quarta-feira, 17 de março de 2010

Onde é que eu errei? ou Conversa de m#*?!

Já há uns meses que a Tiz não faz(ia) cocó na fralda, com o xixi ainda tem acidentes, especialmente se tiver ocupada/distraída. Na escola já anda sem fralda o dia todo e dorme a sesta sem fralda, lá há pouquíssimos acidentes, e quando há são com xixi.
Fora de casa ainda lhe ponho a fralda, porque morro de medo que ela peça xixi se estivermos no carro e não puder parar, para além de que ela ainda se distraí muito.


Ora na semana seguinte ao temporal, eu não trabalhei e ficámos as 2 em casa, os horários e rotinas mudaram e ela já não pedia para fazer cocó.
Eu vi-a a encolher-se, com dores, mas nunca queria fazer. Eu perguntava sempre porque é que ela não queria ir à sanita/bacio e ela dizia que queria brincar.
Eu sentava-a na sanita 4/5 vezes por dia, quando a sentia aflita ou apenas porque sim e ela não fazia. Um dia tive que pôr bebégel.
Quando já estava muito aflita e com cólicas insuportáveis, pedia cocó, mas já não chegava a tempo à sanita e fazia na fralda...
Na semana seguinte na creche a coisa ainda não estava normalizada, apenas na semana depois dessa as idas à sanita normalizaram.
Mas basta o fim de semana para a coisa descambar, este fim de semana, ao fim de 3 dias sem fazer colocámos bebégel e nem assim.
Liguei ao pediatra que me indicou o laveolac e mais um bebégel, mas entretanto no banho com a àgua quentinha ela pediu, e eu só tive tempo de a levantar da banheira e sentar na sanita.
Hoje falei com uma colega que passou um verdadeiro tormento com o filho de 5 anos, que só há pouco tempo vai de livre vontade fazer cocó...
Não sei como é que ela ganhou esta mania, mas queria tanto fazê-la desaparecer!


Já exprimentámos várias maneiras:


1- Colocar o bacio na sala, para que ela não tenha que deixar de "brincar".

2-Colocá-la no redutor, para que não tenha distracções à volta e faça mais depressa, para regressar à brincadeira.

3-Colocá-la no redutor e levar os brinquedos todos que ela pede, para que se entretenha.


Há dias em que nada resulta... Alguém tem dicas? Please!!!

9 comentários:

  1. Olá Nádia!
    Cá por casa foi mais ou menos isso...
    Durante algum tempo deixamos que a Sara fizesse cocó só na fralda porque ela não queria fazer na sanita de maneira nenhuma... Chegou a um ponto em que já nunca usava fralda (só para dormir) e tinhamor de por-lhe uma por causa do cocó. Houve um dia que decidimos comprar a guerra com ela. Primeiro houve uns quantos bebegel também, mas houve uns dias em que não fez nada mesmo. Levámo-la às urgências e esteve lá a ser observada, deram-lhe o mesmo que nós em casa, mas talves porque foi ao médico a coisa começou a acertar. Apartir daí começou a ir à sanita...
    Tem paciência e vai inssitindo, vais ver que a coisas muda um dia destes!
    Beijos nossos!
    Cíntia

    ResponderEliminar
  2. Eu dizia-te para levares os brinquedos mas, a ver bem, ela não se iria distrair e já não fazer depois?

    Fora isso, desculpa, mas estou sem ideias...
    Mas vais(vão) conseguir encontrar qualquer coisa.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Por aqui ainda andamos mais atrasadas. Só fez cocó uma vez no bacio. Quando vejo que ela anda aflita (vai sp para trás das cortinas para fazer) tento levá-la para a sanita; umas vezes nem consigo pq a birra é grande, quando o faço à força ela acaba por não fazer nada, mesmo que lá esteja meia hora entretida com brincadeiras. Depois penso q não posso fazer isto para não ter de recorrer ao bebégel e assim andamos...
    Vou espreitar as dicas que te derem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente não tenho nenhuma ideia milagrosa que te possa ajudar.
    Talvez seja só uma fase menos boa.

