quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Otorrino

Ontem fui com a Tiz a uma consulta de Otorrino. Embora o pediatra não visse necessidade de tal, eu queria que ela fosse vista por um especialista.
Comecei por contar o historial, ele examinou-a e depois sentei-me na secretaria. A primeira coisa que ele me perguntou "Há possibilidade dela sair 2/3 meses da creche?". Tal como eu sempre disse, a raíz do problema dela é o nariz, ela acaba os antibióticos e continua com o nariz a pingar, logo nunca fica curada a 100%.
Ele disse que a Tiz não pode estar perto de ninguém constipado para poder recuperar, mas eu acho que mesmo não estando na creche, ela estaria em contacto com outras pessoas e também se puderia constipar, obviamente que na creche há maior probabilidade...
Ela tem uma forte sinusite, que pode agradecer ao papá e à mamã pela maravilhosa herança, mas felizmente os tímpanos não têm lesões. Neste momento tem os ouvidos cheios de líquido, que lhe provocam constantemente a sensação de ter os ouvidos prestes a estoirar, que sentimos quando andamos de avião.
Alterou o antibiótico, visto que aquele tratava apenas o ouvido e não o nariz, e receitou mais uma gotas e sprays para o nariz.
Ela aparentemente está bem, mas o médico diz que ela estará completamente curada quando deixar de coçar os ouvidos, coisa que ela faz com bastante frequência...
Agora é esperar para ver os resultados...

Por cá não existe nenhum otorrino pediátrico (não sei se este é o termo certo), e eu queria que a Tiz fosse vista por um.
Por isso peço a quem conhecer um na zona de Lisboa, que me diga o nome, pois na próxima ida ao Continente gostava de levá-la a um especialista.
Obrigada.

21 comentários:

  1. Olha, eu não te posso ajudar: não sou de Lisboa e nunca recorri a nenhum, mas de certeza que obterás respostas...

    Tadinha da Tiz! Deve ser horrível andar sempre com essa sensação.
    Espero que esse problema se resolva o mais cedo possível e da melhor forma.

    Beijinhos

    P.S. Eu comprei as botas da Leonor na Modalfa, loja do Modelo, que tb tem coisas da Zippy. Por isso é que esta loja tinha descontos e a Zippy não.

    ResponderEliminar
  2. Consta que um dos melhores é o Dr. Carlos Ruah, podes encontrá-lo aqui:www.clinicaeuropa.pt/ beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá querida mamã, espero que a Tiz melhore com a nova medicação...
    Quanto a otorrinos pediátricos, eu sei que a Cuf Descobertas tem muitas especialidades pediátricas (cardiologia pediátrica, dermatologia pediátrica, urologia pediátrica, etc), logo penso que também poderá ter uma de otorrinolaringologia pediátrica.
    De qualquer modo, o Hospital de D. Estefânia tem um serviço próprio para o efeito, o Serviço Infantil de Otorrino. Tens os contactos?
    Mil beijinhos gordinhos,Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  4. em resposta à tua pergunta, por exemplo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Signos_xam%C3%A2nicos

    ResponderEliminar
  5. Apesar de tudo o cenário não é dos piores e certamente ela irá melhorar com a nova medicação.... faço votos disso!
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  6. Assim já ficas mais esclarecida e um pouco mais descansada, dentro do possível.
    Pois o ideal seria mesmo eles ficarem connosco em casa ou com os avós mas infelizmente em Portugal não condições para isso.
    É triste..
    beijinho e as melhoras da Tiz
    p.s. - parabéns por ontem.. : )

    ResponderEliminar
  7. Oh, que maçada!
    Eu entendo-te perfeitamente, porque nos passamos muitas vezes por isso.
    O Tomate sofre muito do nariz. Corri tudo o que era especialistas, mas o único que conseguiu resolver a fundo a questão foi o otorrino.

    Posso dar-te 2 nomes.
    Um é do otorrino do Tomate, o Dr. José Marvão, Chefe de serviço na Estefânia, e o outro é o Prof. João Paço, um excelente médico, mas com uma agenda preenchidíssima (é o médico que me está a tratar dos ouvidos) que dá consultas no Cuf Infante Santo.

    Se precisares de contactos diz.

    Bjinhos grandes, e as melhoras!

    ResponderEliminar
  8. Sou de Lisboa mas infelizmente não te posso ajudar porque não conheço nenhum. Mas se entretanto souber de algum dogo-te.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Felizmente nunca necessitei para a Flor e por isso infelizmente nao te posso ajudar, mas pelo que vi algumas meninas já te deram dicas, eu aproveitei e guardei nao vá precisar.

    Coitadinha da Tiz que sofre tanto dos ouvidos. Axo que fizeste muito bem em levá-la ao otorrino.

    Espero que isso passe de uma vez, coitada da miuda deve ser terrivel.
    Beijo gordo e fofo para voces.

