quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Do desfralde

Na consulta dos 18 meses, a enfermeira aconselhou-nos a ter um bacio para que a Tiz se começe a habituar ao objecto. Devo colocá-lo na casa de banho e sempre que eu for à sanita explicar à Tiz o que estou a fazer e incentivá-la a sentar-se também no bacio.
E basicamente, deixar a coisa andar, ver como é a reacção dela e algum tempo depois tirar a fralda para que exprimente sentar-se sem roupa.
Há já muito tempo que eu não consigo ir à casa de banho sozinha, pois ela adora ir comigo e perguntar o que estou a fazer..."titi mamã???, cócó mamã???"
Desde então ando a pesquisar bacios, e queria um alto, não sei porquê, simplesmente acho que é mais confortável. Eu não gosto de fazer as minhas necessidades de cócoras ;)
O desfralde é um tema que não me agrada e que se eu pudesse adiava até ela ter 4 anos. Mesmo antes de ser mãe, era algo que me fazia muita confusão. Como se diz a uma ciança que passou os últimos 2 anos a fazer xixi e cocó quando bem lhe apetecia, que agora tem que avisar e fazer no bacio? E quando está no carro? Ou em qualquer outra situação que não permita ir à casa de banho no instante, como se ensina a aguentar essa vontade?
É um processo que me angustia, porque sei que é feito de sucessos e retrocessos, e camas molhadas a altas horas da madrugada. Há crianças que se adaptam muito bem e largam as fraldas de dia e de noite ao mesmo tempo e há aqueles que usam fraldas à noite até aos 4 anos.
Não tenciono insistir em nada até ela fazer 2 anos, acho que é muito cedo. Além disso quero começar quando o tempo começar a aquecer, porque andar molhada várias vezes ao dia com este frio não convém... E para ser significativo, tem que ser feito em casa e na escola ao mesmo tempo e penso que lá só vão começar no próximo ano lectivo.
Estou mentalizada que vai ter que ser, que não posso saltar esta parte... Mas que não gosto, não gosto!

28 comentários:

  1. Sim,não é uma etapa fácil, mas crianças surpreendem-nos e entendem mais do que nós pensamos. E vai haver uma fase que vai ser ela a pedir para fazer no bacio e não na fralda. Nesta idade, começam a querer imitar os adultos em tudo e daí, o bacio na casa-de-banho.

    Vais ver que vai correr tudo bem e quando menos esperas ela larga a fralda...não sem antes molhar a roupa uma dúzia de vezes...mas faz parte.
    Estou a escrever isto mas também me está a custar este próximo passo...vamos ver como elas se portam: o mais importante é não obrigá-las a nada e deixá-las decidir quando o querem fazer.

    E agora com isto, lembrei-me que ainda não apontei uma coisa no blog...vou já tratar disso.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Realmente a mim tb me incomoda esta fase. Ela já tem um bacio e no outro dia enquanto lhe mudava a fralda experimentei colocá-la lá...e ela até fez xixi... (tenho um post no blog) Mas não voltei a insistir. Primeiro porque tá frio e depois ela terá tempo para se habituar ao bacio....no entanto ele continua lá na casa de banho...
    Beijos***

    ResponderEliminar
  3. Deve ser complicado, concordo contigo....Mas tem mesmo que ser!!! :)
    Vais ver que vai correr bem!!!

    beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. Também confesso que odeio esta parte... e já passei por um desfralde que correu muito bem.
    Enfim, tem que ser!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Sim, não deve ser uma fase nada fácil... mas não deixa de ser uma fase.
    Não podes esquecer que os nossos filhos têm uma vantagem muito grande: adaptam-se facilmente às coisas novas... vais ver que nesta situação as coisas também vão correr bem.
    Mas sem stress... dá tempo ao tempo...

    ResponderEliminar
  6. Olá mamã! Concordo contigo. Há dias falava com o meu marido sobre isso. Vamos comprar o bacio e dar-lhe tempo para que vá entendendo o processo. O verão joga sempre a nosso favor nesta fase. Na praia ou em casa vai ser mais fácil liberta-la das fraldas aos poucos, sem frio e sem receios. Vamos ver como corre.
    beijinhoss

    ResponderEliminar
  7. Pois deve custar imenso, mas é só mais uma fase e vai correr bem de certeza
    bjs

    ResponderEliminar
  8. vai correr bem de certeza. A Ana recebeu um penico no Natal e gosta de o passear pela casa, mas nem sonha para o que serve... vou aproveitar o Verão para a «treinar» nisso! Beijinhos (estamos bem, obrigada pelo cuidado)

    ResponderEliminar
  9. O nosso ja comeca a dar sinais kdo ker fazer alguma coisa. Embora para ja veja o processo de desfralde de uma forma relaxada, quero tb lhe dar a possibilidade de ter um pote ah mao e se familiarizar com o mesmo. Se vir k ainda nao estah pronto, tb nao insisto, tudo a seu tempo!
    beijinhos e votos de um bom desfralde.
    maecris

    ResponderEliminar
  10. Esta também é uma fase que me incomoda um pouco, mas apesar da minha Alegria ter pouco mais que um aninho, a avó já a começou a por no bacio a seguir às refeições, o que é certo é que nem sempre ela faz, mas gosta muito de lá estar... o mesmo já não acontece em casa... deve ser uma questão de hábitos...

    beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá querida mamã, estive agora num blog amigo e recomendo-te a leitura do texto de 16/02 porque vem lá um bacio mais ou menos parecido com aquele que tu aqui colocaste (http://milsorrisos.blogs.sapo.pt/). Quando o vi lembrei-me logo da Tiz!
    Quanto ao desfralde, eu tenho a ideia de que é um processo moroso, que requer muita paciência e que deve ser iniciado apenas quando a criança manifestar vontade. Antes é forçar e já sabemos que o forçar não trás bons resultados...não sei se tiveste oportunidade de espreitar a etiqueta "desfralde" no meu cantinho de Psicologia (www.temasdepsicologiainfantil.blogspot.com)...as dicas que lá estão são do Dr Berry Brazelton, por acaso acho-as um bom ponto de partida...!
    Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  12. Não é muito cedo para o desfralde?
    Aliá o desfralde do gonkas foi aos 2/5 anos aquando da entrada para o infantario e foi lá k fez o desfralde n1 espaço de 3 meses.

    jokitas

    ResponderEliminar
  13. Ora aí está uma fase que eu gostava que acontecesse sozinha, e fosse simples. Gostava que ele um dia acordasse e soubesse pedir para fazer xixi.

    Na escola já começou o desfralde e, normalmente já não traz calças sujas para casa.
    Em compensação, em casa recusa-se a fazer. Não quer mesmo!

    Sabes o que eu acho.que não os podemos forçar. Cada um tem o seu timing e se vires que a Tiz não está para aí virada, não faças drama. Dá-lhe tempo!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  14. Deve ser realmente um tema complicado...mas todos passamos por la...vai ver k kuando tudo passar nem vai acreditar...no entanto deselho-lhe a maior sorte...a minha prima tem 22 meses e nao ker d maneira nenhuma ouvir falar no penico! cada vez que se pergunta se ela quer la ir como a mama e o papa, k ja sao grandes e nao tem fralda...ela começa a horar e diz k tem medo...mas tudo a seu tempo...quando manifestarem vontade propria de fazer as necessidades no penico é qando ja estao preparados...segundo a pediatra dela...porque eu nao posso dizer nada em relaçao a mim...

    um beijo
    Marta e Nuria

    ResponderEliminar
  15. Como eu te compreendo! A minha Ervilha já anda no desfralde desde o verão...
    É daquelas coisas que: "o que tem de ser tem muita força"! Boa sorte, e vais ver que a Tiz depressa se habituará à ideia!
    Bjos grandes

    ResponderEliminar
  16. Olá Mamã!
    VAis ver que não tarda larga a fraldoca :-)))
    Beijinhos grandes e boa sorte

    ResponderEliminar
  17. Olá Mamã!
    VAis ver que não tarda larga a fraldoca :-)))
    Beijinhos grandes e boa sorte

    ResponderEliminar
  18. Boa sorte, para mais um etapa!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. realmente não deve ser nada fácil! paciência e calma, para conseguirem (juntas) pasar esta fase com sucesso. bjs**

    ResponderEliminar
  20. Nunca é um processo fácil mas, com o tempo, chega-se lá.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  21. Minha querida... cada criança em seu tempo... De facto eles começam a copiar os hábitos dos adultos... há de ser uma etapa rápida ;) esperemos que sim!

    Estive pertinho, sim senhora... e lembrei-me de ti... Ao percorrer essas estradas, por vezes questionava-me onde poderia estar a Tiz...

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  22. Confesso que tambem tenho algum receio desta fase, mas tenho de mentalizar-me que é só mais uma fase!!
    Bjs grandes
    Susana, Sérgio e Madalena

    ResponderEliminar
  23. Tambem concordo, é uma parte muito chata do crescimento deles. A creche ajuda bastante na aprendizagem o que é bom, cá em casa tb vamos os dois à casa de banho e ele já sabe para que serve o bacio, tb já me brindou com uns xixis e cocos :)
    beijocas

    ResponderEliminar
  24. Vais ver que será mais fácil do que pensamos, o Rafael já comeca a pedir para ir ao bacio, mas de vez em quando!!! é um processo, mas eles sao muito espertos, vais ver que custa menos do que nós pensamos (assim espero também)
    Beijokas enormes
    Patrícia

    ResponderEliminar
  25. Tens toda a razão! e percebo-te! não me apetece nada que chegue essa fase. Os meus sobrinhos volta e meia fazem na cama e a minha mana andou estoirada os primeiros tempos a mudar roupas de cama...
    Mas acho que com as raparigas é mais fácil!não são tão preguiçosas :) e vais ver que com a Tiz vai correr super bem! Dá tempo ao tempo!
    beijos
    teresa

    ResponderEliminar
  26. Como te entendo! Este é um tema que odeio e que me está a começar a assombrar...
    A Mada não está nada para aí virada e, sinceramente, nem eu! Vamos ver como corre...
    **********

    ResponderEliminar
  27. vais ver que é mais uma fase que vai passar muito rápido, do vasco já nem me lembro... só temos de ter paciência, mas espera pelo verão, é sempre melhor, por todas as razões.
    bjinho à tiz

    ResponderEliminar
  28. Como eu te compreendo!!!
    Cá em casa, andamos na mesma vida!!!
    O Xavi durante a semana fica com a minha mae. Com ela, a "coisa" tem corrido mt bem. Faz no bacio (um desses mais baratos!!) e quase nao usa fralda. Connosco... no fds, é um desatino... Temos o bacio da fisher, todo xpto, com musica, alto, etc e usá-lo... é mentira!!
    Enfim... lá chegará o tempo em que venceremos mais um etapa no seu crescimento. O importante é incentivar e nao desanimar!

    bjinho e mta paciencia!!

    ResponderEliminar