sábado, 24 de abril de 2010

Episódios

Entretida na sala a arrumar os legos, diz-me : "Mãe ajuda-me. A Sofia é pequenina não consegue ajudái!".
A Sofia é a sua inseparável boneca.
-------------------------------------------------------
Eu na cozinha, ela na sala a tratar da sua prole. Vem ter comigo à cozinha e deixa-me o carrinho das bonecas com uma boneca tapada até ao pescoço, junto às pernas. "Toma mãe, t'ata(trata) da minha fi'a(filha) tá bem? Tu és a avó, tens de ajudái!"
-----------------------------------------------------
Volta e meia, vem a correr para os meus braços e diz: "Mãe, quéio amare!" (amar- termo "inventado" pela minha avó e que eu e a minha mãe também utilizamos. Significa ficar enroscadinhas, aos beijos, abraços, festinhas, a dizer coisas fofinhas aos ouvidos)
E eu adoro que ela goste tanto de amar quanto eu!
---------------------------------------------------
Iamos no carro e ela pede xixi. Pedimos-lhe que aguentasse que estávamos quase a chegar. O pai acelera e deixa-nos as 2 à porta de um centro comercial. Saímos disparadas para a casa de banho. Depois do xixi, pergunta-me: Tás contente mãe? Tás contente poque eu pedi xixi e não fiz na cadei'a do carro?
------------------------------------------------------
No restaurante sentada numa cadeira ao nosso lado, observa os empregados com atenção. E diz: Aquele senhói tem um vestido paia não sujar as calças dele. O vestido era um avental quase até aos tornozelos.
-----------------------------------------------------
Ela a ver bonecos, eu no computador. Tudo calmo, só com o som dos respectivos. Chega-se de mansinho perto de mim e diz: "Tás aqui xózinha ó quê?!"
----------------------------------------------------
Chega à sala e vê um pullover do pai em cima do sofá. Pega nele e fala consigo mesma: "Tás doido pai? Isto não é em cima do sofá, fica tudo (des)arrumado! É em cima da tua cama." E resmungando sozinha lá vai até ao nosso quarto, deixar o pullover em cima da cama.

E arruma frequentemente os chinelos e sapatos do pai que encontra fora do lugar. Também põe dentro da máquina de lavar a roupa que lhe pedimos.
------------------------------------------------
Eu a conduzir, ela na sua cadeira a ver bonecos:
Ela: Mãe?
Eu: Diz.
Ela: Esta rua é est'anha(estranha).
Eu: Porquê?
Ela: Poque eu não posso andái(andar) lá fóia(fora)!

Não percebi muito bem, penso que tinha a ver com não puder andar porque estava dentro do carro... mas enfim, nem tudo é para perceber ;)

Um pouco mais à frente...

Oiço o velcro dos ténis dela e pergunto em tom de brincadeira:
O que é que esse sapato está a fazer? (Eu a pensar que ela se ia descalçar)
Ela: Não é um sapato é um téni!
Eu, a tentar não me desmanchar a rir: Pois é tens razão, isso são ténis. E o que é que esse téni está a fazer? Vai sair cá para fora?
Ela: Não, estou só a pôie(pôr) isto di'eito.

E são várias as vezes ao dia, que ela me surpreende com conversas, exclamações, declarações que me enchem de orgulho e me levam às nuvens. Tenho pena de não me conseguir lembrar de todas e apontar aqui para que a memória não as leve...

9 comentários:

  1. Esta a crescer prima e cada dia que passa te iré surpreender mais e mais...É um orgulho enorme ver crescer o meu kiko lindo e saudavel e espertalhao...é a minha vida que me surpreende a cada segundo! Um desejo enorme de poder falar com a minha mae e mostrar-lhe o netinho que ela sempre desejou, saiu do meu ventre e ver o trabalho como mae eu tenho feito... Bjos com saudades

    ResponderEliminar
  2. Que liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não param de nos surpreender! Crescem de dia para dia!

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Adorei tudo!!

    Mas a de ter uma boneca chamada Sofia parece-me mesmo muiiiito bem:):)

    ResponderEliminar
  5. A da arrumação também está demais! é giro vê-los a imitar comportamentos. Ela, a senhorinha, imita muito a sua mãe, não é?

    :)

    ResponderEliminar