    ResponderEliminar
  10. Ainda bem que foste a um especialista, assim já estás mais esclarecida sobre os ouviditos dela. Quanto a otorrino em Lisboa eu não conheço, nunca fui a um. Mas penso que deves ligar para o Hospital D. Estefania como já disseram, eles lá têm de certeza, pode é demorar muito até teres consulta.
    beijocas

    ResponderEliminar
  11. Eu não sou de Lisboa por isso não te posso ajudar, mas espero que a Tiz melhore rápido e tadinha deve ser mesmo uma sensação horrível
    mas de certeza que ela agora vai melhorar
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Não conheço nenhum, mas posso me informar, agora dia 20 quando for o pediatra e perguntar-lhe.
    As melhoras.
    Beijinhos felizes

    ResponderEliminar
  13. Felizmente nunca precisei de nenhum, mas já vi que tiveste aqui boas dicas.

    O problema das otites é esse mesmo, andar sempre com ranho no nariz, é o que a nossa pediatra nos diz constantemente, não deixem acumular secreções no nariz do menino! Mas nas creches não há tempo e disposição para andar a limpar narizes, muito sinceramente no teu lugar não sei o que faria....

    ResponderEliminar
  14. Em primeiro lugar espero que esta medicação ajude a Tiz a recuperar para ver se ela passa este inverno melhor do seu nariz e dos ouviditos.
    Vou falar com o meu marido e perguntar se ele conhece alguem.. como ele trabalha em santa maria pode ser que conheça!
    Beijos e as melhoras

    ResponderEliminar
  15. Coitadinha! espero que em breve tudo não passe de más memórias! beijos

    ResponderEliminar
  16. Já vi que te indicaram o Dr. Ruah! é o otorrino dos meus sobrinhos... não sabia que era pediátrico... vou saber melhor e digo-te. Ele operou o meu sobrinho mais velho aos ouvidos e adenoides...Vou perguntar também ao meu otorrino que é excelente e é meu amigo!
    beijos
    teresa

    ResponderEliminar
  17. Eu tb fui a um otorrino, na CUf. O problema dele tb era a creche... quando eu perdi o meu emprego acho que foi a melhor coisa k aconteceu, ao ficar em casa melhorou a olhos vistos, mas o problema dele´sao os ouvidos, tenho que estar atenta e dar logo anti- inflamatório para que não progrida para otite.

    Bjs e as melhoras para a tiz

    ResponderEliminar
  18. o meu irmão tem agora 20 anos e desde sempre que sofre de sinusite cronica e todas as inflamações/infecções que daí resultam, era paciente do dr ruah e a coisa nunca foi mto bem resolvida até que aos 15 anos o médico foi um tanto ou quanto "distraido" e ele acabou internado com uma otomastoidite bastante grave, desde aí é seguido pelo dr antonio marinho, que o tratou nessa altura, (cuf descobertas) e não tem tido problemas nenhuns : )
    não hesitarei em levar lá o minúsculo caso ele precise

    ResponderEliminar
  19. Olá mama...
    Sou mama de 2ª volta,tenho a Rita com 7 anos e agora o Gonçalo com 4 meses.
    Gostava muito de partilhar a minha experiençia consigo façe a situação da sua bebe (desejando obviamente que a mesma ja esteja bem).
    A Ritocas fez muitas otites aquando a chegada dos dentinhos.Depois melhorou.Há cerca de 2 anos começou a praticar Natação e adorava.Infelizmente uma otite supostamente serosa fez com que desistisse.esta otite verificou-se há mais ou menos 1 ano levando-nos até ao Dr Carlos Ruah, por recomendação de um amigo.
    No inicio tudo bem...alias ate ao fim mas isto apenas a nivel de simpatia e atendimento quer na clinica Europa quer no seu proprio consultorio.No entanto tudo isto culminou em operação (setembro ultimo) no British Hospital, efectuada por ele e no pós operatorio a 29 de Outubro verificou com a maior das naturalidades que se tinha enganado, isto é operou o ouvido esquerdo (que estava bem) em vez do direito que era o que estava mal (inclusivamente com uma perda de audição em cerca de 50%).Ficamos muitooooooooo transtornados, porque vimos que a nossa menina tinha estado muito abalada principalmente com o efeito da anestesia.Deixamos de imediato as consultas com ele e actualmente estamos com o Dr Pereira Paula.Até agora tb está tudo a correr bem. Mas vai ter que operar novamente. Um grande beijinho e muita saude para a sua familia.

    ResponderEliminar
  20. boa noite,

    nao sei bem como fui parar ao seu site, mas apos ter lido o seu conteudo
    achei por bem partilhar consigo o email de uma professora minha que é
    especialista em pediatria na área da medicina chinesa e é a . é a melhor a
    nivel de portugal. nao sei como está o caso da menina mas acredite que esta
    pessoa a podera ajudar. segue o email dela e fica a sua disposiçao caso
    queira utilizar. garanto que nao se vai arrepender.


    ps: o nome da professora é Drª Diana Pinheiro e acredite que quando digo
    que é boa é porque +e mesmo. esta minha professora é a actual * Vice-presidente
    do comité de Pediatria da **World Federation of Chinese Medicine Societies.*
    *o mail dela é: diana.pinheiro@yahoo.com e o contacto pessoal é: 916285928*

    ResponderEliminar