domingo, 26 de outubro de 2008

Fruta e não só

Adora comer fruta, um gosto que só surgiu aos 11 meses, mas que já está bem consolidado!
Mas agora tem que ser sozinha ;) Há dias em que tem que ser tudo sozinha! Como nesta fase os talheres ainda são um pouco acessórios, volta e meia lá está ela com as mãos dentro do prato para levar a comida à boca... e quando eu não deixo, ela tira a comida da boca para a sentir e volta a colocá-la na boca.
É nítido que ela gosta de tocar e sentir as texturas dos alimentos e o pediatra confirmou a necessidade de isso acontecer...
Mas como saber que passou a fase de exploração e começou a de porcalhice? O que é que vocês acham?

15 comentários:

  1. O pediatra também me disse para a deixar comer com as mãos para ela aprender a conhecer os alimentos...e ela adora e a maior parte das vezes só come se for assim; se eu lhe der com a colher rejeita.
    Mas há certos alimentos que não lhe dou para a mão porque ela depois esfrega no cabelo...
    Na maior parte das vezes ela come bem, outras também noto que só está a brincar e não lhe dou mais. Mas como ela agora anda numa fase de comer este mundo e o outro, raramente deixa de comer o que lhe dou: come tudo o que apanha.

    Tenta perceber se ela está ou não a brincar...embora seja normal brincar e depois ter apetite e comer.
    Tem paciência, sei que é uma fase chata até se habituar à colher, mas acho que é normal a porcaria!...

    Beijinhos e boas refeições

    ResponderEliminar
  2. Não te posso ajudar, mas imagino com um sorriso a porcaria que ela faz!ehehe! beijos

    ResponderEliminar
  3. Pergunta muito complicada, se bem que os pediatras dissem para elas começaram a comer sozinhos
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que deves deixá-la comer sozinha, coloca-lhe uma mega babete de plástico e protege a cadeira com uma toalha que possas lavar facilmente e os estragos já não são tão grandes!

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Linda, sabes o que acho? Quando estiveres em casa, deixa-a se sujar à vontade, deixa-a à vontade, deve ser próprio da idade... O Lourenço por enquanto é o contrário, quando suja a mão fica a olhar para mim como quem diz: "limpas ou não?". Também já ouvi truques como, enquanto lhe estás a dar o comer, dás-lhe uma batata para a mão ou outro alimento para se ir entretendo e tentas enganar com umas garfadas...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Que engraçado a pediatra da Sara tem a mesma opinião...
    E aos pouquinhos a Sara também já vai comendo com as mãos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Lá por casa já passámos a fase de comer tudo com as mãos, e desde o Verão que voltámos ao mesmo.

    No início era para conhecer as texturas dos alimentos, hoje em dia é para despachar.

    Eu sou da opnião de se deixar que eles próprios definam quando a fase acaba.
    Claro que não é deixar fazer porcaria, só porque sim, mas ter sempre na mesa os talheres, mesmo que ela coma com a mão.

    Não te preocupes, isso acaba por passar!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Olha a Mathilde começou a comer com as mãos aos 11 meses e adora. Quando lhe dou alimentos sólidos com a colher ela tira-os da boca, olha pra eles e volta a comê-los. É normal porque é mais uma etapa nova para eles e gostam de ver e sentir. Costumo colocar no prato de ventosa para ela não o tirar. E é bem giro vê-la a comer arroz bago a bago, adora! Às vezes o entusiasmo é tanto que come com as duas.
    Quando já não tem fome, ai sim faz porcalhice e esfrega a comida na mesa. Nessa altura retiro tudo e termina a refeição.
    Mas acho que a deves comer como ela realmente gosta. Não nos podemos esquecer de que eles vão ter que usar sempre uma mão para ajudar a empurrar a comida para a colher.
    E têm tempo para crescer nessa área.
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Mãozinhas lindas:)))
    lololol ainda não chegamos a essa fase...mas eu acho que vou deixar sujer muito...é saudável!!!(um dia ainda me vas ouvir a queixar...da porcalhiçe que o pançitas faz eheheheh)

    Bjs*************************

    ResponderEliminar
  10. Pois bem... a Bia também anda nessa fase da porcaria:P
    Eu deixo-a comer sozinha, mas incentivo imenso para que ela use a colher. Confesso que nem sempre é fácil... mas tenho conseguido que ela suje pouco...lol
    Beijocas!!!

    ResponderEliminar
  11. eheheheh! desculpa mas achei lindo! não me devo rir porque me vai calhar a mim também! mas adorei a parte do tu não deixares e então ela tira da boca eeheheheh tão esperta :)
    beijos
    teresa

    ResponderEliminar
  12. Olá querida mamã, eu também sou adepta da ideia de deixar as crianças, nesta idade, comerem com as mãos. Vai ao encontro da opinião de muitos pediatras de que as crianças descobrem novas texturas e, quiçá, o prazer pela comida, manipulando-a. Logo, à exploração das texturas vem o conceito de balbúrdia, que vai conquistando cada vez mais terreno pois é um dos passos para o comer sozinho (há que diga que o levar a mão à boca é o percursor do levar o talher à boca, mais tarde). Sim, vamos ter que criar uma buffer-zone à volta das nossas filhas :-)
    E abastecermo-nos de mais detergente para a roupa! Não fosse o anúncio da Skip ("Porque é bom sujar-se") uma óptima "bandeira" para este tema!
    Mil beijinhos gordinhos,Sofia,Pedro e Joana

    P.S.:Mamã, pela fotografia, a Tiz pareceu-me enorme! Meu Deus, parece ontem que a vi recém-nascida!

    ResponderEliminar
  13. A M agora anda numa fase em que não quer comer, por nada deste mundo!!!
    Está horas para comer e só vai comendo alguma coisa se for distraída...
    Já nem o biberon da noite ela quer...
    Eu já estou por tudo, nesta fase, se ela ao menos comesse com as mãos, era excelente!
    Mas acho que se a Tiz demonstra vontade em comer sozinha, deves incentiva-la, e ensiná-la a usar os talheres. Claro, que ao princípio, vai ser a "javardeira" total, mas paciência!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Ainda não passei por essa experiência mas sou a favor de os deixar explorar à vontade e penso que atempadamente ela começará a querer usar os talheres. Neste campo, acho as meninas bem mais atinadas do que os meninos ;o)

    ResponderEliminar