    Resta esperar que tudo comece a correr melhor.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu estou exactamente como a Mar, ele qd tem vontade vai para trás do sofá. Se tento leva-lo ao bacio, faz uma enorme birra, não quero força-lo mas tb não sei o que fazer :(
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Sou fã antiga do teu blog mas nunca postei nada.
    A Ariana tem 30 meses e felizmente teve uma excelente adaptação ao bacio e posteriormente à sanita.
    Desde os 20 meses que só usa fraldinha para dormir à noite e os descuidos são raríssimos, mas tb passei por alguns episódios menos felizes que incluiram uma ida ao pediatrico de Coimbra (durante as férias) porque pediu para fazer cocó e só deitou sangue!!! Pânico total! Felizmente eram só duas fissuras anais que com algum cuidado cicatrizaram sem grandes problemas. Houve uma fase em que ela tb nunca queria fazer e as fezes iam ficando mais duras e quando já não aguentava mais lá pedia para ir à sanita e foi nesta altura que ela fez as fissuras. Começamos a adoptar outra estratégia: livros. Quando vai para a sanita leva uma história. Abstrai-se de tal modo que acaba por fazer sem grandes complicações. À conta desta aprendeu as letras do abecedário.
    Hoje em dia faz sem problemas mas acabou por se habituar "à leitura de sanita" e na minha casa de banho há sempre um livro ou dois. :)
    Quando ela teve as fissuras a pediatra receitou um lubrificante; Parafinina Liquida Xarope, que resultava muito bem e com a vantagem de não viciar o intestino cm acontece com os laxantes como o Laevolac.
    Espero que a minha dica possa ajudar, mas prepara-te para umas boas meias horas sentada no bidé a contar histórias! :)
    Felicidades

    ResponderEliminar
  7. Olá, olá!
    Pois cá por casa já há muito tempo que temos esse problema resolvido. A escola foi maravilhosa para resolver a questão dos xixis. Já os cocós foram também mais complicados. Após alguns contratempos seguimos o conselho da pediatra de criar uma rotina e assim foi: de manhã, a seguir ao pequeno-almoço, sentávamos a piquena no seu trono/bacio em frente à televisão a ver um desenho animado. No princípio demorava o episódio todo até conseguir fazer, mas com o tempo começou a ser mais rápida. Acabou por se habituar à ideia de fazer cocó e hoje em dia faz quase sempre de manhã em casa ou na escola e já na sanita. Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar
  8. nos ca em casa sofremos um retrocesso, puramente por questoes que ja identifiquei serem emocionais. Dai que nao insisto. A Carminho largou a fralda o Verao passado.. Bacio, redutor, tudo com a maior das facilidades. Depois a determinada altura comecou a reclamar que so usa fraldas. Nem com cuecas lindas a consigo demover. E temos longas conversas as duas em relacao a este capitulo da nossa vida, ao que ela é firme: mae, nao! quero fralda. E depois atentei mais a situacao, qd percebi que nao ia ser uma birra de alguns dias.. e ai descobri que ela tem receios de cariz emocional, porque ha um mano mais novo. e ainda por cima esta prestes a haver outro.. e ela interpreta o acto de trocar fraldas como sendo de cuidado, de ser bebé, de ser mais unida aos pais, de nao haver lugar a substituicao por outro bebé ca em casa. dai que nao insisto. Ja o fizemos e sei q ela vai lindamente a retrete e ao bacio, que inclusive sabe destacar as folhas de papel para se limpar. Dai nao tenho temores, e agora o resto vira a seu tempo. Por mim pode continuar a usar as suas fraldinhas o tempo que quiser. Ahh! E a escolher o desenho: ''mae: a filha quer cóco minhau!''
    tudo a seu tempo, sem stress.
    um beijoo grande p voces!

    ResponderEliminar
  9. E é disto que tenho medo mas também te digo: por vezes mal vale voltar atrás do que andar stressada (já ando e ainda não começou ;o)... cada ser é único e o timming é deles!
    Há que respeitá-lo, certo?
    Não ajudei, sorry, mas entendo o teu stress...
    Espero que as coisas se resolvam da melhor forma.

    Beijos
    Tété & Xavier

    P.S. - Amanhã começa o MEU stress...

    ResponderEliminar