quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A Tiz

Começou a chamar a minha mãe de nana (Fernanda), e a perguntar por ela quando ela não está. O que quase provocou um colapso ao coraçãozinho desta avó babada ;)
Também a chama de mãe e ao meu pai de pai... de tanto me ouvir chamá-los, passou a chamá-los da mesma forma!
E também me já chama de mãe, é a coisa mais maravilhosa de ouvir!
Ao meu irmão, chama tôi(tio) seguido de qualquer coisa acabada em é (André).


Quando está em cima de uma cama, principalmente à noite quando a vestimos depois do banho, adora cantar uma música chichiuá-chichiuá-chichiuá-uá-uá... E temos que estar todos de mãos dadas a fazer uma roda, a saltar, abanar a cabeça e a fazer loucuras. E temos que estar todos sentados na cama, se alguém está de pé, manda logo sentar... qui ao mesmo tempo que bate com a mãozinha no local junto a ela.

As birras, essas amigas inseparáveis da infância, começam a dar um ar da sua (des)graça. São piores quando ela está com fome e/ou sono, principalmente sono.
E são motivadas sobretudo quando é contrariada. Se lhe tiramos algo ou simplesmente não lhe damos o que quer, faz um choro fingido, esperneia, se a temos ao colo estica-se toda para ir para o chão tal qual uma lagartixa, ou bate-nos na cara, belisca e no segundo seguinte antes que tenhamos tempo de a repreender já está a beijar-nos e a dizer dó-dó...

Também tem ataques de mimo e felizmente são muito mais frequentes que as birras, e é de uma doçura incrível.
Abraça-nos, beija-nos incansavelmente, faz festinhas na cara, encosta a cabeça no nosso ombro e dá pancadinhas nas costas... um amor!

Chama-me à cozinha, bate na porta do frigorifico e canta papa a papa-papa a papa, sinal de que quer comer/beber, quando eu abro a porta tira normalmente um iogurte ou a caixa do queijo. Dirige-se de seguida à gaveta dos talheres que como é a primeira, a mais alta, consegue abrir mas não ver o seu conteúdo e enquanto aguarda que tire a colher, dança, dança muito!

No início do ano lectivo, antes de os vírus começarem a chatear, bebia 240 ml de leite, de manhã e à noite.
Essa quantidade vem a diminuir desde então e em dias bons bebe 100-120 ml.
Pode ser que também já esteja enjoada do gosto do leite, este mês (aos 18 meses) passa a beber o Aptamil 3, pode ser que goste do sabor e beba mais.
Imita todas as reacções e atitudes que vê nos adultos. Quando vê algo diferente do habitual, presta uma atenção incrível, como se estivesse a decorar cada gesto e movimento... O que nos relembra que só devemos fazer coisas boas ;)

Adora o primo bebé, o Luka, quando o vê parece um papagaio : bebé, bebé, bebé e só quer beijá-lo. Mas não fica satisfeita com 1 ou 2 beijos... ela simplesmente não quer parar de beijá-lo. Assim que a colocamos no chão já se está a esticar com a boca aberta na direcção dele a pedir beijos novamente. Chegámos ao ponto de esconder a alcofa dele para que ela não o veja e para que possamos ter um bocadinho de descanso. Se a chucha está ao lado dele e não na boca, ela pega na dita e quer colocá-la na boquinha ;) Quando vê o biberão de leite dele, também quer ser ela a pegar para lhe dar. Estou convencida que ela o vê como um dos seus bonecos!

Quando acaba de beber, exclama um sonoro ahhhhh e quando quer beber algo, aponta e faz o mesmo som.

Desde Outubro quando os vírus começaram a chatear e as doenças se tornaram uma constante, a Tiz começou a dormir constantemente entre nós... mesmo nas alturas em que melhorava eu mantinha-a no nosso quarto com receio que o frio do quarto dela a fizesse piorar.O quarto dela é muito frio e húmido, e ela destapa-se muito, não resulta nem o saco de água quente, nem o saco polar para vestir por cima do pijama e não é aconselhavél ter o aquecedor ligado a noite toda... sendo assim adpotei outra estratégia... andei de cavalo para burro e trouxe-a de novo para o nosso quarto.
Dorme num colchão ao lado da nossa cama, e eu vou tapando-a durante a noite e pondo a chucha sem ter que me levantar mil vezes por noite... Como estamos 3 no quarto o ambiente é mais quente e esta foi a solução que achámos melhor para todos.
Quando o tempo quente voltar, ela tornará ao quarto dela e de certo em pouco tempo se habituará. Ela até hoje sempre se adaptou bem às mudanças.

Parece uma autêntica espanhola a falar... Fala e fala e fala e fala... Fala que se farta, mas pouco se percebe. Cheira-me que quando começar, ninguém a parará ;)

Ela não deixa ver muito bem quantos dentes tem a nascer, mas parecem-me muitos, as gengivas estão inchadíssimas e lá para trás é só altinhos, dá para ver 2 já cá fora.

