sexta-feira, 17 de abril de 2009

Noites boas e Noites más...

Desde segunda feira, que as noites alternam entre calmas, em que a Tiz mal se destapa e só tenho que lhe pôr a chucha uma vez, e agitadas, em que ela não pára quieta na cama, não aguenta um lençol em cima, mexe muito os braços e pernas e até grita "não" várias vezes, dando a ideia que está a sonhar.
A noite passada foi uma dessas e às tantas ela veio para a nossa cama, pois estava sempre a chamar mamã (isto sem nunca acordar) e mesmo na nossa cama, toda encostada a mim e com a mão dentro da minha boca, não parou esteve sempre a chamar por mim e com uma inquietação desesperante, para mim pois claro.
Pesadelos? Terrores nocturnos? Quem já passou por isto ou tenha conhecimento de causa, por favor diga qualquer coisa. Há alguma coisa que eu possa fazer?

22 comentários:

  1. Julgo que a Leonor também já tem tido alguns pesadelos, mas com pouca frequência. Tenho lido que é normal, mas realmente não sei se há algo que se possa fazer...venho depois espreitar os comentários...

    Bjs e desejos de noites calmas.

    ResponderEliminar
  2. Tal cm vcs ,O T já teve noites assim ,chama por mim ,chorinca diz NÂo mtas vxs e nunca pára quieto julgo serem pesadelos ,infelizmente nada podemos fazer e tal cm a Mar diz ,é normal nesta idade (2anos).

    Bjs e bom fds.

    ResponderEliminar
  3. Da experiência que tenho com crianças é nesta altura que se iniciam os pesadelos e são angustiantes para a criança, o que eu fazia na casa onde trabalho é tentar acalmar a criança na caminha dela (claro que andamos podres e temos que as trazer para a nossa cama), tentar que o último periodo do dia seja o mais reconfortante possível para a criança. Fala com a educadora dela para ver como tem sido o dia a dia dela na creche. Espero ter ajudado. por vezes ajuda ter uma pequena luz de presença ou ficar uma luz acesa (tipo a do wc ou corredor). Conseguiste sacar o programa?

    ResponderEliminar
  4. Amiga, não te posso ajudar muito...
    Houve uma altura que a Sara também teve o sono mais agitada, mas nada assim, se não me engano também foi mais ou menos com a mesma idade da Tiz...
    Se vires que não acalma pergunta ao médico... É sempre melhor...
    Beijos grandes!
    Cíntia
    P.S.: Os destinatários gostaram das t-shirts? :)

    ResponderEliminar
  5. A Nini ainda tem pesadelos assim sem acordar... e é desesperante.
    Vai fazer 6 anos daqui a nada.
    Ficamos sem saber como reagir...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. A minha Madalena também tem algumas noites assim, muito agitada, não esta bem em nenhuma posição, nem na cama dela enm na nossa..... o que faço é tentar acalma-la e rezar para que não desperte.
    Bjs grandes
    Susana, Sérfio e Madalena

    ResponderEliminar
  7. Tenta q os finais de noite sejam o mais calmos possível, rotineiros mesmo!(cá em casa, proibiu-se um determinado Noddy que tinha medo do "monstro que estava em baixo da cama"...)
    Na altura em que chama por ti, tenta apenas acalmá-la com a tua voz e com carinhos e... NAO A LEVES PARA A TUA CAMA. Tb o fizémos e o q nós nos arrependemos + tarde!... Por tudo e por nada, queria ir para lá, mesmo q fosse 4 da manhã!!!
    Tens uma luz de presença?! São o ideal. No Ikea há candeeiros fantásticos para eles! Ela deverá perceber que quando se assusta tu estás lá, mas tb deve aprender a adormecer sozinha dp do susto.
    Eu sei q escrevi mt, mas esta foi uma das poucas batalhas q travámos com o nosso Xavi. Parte-se-nos o coração qd nao lhe damos colinho a meio da noite, mas depois de mtas, mtas noites em que nenhum dos 3 dormia como deve de ser, tornamo-nos um pouco mais "rígidos".
    Boa sorte e nao desanimes... tudo faz parte do crescimento!

    ResponderEliminar
  8. Acho que serão pesadelos.
    Acho...

