segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Terrible Three??? ou A Maternidade não é apenas feita de coisas boas...

Cá por casa não houve os terrible two. Claro que havia uma birrita ou outra, mas nada de especial e acima de tudo a Tiz era muito obediente, bastava dizer algo uma vez e ela cumpria.

Por coincidência ou não, desde que fez os 3 anos isto tem vindo a mudar, não acata uma ordem da mesma forma, faz birras e bate o pé quando quer uma coisa à maneira dela.

Agora deu em não querer tomar banho, porque implica com a água nos olhos, coisa que na praia não lhe faz tanta impressão assim. E também nunca quer ir para a cama, parece que vai para a forca. O que faz com que diariamente, hajam pelo menos 2 momentos de tensão/stress...

Na altura da birra, por vezes levanta a mão e tenta bater-nos, isto já tinha acontecido numa época, mas passou depressa, espero que aconteça o mesmo desta vez.

Esta "fase" anda a dar comigo em doida, pois vejo-me sem saber o que fazer... Falar não chega, não lhe quero bater e por isso vejo-me por vezes a fugir de perto dela, para não lhe sacudir as moscas.
Fala-nos aos gritos e com o tom autoritário com que lhe falamos... Oscila entre a menina meiga e carinhosa que sempre foi e a menina mázinha e desobediente que eu não conheço.

Espero que esta mudança se deva ao calor, ao facto de estar de férias e fora de casa, ou seja lá que raio for, só quero que passe rápido, senão eu dou em maluquinha.

Deus me/nos dê paciência.

11 comentários:

  1. Por aqui ainda nem chegamos aos 2 e já chegamos à fase da imposição e das pequenas birras. Bem nos alertava o pediatra na consulta dos 18 meses, dizendo-nos que mais cedo ou mais tarde, toca a todos. E tranquilizou-nos dizendo que há que manter-nos firmes e que é apenas uma fase. Espero que passe rápido... Bjs

    ResponderEliminar
  2. Como te compreendo, aqui por casa o cenário é em muito similar. Penso que, no fundo, os TT são um mito e que a partir dos 3 "é que é". Bem, a pequenada começa a ser também mais assertiva e já não vai em "cantigas", verdade seja dita! Sem dúvida que a paciência é um ingrediente essencial pois os desafios às regras dos pais são mais que muitos :-)
    Beijinhos e pensa que tens aqui uma "comadre" com quem podes desabafar, lol!

    ResponderEliminar
  3. Ha sempre fazes complicadas, eles querem testar os nossos limites!!!Mas se os imposeres bem, tenho a certeza que passará rapido.

    beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. Como eu te compreendo...
    A minha já anda assim há uns tempos...
    Birras para dormir, para subir para a cadeira, para isto e aquilo, levantar a mão e bater, não obedecer...
    passou, com toda a certeza, pelos terrible two...e estou com a esperança que ao contrário da Tiz ela acalme aos 3!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  5. (se ainda estiveres deste lado do oceano e quiseres vir tomar um café a lisboa, avisa!) beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Como é complicada esta fase, paciência e muita calma, eles levam-nos ao limite, mas temos que ser firmes, por muito que seja doloroso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Como eu sei do que falas...desde dos 3 anos que isto só tem piorado...


    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Birras?
    Onde é que eu já vi isso?

    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Birras?
    Onde é que eu já vi isso?

    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Acho que os terrible two passaram a ser os "always terrible". A minha piorou significativamente aos três anos e tem precisamente a mesma oscilação que falas da Tiz: é extremamente carinhosa, mas quando lhe dá o mau feitio, sai debaixo!
    Força, querida!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. seria muito tola de dizer te ufa,ja nao é so a minha!!porque por aqui o caracter da princesa abriu se às birras,pontapés e sapatadas,berros e mais quando é contrariada...de resto uma menina que adormece agaradinha a mim e da abraços e beijinhos deliciosos que nos faz esquecer tudo!!

    ResponderEliminar