Ao entrarmos no parque de estacionamento do centro comercial a que vamos habitualmente, ela exclama ehhhhhhh toda sorridente e bate palmas.
O pai diz que está tramado... Agora são duas ;)

17 comentários:

  1. boa tiz,ja gostas de ir às lojas como a mama!!esta uma malandreca.se calhar a tiz quer um mano para lhe dar bjs à vontade,hein??a matilde tambem dorme muitas vezes connosco.podes deixar o aquecedor ligado no minimo no quartinho da tiz sem problema se puzeres um humidificador ao mesmo tempo.nos temos aquecimento electrico e da maneira que é a nossa casa nao pudemos deixar ligado durante a noite porque aquece muito durante o dia mas na outra casa deixavamos o inverno todo de dia e de noite sem problema porque no quarto tinhamos humidificador.beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Sabes uma coisa... estou sempre ansiosa para que o meu menino chegue às fases da tua. Descreves tão bem que só dá vontade de acelerar o "processo" lol... Mas é claro que depois volto à realidade e essa é a de que estou a curtir mesmo muito esta fase do Gui. A da descoberta das palavras, os primeiros passos, as tentativas de fugir aos "Nãos"... etc, tu já lá passaste, sabes como é...

    Devo dizer-te que a tua Tiz está bem lançada... pelo que descreves é uma querida e está a fazer um magnífico processo de crescimento! Boa mãe! Boa Tiz!

    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Eheheh, eu acho que sim, que o pai está bem tramado!
    A Joana bebe o Aptamil3, gosta muito, ao contrário do que aconteceu com o Nan, que fazia imensa espuma.
    Imagino a avó babada, quem não gosta de um miminho desses?!
    Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  4. Adorei! Adorei!
    Está linda a Tiz!
    Imagino a baba na família, principalmente a tua quando ela diz "Mãe"
    Beijos
    teresa

    ResponderEliminar
  5. está a crescer!
    e deve estar linda.

    beijos.

    ResponderEliminar
  6. Que fofa!!!Esta a ficar uma mulher grande!!!lol....
    Ah pois é mulheres é sinonimo de compras!!!:)

    beijinhso,

    ResponderEliminar
  7. É muito ternurento ouvir as histórias da Tiz. Deve ser mesmo uma criança muito amorosa e meiga.
    Não queria deixar passar o inicio do ano sem vos desejar que tenham um óptimo 2009 e que nele consigam realizar todos os vossos objetivos para este ano, sempre unidos e cheios desse amor que tranborda no blogue.
    Beijos e bom ano

    ResponderEliminar
  8. Opá ela está linda, e há tantas coisas parecidas com o Doda...Também ele canta "papa, papa" e do frigorifico prefere sempre ou um danoninho ou queijo, sem duvida!!São lindos os nossos pimpolhos!Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Que crescida!
    Quanto ao leite, a Leonor bebe do nosso desde os 12 meses por indicação do pediatra e penso que não é tão enjoativo.
    Quanto ás noites acho que fizeram muito bem, é melhor para todos estarem mais confortáveis. Contrariamente ao que previ, até falámos nisso, a Leonor não se destapa e nunca usei o saco para dormir. Constatei que ela se destapava porque tinha calor, pois desde que começou a arrefecer que passou a não se destapar.

    Tantas semelhanças com a Leonor...esta é mais uma fase engraçada...são todas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Está uma senhora!! Não fosse as chatices da escolinha e era tudo perfeito né? Mas são males que não conseguimos evitar..
    Está numa fase muito gira ela. A mathilde também está a começar a desenvolver mais a fala e está a ser muito giro.
    E a fase da imitação é das minhas preferidas!
    Quanto ao resto, desde que ela se sinta e esteja bem não importa.
    Espero que 2009 seja um ano excelente em tudo, principalmente na saúde!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Boa Maria, estás uma mulherzinha linda
    Está numa fase tão engraçada
    bjokas

    ResponderEliminar
  12. Olá Mamã!! Peço desculpa por andar fugida do teu blog que adoooooooooro ler, mas o tempo anda escasso, prometo compensar! A tua Tiz está numa fase maravilhosa!! E eu a pensar...ai nunca mais a minha Leonor chega a esta fase...mas por outro lado esta fase agora está fantastica...e não quero nada que ela deixe de ser a minha bebé ;-)
    Beijinhossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  13. Olá Mamã!! Peço desculpa por andar fugida do teu blog que adoooooooooro ler, mas o tempo anda escasso, prometo compensar! A tua Tiz está numa fase maravilhosa!! E eu a pensar...ai nunca mais a minha Leonor chega a esta fase...mas por outro lado esta fase agora está fantastica...e não quero nada que ela deixe de ser a minha bebé ;-)
    Beijinhossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  14. Óh papá estás mesmo tramado! LOL
    Adorei ler todas as novas conquista s e habilidades da tua filhota que cresce velozmente!
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  15. Que texto tão bom de ler!
    E a sua veia consumista apareceu cedo, pois parece que o pai está tramado!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  16. Amei esse post, principalmente porque a TIz deve estar Linda!!! Tão espertinha, tão querida... E as birrinhas de sono aqui também são das piores. :(

    E o shopping... que delícia de passeio. Bem menininha essa Tiz. :)

    Bjocas Enormes para a "bebê" da vovó "Nana"

    ResponderEliminar
  17. Olá..
    Engraçado a tua so agora com 18 meses passar a beber o Aptamil 3, o meu começou esse com 10 meses, e qd fez um ano passou para o Aptamil Junior, que é de 1 aos 3 anos.
    Esta uma senhorinha a tua menina.
    Beijocas

    ResponderEliminar