela. Todos os procedimentos demoram muito mais, pois ela está constantemente a tentar escapar-se, está sempre a pedir para ir para a sala.
Deixo-a beber o leite, ou a papa, a ver o panda e depois apago tudo. Resiste e resiste, voltas e mais voltas na cama, faz fitas, chama pelo pai (se estiver o pai, chama pela mãe), pede milhentas vezes para ir para a sala.
Já exprimentei adormecê-la na minha cama, é mais rápido, mas pouco mais e o lado negativo é que acabo por adormecer com ela.
De maneira que tem sido assim, ou adormeço com ela, ou saio do quarto dela tardíssimo, já sem tempo nem vontade para fazer nada.

O P. acha que a devemos deixar ficar na sala até mais tarde, para ela ficar com mais sono, mas se bem a conheço, anda por aqui aos pinotes até à meia-noite sem dar sinais de fraqueza.
Acho que não é uma boa solução, pois ela acorda às 7.15h e precisa de dormir o maior número de horas possível. E nós acabamos por não ter um bocadinho em silêncio só para nós, antes de irmos dormir.

Eu preciso de rotinas e com esta situação, sinto o controle a fugir-me por entre os dedos...Não sei o que fazer. Só me resta acreditar que é mais uma fase, e esperar que passe.

3 comentários:

  1. quando encontrares uma boa solução, avisa.
    por aqui acontece o mesmo.

    beijos.

    ResponderEliminar
  2. olha, os sonos são coisas que aqui se regularam e a partir daí nunca mais houve fita. há uma noite ou outra em que tem insónia, mas a regra é simpes: 1.º definir a regra, 2.º cumpri-la no matter what. A hora de dormir é sagrada. Não convém ver TV 2h antes de dormir, consta que o ecrã lhes desperta qqr coisa no cérebro q as impede de adormecer com maior facilidade; depois é não ceder: explicar que é hora de dormir e q tem mesmo de ser e que não há volta a dar. Sem truques nem distracções, nem hoje aqui amanhã ali. É para dormir e acabou. Quando perceber que tu/vós não cedeis, ela entende, aceita, entra na rotina e dorme... Digo eu, que aqui resultou e resulta. Banho, história, orações e cama. Beijinhos e boa sorte.

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa é a mesma coisa... é um desespero... Há sempre um cocó para fazer, história para ler, leitinho... Horas para adormecer... Agora expulsa-me do quarto quando lhe digo com voz firme para ir para a cama... diz que quer o pai.
    Mesmo podre estica, estica...
    Desespero... há-de ser uma fase... vou estar atenta às sugestões!
    beijinhos

    ResponderEliminar