quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Curtas que até são longas

Sexta feira passada deixei a Tiz a dormir e o P. de babysitter e fui jantar com as minhas colegas. Ainda fui 20 minutos a um bar, mas depois ala para casa. As minhas colegas insistiram para ficar mais um pouco, mas lá lhes expliquei que cada minuto ali, era menos um minuto que dormiria e elas lá me deixaram vir embora.
Soube tããããoooooo bem! Passaram exactamente 3 anos e 6 dias desde a última vez que "saí" à noite, agora não posso deixar passar tanto tempo outra vez ;)
E a Tiz no Sábado acordou às 9.15h, um amor!

Anda ranhosita desde 5ª feira passada, no Sábado descobri o 2º molar inferior esquerdo já metade de fora. Temos-lhe posto gotas no nariz antes de ir para a cama. No Domingo de manhã, deitada no muda-fraldas, onde lhe costumo por as gotas disse : Titiz não qué gotas mamã. Titiz põe (pôs) ontem!

Nos primeiros dias fez um berreiro, agora já põe as gotas praticamente sozinha, mas ainda assim, a meio do dia sem qualquer conversa nesse sentido diz: Não quéio gotas mamã.

Poxo mamã?
(mexer no comando da tv) Eu xou gande!

Na escola faz todos os dias xixi e cocó no bacio. Quando a vou buscar, ela fez há pouco tempo após a sesta e a educadora deixa no bacio para ela me mostrar.
Adora agarrar-me na mão e levar-me à casa de banho. Óia cocó 'indo mamã! Com um sorriso e alegria contagiantes.

Como se porta tão bem prometi-lhe uma prenda à escolha. Ficou feliz da vida e tratou de também pedir prendas à Nana, ao Cáios e à Bisa, e era vê-la ao telefone a explicar o brilharete do bacio e daí merecer umas prendas.

A prenda escolhida foi uma malinha com umas comidas em plástico. Chama ao brinquedo a p'enda e gosta de sentar-se no sofá e perguntar-nos: (O que) Tu quéies papá/mamã? Depois procura e dá-nos na boca.

Anda numa de escrever, pintar, fazer desenhos e dizer o que está a desenhar. Ler tóias e mais tóias. Adora os livros da fada Carolina e tem uma colecção deles que a minha mãe começou a fazer antes mesmo de ela nascer. Os livros têm engenhos pequenos e delicados por dentro e volta e meia lá salta qualquer coisa. Papá a'anja! O papá arranja tudo!
Brinca muito ao faz de conta, faz conversas imaginárias com os bonecos.

Apesar de ter desenhos animados preferidos (ruca, irmãos koala,...) já vê e gosta de quase tudo o que passa no Panda. Consegue manter-se durante longos períodos atenta ao que está a ver.
Um dia destes viu a Pequena Sereia, que o P. chama dos bonecos hipnotizadores, pois ela mal pisca os olhos tal é a atenção, e ainda viu metade do Rei Leão.
Agora anda in love com a princessinha do canal Panda, e canta tão bem a música. Esta e qualquer outra, apanha muito bem os tons e ritmos de canções, nesta saiu ao pai ;)
Adora dançar e dar saltos com os 2 pés, tipo sapo. Quando vê os parabéns do Panda, pergunta sempre: Qui (quem) é mãe?


À noite, depois de lavar os dentes e mudar a fralda, vai à estante escolher a tóia para a mamã ler, descalça as pantufas e sobe para a cama. Eu digo claramente para vou ler apenas uma, ela diz que sim, mas no fim faz sempre choradinho.
Eu apago a luz e sento-me ao lado dela no banquinho do Ikea. Passado 2 segundos pede 'eitinho e o P. lá nos traz o biberão. Assim que acaba de beber diz: cama. Quando quer ganhar tempo também pede ábua.
Deito-a e depois de rebolar um bocadinho, pede-me para lhe coçar os braços, pernas, costas e cabeça (cafuné). Uns dias adormece assim, noutros adormece com a cara em cima da minha mão.
Nos dias mais inquietos tenho que ralhar e ameaçar que me zango para ela sossegar. Um dia desta semana, disse-lhe que estava muito cansada e que ia para a minha cama descansar e que ela ia adormecer sozinha. Ela responde : Rupa (desculpa) mamã (tira a chucha e dá-me um beijo maravilhoso) Titiz deita. Fica aqui pé mim, tá bem?


Anda a vibrar com o pai tatal, com as árvores e com os enfeites. Do próximo fim de semana não pode passar, temos que fazer a nossa àrvore.


No Sábado passado fomos à feira dos 50% e trouxemos de lá algumas prendas para os primos e uma para a Titiz. E 4 pacotes de fraldas a 50%. Não é normal nesta altura já termos prendas compradas!

Adora chá. Pede-me chá a qualquer hora do dia e bebe copos e mais copos. Eu sou assim, também desde criança, adoro chá, mas não tenho por hábito beber todos os dias, não sei onde ela foi aprender isto...

Quando pai chega a casa é a hora da loucura. Brincadeiras, que incluem jogos, desenhos e fazer do pai, cavalo ;)


9 comentários:

  1. tão lindinha!!!!!! são mesmo especiais as nossas princesas. Apetece tantas vezes congelar estes momentos para os eternizar no tempo!!!! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Sabes que acho essas saídas muito saudáveis? E nem sem pré nem nunca :o)

    “Coco indo”… que fofa!!! Está a ficar uma mulherzinha.

    Está deliciosa a tua Tiz, sua mamã babada!

    É bom “ver-vos” FELIZES!!!

    Bom fim-de-semana.

    Beijos
    Tété & Xavier

    P.S. – como está a Andreia?

    ResponderEliminar
  3. Tão linda
    Essa fase deve ser uma ternura mesmo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sei que escreves mais para ti, para ficar, para recordar mais tarde. Mas é uma ternura ler-te e partilhar contigo estes momentos maravilhosos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que linda e amorasa que ela ta..:)
    ta a ficar uma mulher.

    beijinhos,

    ResponderEliminar
  6. tão querida... eles crescem tão rápido!!!

    PS - Acho que fazes mt bem em sair! Eu tb sou como tu, mas tenho tentado, ultimamente, contrariar estes hábitos. Nós (pais) tb precisamos de desanuviar.

    ResponderEliminar