terça-feira, 19 de maio de 2009

Os genes são uma coisa tramada

A semana passada uma auxiliar da sala da Tiz, levou um coelhinho para mostrar às crianças. Já o tinha feito nas férias da Páscoa, mas como a maioria não estava, voltou a levar para que todos pudessem conviver com o dito.
Eu preveni-as logo da reacção que a Tiz ia ter. E assim foi, disseram-me que assim que a gaiola entrou na sala e ela viu o coelho foi a choramingar para a outra ponta da sala e gritava : "Não, sai!"

Eu juro que não lhe demonstro o meu medo de animais. Já fomos a uma quinta pedagógica e ela foi ao colo do pai e eu deixei-me ficar para trás, para que ela não visse no meu rosto a minha aflição. Ela não gostou.
Ela já entrou numa loja de animais com o pai e eu fiquei à porta, ela não gostou.
Ela gosta de ver imagens de animais , em livros e na tv, sabe fazer os sons, chama o cão dos avós, mas quando ele se aproxima, sobe por nós acima completamente contraída.
Este fim de semana os meus avós ofereceram-lhe um mealheiro, que é um cão em peluche e quando se põe uma moeda, o cão ladra. A primeira reacção dela foi rejeitá-lo e choramingar, mas depois de alguma explicação/insistência, lá o aceitou.

Acredito que no futuro a situação possa melhorar, mas por enquanto ela tem medo/estranha os animais.
Tal como aqui a je, não é que não goste de animais, simplesmente tenho medo e receio de tocar. O único que consigo tocar é no cão e não são todos. Penso que não é um trauma, pois desde que me lembro sempre fui assim. O P. chama-me galinha e o meu avô que é o maior adorador de animais à face da Terra, tem um grande desgosto.
Há coisas que simplesmente não se escolhem.

16 comentários:

  1. POde ser q a situaçao melhore mesmo...eu nao tenho medo dos animais, mas nao sei porque tenho fobia as galinhas...nao consigo ter uma ao pe de mim...tenho muito medo...sempre fui assim e ainda nao passou...

    ;P

    UM beijo
    Marta e Nuria

    ResponderEliminar
  2. Há coisas que não se explicam, são assim e pronto!
    E não vale a pena insistir muito senão aí é que ela pode criar mesmo alguma aversão mais séria.
    **********

    ResponderEliminar
  3. Compreendo-te perfeitamente. Também tenho muito medo de cães e de gatos, penso ser um trauma de infância. Mas no caso da Leonor os genes não funcionaram: adora os animais e quer mexer e pegar em todos, até nos cães maiores do que ela. Espero que continue assim, eu não gosto nada de ser assim tão medricas...mas não consigo mudar...

    A Tiz de certeza não vai querer ser veterinária, como muitas crianças dizem q querem ser...

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá mamã!
    Deixa lá querida mamã isso com o tempo passa, mas se não passar é bem verdade... sai à mamã ;-)
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  5. Linda, logo que poderes dá uma espreitadela ao meu blog!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. ehehe quem sai aos seus...
    deixa lá tb pode ser por ela se apreceber das tuas reacções ,eles são muito espertos!mas tens de ser tu a dar esse passo minha querida! se lhe demonstrares que não é assim tão mau ela acredita em ti e perderá esse medo .só tu a podes encorajar se foures corajosa!tb ninguem te diz para fazeres festas a um tigre né?
    boa sorte!
    jito

    ResponderEliminar
  7. ok... tb sou assim!
    Eu e os animais...nao dá!
    Tenho medo de caes, sou alergica a gatos, enfim!

    Consigo ver animais e tal. mas nao gosto de lhes tocar!

    E este é um assunto que nao falo muito...
    Ah gosto muito muito de cavalos...

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Amiga eu também sou assim,
    Eu sou alergica a gatos, mas adoro-os
    bjokas

    ResponderEliminar
  9. Pois saiu a mamã!! ;p

    Bjokas***Sara&Yara

    ResponderEliminar
  10. é verdade, a genética é mesmo tramada, mas deixa lá, mesmo que não lhe passe esse medo, ela encontra outras coisas com que se entreter. e peixinhos? ela gosta? que tal um visita ao oceanário? pode ser que tenha uma reacção diferente? lol foi só uma ideia :) bjs*

    ResponderEliminar
  11. se, um dia, vocês conhecerem a minha cadelita, mudam de opinião.

    beijos.

    ResponderEliminar
  12. As vezes até é bom ter um certo receio dos animais, pelo menos ela tem cuidado com eles. O meu é bruto e quer mexer em todos, corre atrás dos cães, dos passaros, dos gatos, quero ver como vai reagir qd formos ao Zoo.
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. XXXiiiii!!!
    Esse medo deve ter ido nos 5% de carga genética exclusivamente materna. :o)
    Só pode!

    Quem sabe, quando ela crescer a coisa melhora.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá, vais ver que com o tempo a Tiz perderá o medo...!
    Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  15. Pois lá nisso tens razão e esses medos dificilmente desaparecerão e inevitavelmente, com o seu crescimento, a Tiz irá notar e também se retrair ou então irá surpreender-te ao ponto de conseguir mudar a mamã… quem sabe!
    P.S. - Gostei das prendinhas do dia da mãe ;o)

    ResponderEliminar
  16. talvez passe talvez nao,as crianças sao assim,deixa o tempo te dira.a matilde nao tem medo nenhum de animais mas tem "medo" dos pelos,tipo um cabelo no banho ou aquele cotonzito que se poe entre os dedos dos pes por causa das meias...até ja chorou...

    ResponderEliminar