terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Por aqui...

O tempo é cada vez mais escasso e passo por aqui muito menos do que aquilo que gostaria, por isso aproveito agora que a Tiz foi dormir mais cedo, para contar as novidades.
Após uma tosse que persistia há quase 2 semanas, e 3 dias com uma febrícula que não chegou aos 37,5º, resolvemos levá-la para ser vista pelo médico mais uma vez.
Após observá-la não viu sinal de inflamação em lado nenhum, mas a expectoração estava lá, pelo que receitou antibiótico e depois de tantos meses voltámos à bomba de ventilan e flixotaide como prevenção.
Perguntou se havia algo novo em casa ou na escola, que possa estar a desencadear algum tipo de reacção alérgica. É que podemos estar a tratar os sintomas, mas o problema continuar lá....
Dois dias depois vêm-se francas melhoras, já não tosse quase nada.
As noites mesmo sem tosse não continuam fáceis, de há 2 semanas para cá, a minha princesa dorminhoca, anda muito agitada, pesadelos, gritos a chamar por mim durante a noite, enfim um filme... Há dias em que pareço um zombie!
Não estava nada habituada a isto e vou pedir ao pai natal que traga de volta o sono sereno e tranquilo a que a Tiz sempre nos habituou.
Estas 2 próximas semanas serão muito preenchidas, profissional e socialmente, pelo que precisamos de dormir, a Tiz até anda com olheiras, a genética é tramada... desculpa filhota!

Mas não foram os percalços, a razão que me trouxe aqui, é que eu quero deixar registadas as coisas maravilhosas que eu oiço a minha filha dizer todos os dias, são às dezenas, não estou a exagerar, mas este pobre e sonolento cérebro não consegue registar nem metade. Claro que neste momento não me lembro de quase nada, mas aqui vão algumas:

Péia mamã péia, titiz dix coisa papá
- Espera, mamã espera, Titiz diz uma coisa ao papá. Enquanto esticava o braço e a mão, à minha frente, muito aflita por não a deixar falar.

Eu xou pequenina. Titiz qué cadas pas têlas - Titiz quer escadas para chegar às estrelas. E a forma com que ela disse isto, os gestos que usou, uma ternura.

Viste a minha chucha mamã? - Enquanto "varria" a sala com os olhos à procura da adorada amiga.

Como te chamas? Ma'ia Titiz Quantos anos tens? Tanho du anos (levantando os dedos). Eu tinha um bôuo gande na festa e eu comi todo!

Ao ouvir um carro a arrancar com bastante estardalhaço, exclama: Ai que baíuio(barulho)! Eu tanho medo, os carros são pe'igosos!

Mãe quéio batôn, papá tu não podes, és menino!

Ai meu Deus! Enquanto leva as mãos à cabeça.

Mãe, eu xou gande e eu tanho cuecas. Pois, mas usas chucha, e os bebés é que usam chucha... Mãe mas eu xou pequenina. E diz a última frase baixando a voz , encostando a cabeça no meu ombro e a fazer um beicinho lindo com os lábios.

Eu nem consigo explicar este estado de amor em que vivo, eu já disse que esta miúda há-de levar-me à loucura ;)

Ando completamente, estupidamente apaixonada por ela, pela fase em que ela está, por tudo o que ela diz, faz, a entoação com que fala consoante aquilo que diz, o modo como aplica as palavras novas nos momentos certos.

Diz obrigada, com licença, se faz favor, SEMPRE em todas as situações, deixa-me completamente babada e de lágrima no olho várias vezes por dia.

Anda completamente mamã dependente e eu AMO isso!

5 comentários:

  1. Tão querida, a Tiz!Por acaso, hoje também fiz um texto com notas soltas da Joana :-) Deixam-nos completamente rendidas, as nossas princesas, não é?
    A Joana também andou uma temporada com uma tosse persistente (com expectoração) e sabes o que é que ajudou? O medicamento Aerius (5ml por dia, 1x ao dia). Conheces? Fez milagres, é muito bom.
    Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  2. Andas tu e eu.. Farto-me de rir com as expressões dela. cada dia é uma nova. Esta manhã abanava-me e dizia: acoda! (acorda)
    Também usa muito o "péia, péia!". Esta é das melhores fases sem dúvida. Apesar de também fazer algumas birras ultimamente, principalmente para comer sopa.. Mas tirando isso está uma espertalhona!
    beijocas para todos cheias de saudades e uma epsecial nas bochechas lindas da Tiz

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela vossa felicidade e pelas conquistas diárias! Bom trabalho!

    ... e que o Pai Natal, no meio de tanto presentinho bom, traga tb um soninho sereno para a Princesa e para a mamã! ;)

    ResponderEliminar
  4. Não consegues explicar?
    Não é necessário.

    Mesmo que nos levem à loucura, acabam também por saber serem doceis e nossos amigos.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Amei!!! Lindo Post!!! E a Tiz, que docinho... que amor...

    Nós como mães sempre encantadas e apaixonadas. Muito generoso esse Papai do Céu não é mesmo?

    Um beijo enorme e também encantado pela "princesice" da Tiz

    ResponderEliminar