quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Leite

Esta história do leite já me aborrece... Já disse aqui que desde Outubro ela foi diminuido a quantidade de leite que bebia. Dos 240 ml passou para uns actuais 100ml em dias bons... a média são 70/80 ml. Ontem por exemplo o sono era tanto que não quis jantar e mesmo assim só bebeu 70 ml, dormiu 12 horas e ao acordar bebeu apenas 70 ml.
Ela nunca foi de beber muito leite, excepto quando ainda mamava, mas agora a coisa está mesmo má...
Mudámos do Aptamil 2 para o 3 e a situação ficou na mesma.
Falei com a médica do centro de saúde na consulta dos 18 meses (esqueci-me de falar isto ao pediatra) e ela sugeriu que exprimentassemos o leite de vaca para ver se la prefere esse sabor.
Eu pensava que ainda tinham que beber 500 ml de leite por dia e ela disse que a Tiz apenas precisava de leite ao pequeno-almoço e ao lanche, e que neste último podiam ser derivados.
Vou ao supermercado com o objectivo de comprar leite gordo e vejo 1001 tipos de leite de crescimento, como não perguntei à médica qual o melhor tipo, fiquei sem saber o que fazer... acabei por comprar o mimosa 1-3 anos.
Hoje vamos exprimentar e oxalá ela goste.

E vocês que tipo de leite, de vaca, usam?

31 comentários:

  1. O vicente não gosta de leite.
    O que faço é colocar leite do dele nas sopinhas dele. E faço muitas vezes açorda, por exemplo, sempre com leite.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. OLá. Eu dou leite de vaca (mimosa ou outra marca normalissima) à Maria desde os 11 meses.
    Nesta fase agora elas começam a fazer recusas alimentares ( anorexia fisiológica) e lá ficamos nós preocupadissimas mas não há razão para isso. Olha, os leites de crescimento e tal ( os XPTO) têm imenso açucar e se puderes passar ao lado deles ,melhor.Experimenta dar-lhe o leite que bebem lá em casa e logo vês a reacção ( mas eu acho q vai gostar pq é bastante melhor q o leite de lata Baahhh.

    Um beijinho,

    Vera e Maria

    ResponderEliminar
  3. Aos 12 meses o pediatra do Pirata recumendou Agros meio gordo,eu dei e ele n quis pq estava habituado ao Nan2 que é doce.
    Depois comprei esse da mimosa 1-3 crescimento e ele bebe lindamente.Mas o meu filho é louco por leite ,sempre foi.

    Bjs p vcs.

    ResponderEliminar
  4. Eu deixei os leites em pó e os de crescimento desde os 15 meses do Francisco. Desde então que ele bebe 200ml de manhã e outros 300ml à noite. Dou-lhe meio gordo da mimosa com duas ou três colheres de papa (cérelac). Porque não experimentas?... Os leites de crescimento são muito açucarados e muito mais caros...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Olha, desde os 12 meses que lhe dou do nosso leite: Mimosa meio-gordo. E ela bebeu sem qualquer problema...mas ela é assim com tudo. O Pediatra disse q o leite normal é mais benéfico q os leites de crescimento...mas cada um tem a sua opinião. Mas experimenta a dar-lhe do que tu bebes, desde que não seja magro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Quanto ao Drenafast eu só bebo meia tampa num 1.5l de água. Se colocavas uma tampa era demais e talvez por isso as dores de estômago.

    Vamos ver como é comigo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Bem, vinha cá dizer-te que os leites de crescimento são uma forma, das marcas venderem mais, e mais caro, mas já vi que não é preciso.

    Na verdade, a única recomendação que a pediatra me fez, desde o início foi que lhe desse "leite do dia" Vigor, porque tem menos conservantes.
    E quando, há pouco tempo, lhe perguntei se podia dar leite normal, ela respondeu-me que o litro de leite Vigor, do dia, é mais barato que o litro de Matinal....

    Neste momento dou ao Tomás o "Mimosa Cálcio+", porque ele deixou de beber tudo o resto, e como aquele tem um sabor diferente, sem ter mais açúcares....rendi-me!
    Experimentar dar-lhe leite gordo, com umas colheres de cerelac, só para dar gosto.