    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Olha eu não te posso ajudar muito porque a a Sofia é quase assim todas as noites e ainda não percebemos o porquê
    bjokas

    ResponderEliminar
  10. Olá! Eu ainda não tenho filhos, a minha experiência é do outro lado... eu tive o que os meus pais chamavam "terrores nocturnos" até bastante tarde (praí 6 ou 7 anos), pelo que diziam gritava muito, até acordava a casa toda... mas acordava descansadinha no dia a seguir de manhã... não me lembrava de nada... e não me lembro... mas do que me lembro e que nessa altura me afligia muito era a preocupação dos meus pais, a conversa de que eu tinha de ir ao hospital por causa daquilo, metia-me um medo... ate porque pra mim nao se tinha passado nada, ficava a achar que tinha feito alguma coisa mal e foi isso que me marcou... por isso, por mim, se vires que ela acorda bem e não se lembra de nada, não lhe transmitas a tua preocupação... é a única coisa de que me lembro dos terrores nocturnos... o sentimento de estar a desiludir/preocupar os meus pais e não poder fazer nada por isso... :(

    M
    (http://um-a-dois.blog.com)

    ResponderEliminar
  11. É bem provável que esteja a entrar na fase dos pesadelos, de noite.

    Não é grave mas, não a leves para a tua cama. Por muito duro que te possa parecer.....Será ainda pior mais tarde, quando quiseres que ela durma só na sua cama.
    (falo por experiência própria!)

    Bjinhos, e noites mais calmas

    ResponderEliminar
  12. Já tivemos noites assim, o Rodrigo chorava muito, mas estava a dormir!Da mesma forma que apareceram, desapareceram! São fases!

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. devem ser mesmo pesadelos ou terrores nocturnos. a Madalena apesar de tão pequenina às vezes grita de noite, nós vamos a correr espreitá-la na cama e está a dormir profundamente...
    não tenho experiência no assunto, só espero que passe rápido e que a tua Tiz voltea dormir tranquila e sogadita como antes!
    boa sorte e bjs*

    ResponderEliminar
  14. Humm...fez tudo isso sem nunca acordar? devem ser pesadelos...

    Nao sei...nao tenho experiencia no assunto...

    E que tudo passe depressa...o que é preciso e ter calma...


    um beijo
    Marta e Nuria

    ResponderEliminar
  15. Humm...fez tudo isso sem nunca acordar? devem ser pesadelos...

    Nao sei...nao tenho experiencia no assunto...

    E que tudo passe depressa...o que é preciso e ter calma...


    um beijo
    Marta e Nuria

    ResponderEliminar
  16. Li ontem, num livro (vou tentar descobrir a página e faço um post, depois aviso-te) que isso mais parece ser um terror nocturno, pois ela apesar de olhos abertos continua a dormir. Não deves acordá-la. É normal, apesar de parecer difícil. Pessoalmente nunca passei por nada disso.
    Melhores noites vos desejo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. A Bia é igual...o pediatra diz que é normal...nós aqui em casa brincamos que ela deve estar a sonhar com o Noddy atrás dela...lol


    Bjocas Grandes

    ResponderEliminar
  18. A minha irmã teve, e é angustiante....Mas supostamente não deves fazer nada, muito menos acorda-la!!!Tens que estar a beira dela, tentar dar-lhe apoio principalemnte se ela acorda....Mas nunca a acordar!!!

    jinhos,

    ResponderEliminar
  19. Ca em casa andamos iguais, a desesperar! Comprei o Sonomil, mas parece-me que é igual...Ele nem na minha cama dorme, fica acordado às 4 da manhã como se fosse de manhã...

    ResponderEliminar
  20. Até agora o pimpolho nunca esteve assim a noite toda. Mas qd ele me chama aflito e noto que está a dormir e parece pesadelo, ponho no meu colo, acendo a luz de presença e tento que ele acorde devagarinho, e fico ali um bocadinho com ele. Noto que assim ele acalma e volta a dormir bem.
    beijocas

    ResponderEliminar
  21. Acho sinceramente que faz parte do crescimento. Houve uma altura em que também aconteceu por aqui uma vez ou outra. Pode ser ansiiedade com alguma coisa, eu não me preocupava muito, sei que custa mas passa, é dar-lhes miminhos :)
    Bjo gde!
    Paula

    ResponderEliminar
  22. Cá em casa as noites também têm sido assim… penso que serão pesadelos pelo facto do Xavi não chegar acordar mas não tenho a certeza. Irei questionar a pediatra na consulta dos 15 meses.
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar