quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

...

Nem sei como começar aquilo que venho contar... espero que escrever estas linhas me ajude a desatar o nó que sinto no estômago e na alma...
Este fim de semana fomos ao Continente, eu e a Tiz, ver a família. O tempo estava uma porcaria na 5ª feira, mas 6ª melhorou e lá fomos nós. Foi óptimo como sempre... a Tiz estava radiante quando viu os meus pais e irmão no aeroporto, guinchava, ria à gargalhada, abraçava-os e dava-lhes beijos, uma delícia de se ver!
Sábado à noite o temporal que toda a gente sentiu, fez-me ficar ainda mais ansiosa ao pensar no regresso no dia seguinte...
Mas domingo amanheceu mais calmo e lá seguimos viagem de volta à ilha... uma viagem boa sem sobressaltos que rapidamente se alterou ao sobrevoarmos o porto santo... O porto santo fica a 15 minutos de avião da madeira, pelo que nesta fase já estávamos perto do destino quando começou a turbulência...
O vento era muito forte e em várias direcções como é típico nesta zona, mas estava particularmente pior... o avião tentou aproximar-se da pista, mas ao parecer que se desmenbrava logo se afastou... aqui eu já estava em pânico.
Andamos à voltas uma série de tempo, até que temos a informação que se vai fazer novamente à pista.. a abordagem nem foi das piores, mas quando estava já mesmo em cima da pista e parecia que todo aquele inferno ia terminar, ele acelera e torna a levantar.
Aqui o avião levou tanta "porrada" que eu nem sei como se manteve no ar... eu estava fora de mim, parecia uma experiência surreal, aquilo não me podia estar a acontecer... não com a minha filha ali...
Estivemos algum tempo até conseguirmos chegar a uma zona mais calma e por essa altura a Tiz vomita, penso que sobretudo por sentir os meus nervos...
Passado um tempão informam-nos que vamos para o porto santo, as pessoas começam a aplaudir de modo a mostrar ao piloto que é a melhor opção, não fazia sentido tentar outra aterragem naquela situação...
Andámos quase 1 hora às voltas e sob turbulência forte e não havia maneira de chegar ao porto santo que fica a 15 minutos de distância... a Tiz vomita novamente...
Sobrevoámos finalmente o porto santo e o avião não se conseguiu aproximar do aeroporto... o vento era fortíssimo.
Passado não sei quanto tempo, lá aterrámos. Aí eu consegui finalmente chorar... ainda não encontro palavras que consigam traduzir o que senti. Medo, medo, muito medo, um medo irracional...
Medo de não conseguir por o meu tesouro a salvo daquele pesadelo... valeram-me as pessoas que estavam junto a nós, que me deram a mão, me acalmaram, ajudaram a limpar os vómitos, brincaram com a Tiz... a esses eu estou eternamente grata... é realmente nas alturas de crise que as pessoas mostram o seu carácter...
O piloto saiu da cabine para falar connosco e estava vermelho que nem um tomate. Deu-nos a hipótese de voltarmos para Lisboa com todas as despesas asseguradas pela companhia ou ficarmos no porto santo sem a certeza dessa garantia.
Eu já tinha feito a minha opção assim que senti as rodas do avião a tocarem na pista, eu dali já não saia!
Só conseguimos sair do avião uma hora depois, já passavam das 21h, eu só queria entrar num quarto de hotel e tratar da minha menina. Passámos antes na farmácia para comprar o leite dela, e ainda tive que telefonar para a senhora vir abrir a farmácia e esperar uns 10 min à porta com uma ventania desgraçada...
Chegadas ao hotel, a Tiz tomou banhinho, bebeu o leite e adormeceu serenamente... eu a olhar para ela percebi como era feliz.
No meio de toda a agitação, ela pouco reclamou... ficou mais de 3 horas sentada ao meu colo presa com um cinto de segurança, sem comer, sem mudar a fralda e ainda conseguia sorrir...
Lá em cima, imaginava também como estariam os que estavam cá em baixo... pura agonia e aflição.
O meu querido P., na 2ª feira foi para o aeroporto às 7h para ir no vôo das 8h ter connosco ao porto santo... mas o avião em que era suposto fazer a viagem avariou-se na noite anterior com todo aquele vento e teve que levar uma nova peça... essa operação só esteve concluída às 20h... hora a que ele se juntou a nós, depois de passar o dia todo no aeroporto.
Não há palavras para explicar como me sinto segura perto dele!
Na 2ª feira o barco que faz a travessia porto santo-madeira não saiu do porto, pois o tempo continuava mau...
Regressámos então a casa ontem no barco das 18h, o mar estava muito agitado e a Tiz vomitou :( mas esteve sempre bem disposta.
Quando estávamos a uns 30 minutos do porto do funchal, o comandante do navio avisa que houve uma avaria na casa das máquinas e iam ter que parar o barco para fazer a substituiçao da peça... eu e os outros que estavam também de regresso depois daquela viagem de avião, olhávamos uns para os outros e pensávamos no que mais poderia acontecer... Felizmente foi rápido e nem 5 minutos depois, recomeçou a viagem.
Felizmente chegámos a casa! Hoje a Tiz ao chegar à escola, estava tão feliz ao ver os colegas e a educadora, já devia estar com saudades da sua rotina...

Sei que com o tempo tudo vai acalmar, mas eu ainda tenho o sistema nervoso todo alterado, é muito difícil adormecer, pois sempre que fecho os olhos as imagens surgem-me em catadupa à frente e é muito angustiante...
Lembrei-me de ti e de todas as pessoas que fazem, de andar no ar a sua profissão, eu era incapaz... Enquanto esperávamos para sair do avião, várias pessoas falavam com as hospedeiras e eu só pensava que preferia estar como aquela empregada de limpeza, de joelhos a limpar o vómito da minha filha, do que ter aquela profissão tão arriscada...
Em mais de 6 anos a viajar quase mensalmente, nunca tinha tido uma viagem assim... eu que já tinha muito medo, vi o caso piorar depois da Tiz nascer... detesto ter que a por dentro de um avião... nem sei como vou fazer daqui para a frente...
Só sei que não me posso dar ao luxo de não andar de avião... não estando aqui, deste lado do Atlântico...

Obrigada S. por te teres lembrado de nós e nos teres enviado energias positivas. Um abraço muito apertado!

1. Nem sei o que te dizer, estou aqui a tremer e de lágrimas nos olhos...
    Um beijo muito apertado.

2. Que aflição, estou arrepiada, Graças a Deus acabou tudo bem. Um beijo grande.

3. bem, nem sei o que dizer...não quero imaginar o meu filhote nessa situação! nunca tinha comentado o teu blog mas já o leio há uns tempos... por acaso não frequentas o forum do "de mãe para mãe"? é que axo k li lá qualquer coisa do género! Se sim, eu sou a CátiaFernandes.
    Beijinhos!

4. Eu vim de sábado para domingo e apanhei uma viagem bem atribulada... mas não tanto como a tua!!! Não tenho medo de andar de avião mas, pela primeira vez na vida, só pensava: estou dentro deste avião com TODAS as pessoas que são mais importantes para mim - os meus filhos, os meus pais, o meu maridão - não pode ser logo HOJE...!!! Os miúdos portaram-se lindamente, acho que pressentem quando algo não está bem e não pioram a situação...! Ainda bem que não passou de um grande susto! Agora acalma-te e respira fundo, já passou! E para a próxima vai ser bem melhor!
    Beijinhos **
    P.S. - Qualquer dia destes podemos combinar um cafezinho para nos conhecermos... :o)

5. Nem quero imaginar a aflição. Estou em "choque". Mas graças a Deus correu tudo bem.
    Beijos***

6. Mal deixaste o comentário no meu blog vim rapidamente ver o que se tinha passado e deparo-me com tais acontecimentos :o(
    Querida nem sei que te diga… emocionei-me com o teu relato e tentei imaginar o teu medo, a angustia, sei lá… o terror de ver a tua filha a passar por tudo contigo.
    Realmente estes próximos tempos não serão fáceis mas espero que consigas encontrar de novo tranquilidade.
    Beijo grande
    Tété & Xavier

7. Bem amiga até estou de boca aberta, aí puxa o que passas-te, eu acho que não conseguia aguentar.
    Bem já estão em casa.
    Um beijinho muito grande para as duas princesas

8. Olá Mamã! Que agonia deves ter sentido de não poderes fazer nada para tirar a tua pricnesa dali...Nem consigo imaginar o que sentiste...e eu só de saber que em Março me tenho de enfiar em dois aviões...nem quero pensar...e ainda para mais vamos as duas sozinhas...Que experiência horrivel mamã! Mas felizmente ja passou e estão todos bem.
    beijinhos grandes

9. Minha querida fiquei toda arrepiada a ler este teu relato. Nem imagino a aflição que sentiste, o medo, com a Tiz ao teu colo! Felizmente já passou e tudo acabou bem!
    Um beijinho grande para voçês!

10. Eu nem consigo imaginar o que sentiste. Só de ler o teu relato fiquei com o coração apertado e lágrimas nos olhos a tentar imaginar-me nessa situação com a Leonor.
    A única coisa a fazer, se continuas desse lado do Atlântico, é teres em conta a previsão do tempo sempre que pensares viajar.
    É como dizes, já fizeste tantas viagens e nunca tinha acontecido tal coisa...pode ser que tenha sido a primeira e a última vez.

Bjs para vocês.

11. que horror, que experiência traumatizante! tens todos os motivos do mundo para te teres sentido assim, ainda para mais com a tua filhota o avião!
    mas já passou e apesar de ainda estar tudo muito vivo na memória, agora é tempo ndeabraçares a Tiz e cobri-la de beijos!
    ânimo! melhores dias virão (literalmente!!)

12. Já me arrepiei e já me emocionei ao ler as tuas palavras. Nem imagino o terror daquela situação com a tua menina, deve ser inescritivel. A segurança dos nossos tesouros é tudo! Felizmente está tudo bem não passou de um susto.
    Um beijinho grande.

13. subscrevo o comentário já aqui deixado pela Diário da Matilde.

beijos.

14. Pensa que o pior já passou!!!! Imagino q tenha sido mt mt mt dificil!!! MAS FORÇA E PENSAMENTO POSITIVO!!

15. Eu realmente já tinha dado pela tua falta aqui no blogue.
    Embora imagine como tenha sido acredito que não deve ser de perto parecido com o que passaram no avião. Mas olha tudo está bem quando acaba bem e felizmente foi esse o caso.
    Agora força e tenta esquecer.
    Beijos

16. Ainda estou assim meia "paralisada", por mais vezes que leia o teu post não me consigo imaginar nessa situação, realmente só quem vive assim uma má experiência pode ter a noção das coisas. Felizmente tudo não passou de um valente susto e agora estão seguras e bem na rotina da vossa vida, que assim continue sempre.

Beijocas nossas.

17. Um beijinho querida mamã.
    Vais ver que com o tempo o coração acalma e tudo passa!
    Eu ainda hoje não consigo fazer uma grande viagem de carro sozinha com o Tomás!! Sempre viajei sozinha mas desde que ele nasceu fiquei mais medrosa!! Vá-se lá perceber!!
    xi
    Ana

18. Não tenho palavras minha querida, estou aterrorizada pelo que vos aconteceu. Já aí trabalhei, conheço a distância e não imagino o tempo que estiveram para sobrevoar com essas condições essa área... conheço o barco e novamente não imagino.... caramba. Quase um filme. Surreal...
    Também viajo há 6 anos, tal como tu, sempre de avião e rezo para nunca, nada parecido nos aconteça... :-(
    Lamento.
    Tenta esquecer...

ps- tens miminho no meu cantinho

19. Fiquei sem palavras!
    Por essas e outras é que eu não me aproximo de um avião... mas tu....

20. Já n vinha aqui há tanto tempo e deparo-me logo com um post destes.; Arrepiante. Eu tb partilho essa fobia de andar em avião... detesto. Mas daqui para a frente tudo vai correr melhor! Força e pensamento positivo!!! Beijinhos

21. Rezei por vocês. como se fossem da minha familia...pensei em vocês várias vezes ao dia e a verdade é que também só descansei quando chegaram bem! já passou minha linda, já passou!!
    beijo muito grande