    Boa Sorte!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá mamã! Como sabes a Mathilde gosta imenso de leite. Bebe sem dúvida mais de 500ml por dia mas porque ela gosta mesmo e pede. Também come iogurtes e queijo mas do leite ela não abdica. O pediatra alertou-me para o facto dos leites de crescimento conterem muito açúcar. A Mathilde passou a beber leite mimosa cálcio meio gordo aos 12 meses e meio e ela adora. Talvez ela até esteja a rejeitar o leite pelo adoçicado (deve ter enjoado). Experimenta dar-lhe o que vocês consomem em casa mas preferencialmente o meio-gordo.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  9. Apesar de ainda não ter chegado a essa fase sei que o leite especial de crescimento tem MUITO açúcar como tal é de evitar.
    O que vou vendo em crianças que me rodeiam, é que os pediatras receitam leite normal mas gordo.
    Espero que ela aceite melhor esse leitito ;o)
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  10. A Isabel começou a beber leite gordo mimosa apartir do ano e há pouco tempo passamos para o meio gordo Mimosa.
    A Nini como ainda era mais gordinha passou a beber leite magro mimosa desde o ano e meio quando deixou de mamar.
    Também concordo que o normalissimo é o melhor e que os outros são muito açucarados.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá mamã!
    Como já sabes a Leonor é tal e qual...a pediatra também referiu que ela devia estar a beber cerca de 500ml por dia... longeeeeeee muito longeeeeeee disso
    Também me desespera esta situação. Aqui vou experimentar mudar para o Aptamil 2...apesar da pediatra dizer que só aos 7 meses o devia fazer...também faltam apenas 3 semanas por isso mal não fará.
    Beijinhos e as melhoras

    ResponderEliminar
  12. Dou leite normal Gordo desde os 12 meses...
    Bjoacas Grandes

    ResponderEliminar
  13. Olá
    É a primeira vez que te visito e deparei com um tema que me é familiar, os meus dois filhos nunca gostaram muito de leite, portanto o dilema foi o mesmo, eu fiz uma coisa que resultou que foi misturar uma ou duas colherzinhas de cerelac no leite para alterar o sabor, já experimentaste?
    Quanto ao leite, apartir do momento que começaram a beber leite "verdadeiro" tem sido sempre mimosa gordo.

    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  14. amiga eu ainda não cheguei a essa fase, mas vai experimentado algum ela vai aceitar
    bjokas

    ResponderEliminar
  15. Pois a Madalena também bebe qualquer leite meio gordo desde os 9 meses, mimosa, lidl, crescimento, tanto faz. 120ml mais ou menos 2 vezes ao dia.

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    A Eva bebe Matinal meio gordo, Mimosa meio gordo ou um especial digestão fácil da mimosa também, por indicação do pediatra, uma evz que a Eva tem problemas de obstipação. Vou variando entre eles. O que é certo é que ela, começou a beber com muito mais prazer estes leites, antes bebia o Nan 2.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Quando o Manel fez 12 meses passou a beber leite de vaca gordo, do lidl, do pingo doce, da mimosa, o que houver.
    Bebe 250 ml à noite, com 3 colheres de café cheias de papa.

    ResponderEliminar
  18. Comecei a dar ao mais velho por volta do ano esse leite e ele gostou, mais tarde foi misturando mimosa normal e é o que bebe agora, visto que o pediatra acha que os leites são todos iguais e que como ele tem uma alimentação equilibrada não precisa de leites enriquecidos.

    ResponderEliminar
  19. Dou á Madalena desde os 12 meses o vigor meio gordo. Bebe de manhã e ao deitar, ao lanche come iogurtes com fruta.
    A médica também me disse que os leites de crescimento tinham muito açocau, eram desnecessários e muito caros.
    A unica altura em que lhe dei outra marca de leite foi quando ela esteve com a gastroentrite, dei-lhe o mimosa sem lactose.
    Espero ter ajudado:)))))
    Bjs grandes
    Susana, Sérgio e Madalena

    ResponderEliminar
  20. olha eu dou todos, vou comprando variados, gosto que ele se habitue a tudo e a todos os sabores, seja no leite ou outra coisa qualquer. às vezes compro leite normal meio gordo, às vezes vigor do dia, às vezes o mimosa 1-3 e às vezes até aqueles nestlés de cereais

    ResponderEliminar
  21. Eu dou o Aptamil 3. Mas tenho sempre leite UHT para ele, para as papás e as vezes ele gosta de beber um pouco pelo copo. Não dou o da mimosa porque acho doce demais, até tem mel. Li na proteste que o leite crescimento do continente era muito bom e é esse que eu compro para ele.
    beijocas

    ResponderEliminar
  22. Nesta do leite ainda n te posso ajudar :) Olha adoro a banda sonora do blog

    ResponderEliminar
  23. ola.ja vi que cada mama tem a sua opiniao.o pediatra da matilde tambem diz que o leite de crescimento é "comercio" mas eu nao penso bem assim,se esta marcado que tem vitaminas e ferro e mais é porque é,nao iam mentir penso,ja tive varias opinioes de profissionais e o unico a dizer que nao vale a pena é o pediatra.o que te aconselho vivamente é continuar com o leite de crescimento ainda por cima a tiz bebe pouco portanto mais recomendado é.experimenta por cereais ou chocolate nos biberoes.nao te chateies muito.da lhe queijos,iogurtes para compensar.sao recomendados 5OOml por dia mas de todos os derivados do leite.podes claro por leite na sopinha tambem.a matilde come dois iogurtes por dia e queijo ela adora.experimenta.beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  24. Ihh.. o Pedro não pega mamadeira nem por decreto. E vou voltar ao trabalho em 1 semana...

    bjks!

    ResponderEliminar
  25. Olá minha querida, como deves de imaginar não tenho ainda uma opinião formulada a esse respeito, simplesmente porque a minha pisca ainda só tem sete meses, no entanto ela tmb nunca foi uma bebé de beber mto leite. Nesta fase ela deveria de estar a beber 210, e neste momento bebe de manhã apenas entre os 100 e os 120, mas nunca mais. Inicialmente fiquei preocupada e passava o dia a insistir, até que me mentalizei que ela é mesmo assim, e há que aceitar que as crianças são tdas diferentes. O mais importante é que vá comendo outras coisas tmb e se mantenha saudável.
    E que giro que deve ter sido a ida da tua princesa ao cabeleireiro. =)
    Beijinhos mto grandes e o resto de uma boa semana!!! =)

    ResponderEliminar
  26. Desta vez não posso ajudar... ainda não estamos no de vaca... mas é uma situação complicada. Tenho uma amiga que o menino dela não bebe leite, recusa-se mesmo, têm de ir compensar nos derivados... mas já ouvi mães falar do mimosa 1 - 3.

    ResponderEliminar
  27. bem, a Ana mama ainda, por isso não sei sequer avaliar a quantidade que ela ingere. Ao lanche come papa com nunca mais de 140 ml de leite dela (Nutramigen 2 - para alérgicos). A partir dos 18 meses, se resolver a alergia, tentarei saber qual é que ela prefere, mas por ora não tenho experiência que possa partilhar ctg... Ah! Mas já ouvi dizer que misturar papa resulta para quem não gosta de leite. Ou cacau magro em pó (sem açúcar e em pouca quantidade!!)

    ResponderEliminar
  28. A conselho do medico optamos por dar leite em pó, sem lactose, visto o nosso menino ter problemos digestivos desde pequenino. Felizmente, com a idade da Tiz, ele adora o leitinho dele (220 mml de manha e a noite) e como tem mto pouco apetite em geral, este por ser enriquecido parece-me o ideal.
    beijinhos,
    maecris

    ResponderEliminar
  29. pois... a Maria continua a mamar! dou-lhe um biberon de papa à noite antes de dormir... dou-lhe papa nutriben crescimento com leite adaptado! se calhar podias experimentar... tem leite...
    beijos
    teresda

    ResponderEliminar
  30. experimenta dar-lhe num copo em x de biberon, o meu começou a embirrar com o leite a semana passada, não bebia nem uma gota, mal via o biberon fugia a gritar, deve achar que já é mto crescido ;)
    agora bebe de copo e até pede mais :|

    ResponderEliminar
  31. Não sei se vcs têm aí, mas a Beatriz toma o "Ninho 1", antes tomava com um pouquinho de açúcar, mas agora já toma sem. Gostei da idéia da "Super tatas", de repente o "problema" dela é com a mamadeira e não com o leite.


    Bjinhos

    ResponderEliminar