22. Olha minha querida...fiquei de coração apertado...que horror..que medo mesmo. Mas está tudo bem e isso é que interessa.
    Agora penso que é normal estares assim...as coisas não se esquecem tão rapido. Força sim?

beijocas

23. Não sei se estas palavras te farão sentido mas acredita que foste, e és, a melhor mãe do mundo para a Tiz porque conseguiste ter a tua filha no teu colo num momento de angustia e de desespero como esse que viveste!
    Eu não consigo imaginar o terror que viveste.. só sei que fiquei aqui de lágrimas nos olhos e senti que, se estivesse no teu lugar, não saberia se tinha tido a tua força.
    Sem palavras...
    Beijo enorme e apertado!

24. Bolas, ainda bem q passou. Tremo só de ler, isso e pensar q podíamos ser nós... Beijinho e um miminho na nossa casota!

25. Olá, desculpa a invasão, penso que é a primeira vez que visito o teu blog.
    Arrepiei-me com o teu post, mas graças a Deus que tudo não passou de um susto. Eu também odeio andar de avião e desde que fui mãe então é pior, mas não ando com tanta frequencia que tu.
    Se nos quiseres visitar vamos adorar receber-te.
    Beijinhos e fiquem bem

26. Meu Deus! só de ler o teu relato fiquei ansiosa, imaginar estar a passar por isso é assustador. Mas já passou e agora tudo está bem.
    Costumam dizer que é mais seguro andar de avião do que carro, mas mesmo assim deve ser dificil
    beijinhos

27. Que aperto, eu só lia o teu relato de coração apertado, trrivel, felizmente tudo acabou pelo bem...
    passa no nosso cantinho, temos um desafio p voces,,,
    beijos

28. Estou sem palavras com as lágrimas a escorrerem pela cara abaixo e com o coração a mil.
    Imagino o medo, o pânico, a preocupação. Imagino a tua sensação com a Tiz ao lado!
    Nem sei o que dizer.
    Ainda bem que tudo acabou!
    beijos
    teresa

29. Querida Nadia,
    so agora passei por ca para te mandar um beijinho grande. Agora k estas no teu porto de abrigo, desejamos k essa nuvem cinzenta, k te continua atormentar o pensamento, parta depressa!Mta forca!
    maecris

30. Caramba!!!!
    Isso foi um susto valente...um não, dois!

Bjinhos

31. Bolas amiga que susto. Já me cairam as lágrimas ao ler o teu post. Imagino a tua aflição, mas infelizmente a tua situação geográfica implica esse tipo de viagens. Que tal vires para este lado de vez?! :)

32. Bolas amiga que susto. Já me cairam as lágrimas ao ler o teu post. Imagino a tua aflição, mas infelizmente a tua situação geográfica implica esse tipo de viagens. Que tal vires para este lado de vez?! :)

33. Bolas amiga que susto. Já me cairam as lágrimas ao ler o teu post. Imagino a tua aflição, mas infelizmente a tua situação geográfica implica esse tipo de viagens. Que tal vires para este lado de vez?! :)

34. Olá querida mamã, mas que valente susto, até eu fiquei com um nó no estômago ao ler o teu relato e ao imaginar-me nessa mesma situação. Numa viagem que fizemos para a Tunisia, a Joana ainda não nascera, também apanhamos um susto enorme, durou uns 5 minutos, sobrevoavamos o oceano e eu estava a ver as coisas muito mal paradas...felizmente que tudo cessou...
    Beijinhos e bom fim-de-semana, Sofia,Pedro e Joana

35. Que horror...que sufoco! Olha, nem tenho palavras...
    Felizmente já passou.
    Bjs grandes.

36. tive ano passado na madeira!

Vivo nos açores e minha mana do meio esta a morar na madeira. esse aeroporto é terrivel pa se aterrar
    saimos daki 2 horas pa lisboa + 2 horas pa madeira e xegamos a madeira e o vento sopra de todos os lados!

Ainda bem k no meio de td isso td se resolveu plo melhor

37. Mas que susto!!! Com tudo o que já vimos e vemos nas notícias... é mesmo de uma pessoa entrar em pÂnico!!!