quarta-feira, 30 de julho de 2008

Alimentação

Obrigada pelas palavras que me deixaram no post abaixo. Deram-me muita força. Beijos para todas.


Ando com algumas dúvidas em relação à alimentação da titiz... pode ser que alguma de vós me possa ajudar...


Ela já anda enjoada da sua sopa, até eu já estou e não a como, come as primeiras 15 colheres e depois farta-se. Tenho que a pôr no chão e lá consigo dar-lhe mais algumas colheres, no meio da brincadeira.

Dou-lhe várias vezes o 2º prato, arroz, massa, carne, etc..., mas ela acaba por brincar mais do que come.

Quando nos vê com um prato, pede pa-pa-pa e engole em seco e lá vai penicando a nossa comida... Tenho a sensação de que nunca fica cheia, pois é capaz de andar sempre a comer alguma coisa, pão, bolachas...


Como é que vocês fazem?


1- Dão primeiro a sopa ou o 2º prato?


2- O que usam como base da sopa?


3- O que usam ao lanche, em alternativa à papa? Quantos vezes por semana podem nesta idade comer iogurte?



Obrigada!


18 comentários:

  1. Olá!!!! Olha, a minha Ema sempre comeu muito bem, na sopa coloco batata, cenoura, abóbora, um pouquinho de cebola, courgette e espinafres, ou agriões ou feijão verde. O 2º prato nem sempre come, só qd esta bem disposta. Por isso voltei a colocar-lhe o peixe e a carne na sopa e depois o 2º prato ou faço arros ou massinhas com legumes, ou então come um pouco da nossa comida. Mas a Ema tb anda sempre a trincar um pãozinho ou umas bolachinas. Nunca lhe dei para ao lanche! Desde o 7 meses que come iogurte natural feito em casa ou os da danone para bebés, para não enjoar os sabores e até ver este regime tem corrido bem. QQuer esclarecimento adicional, manda-me mail! Beijokas nossas

    ResponderEliminar
  2. eu cá colocava maça na sopa... ficava docinha e ela comia lindamente ;o)

    Beijo doce

    ResponderEliminar
  3. Olá, a Leonor come razoavelmente bem tudo o que lhe dou, mas noto que tem algumas preferências.
    Eis o seu plano de alimentação:

    de manhã bebe 240 ml de leite;

    a meio da manhã, quando se levanta mais cedo, come bolachas, fruta e ás vezes um iogurte tipo queijo fresco;

    ao almoço continuo a dar-lhe a carne ou o peixe junto à sopa, a qual faço apenas com batatas, cenouras, cebola e legumes e depois tempero com azeite cru; depois dou-lhe fruta, que ela adora seja que fruta for. Por vezes ainda depenica da nossa refeição.

    Ao lanche dou-lhe sempre iogurte e bolachas; o pediatra disse que não fazia mal e que eu também poderia dar de manhã.

    Ao jantar come frequentemente papa, alternando por vezes com canja, sopa, açorda ou do nosso jantar;

    ao deitar bebe leitinho, mas a quantidade depende do jantar e das horas a que se deita.

    Mas todas as crianças são diferentes e não te deves preocupar, desde que ela esteja bem. Se ela anda sempre a comer qq coisa é normal que depois coma manos à refeição.

    Na consulta dos 9 meses o pediatra disse que a partir do ano o apetite diminuía e era perfeitamente normal. O da Leonor ainda diminuiu pouco mas há crianças que mudam completamente os seus hábitos de alimentação.

    Por isso, não te preocupes. Pelo que dizes ela não come assim tão pouco, conheço crianças que comem muito menos e são saudáveis.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu continuo a dar a sopa primeiro, o 2º prato ele preocupa-se mais em espremer a comida entre os dedos e mandar para o chão e tentar virar o prato todo no chão do que comer! A sopa ao almoço é com carne e vario todas as semanas, prefere a de vitela, ponho sempre batata, cenoura, abóbora, um punhado de arroz, depois ponho ou feijão verde, ou couve coração, ou bróculos, ou couve-flor, ou agrião! Ao lanche continua a comer a papa, mas por exemplo a meio da manhã come todos dias um iogurte. O pediatra aconselhou a não dar os para bebés, dou-lhe o biológico da Agros e ele gosta muito!
    Espero ter ajudado!

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Oi
    Primeiro dou a soupa, que éigual à nossa, ou seja feijão verde, ou canja, ou feijão, ou alface, enfim o que for.
    Depois come o que nós comermos, carne, peixa, arroz, massa, batatas, e por fim dou-lhe fruta.
    Ao pequeno almoço bebe leite, a meio da manha e ao lanche iogurte, por vezes ao jantar se formos comer uma porcaria qualquer (tipo pizza) dou-lhe papa

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    A minha leonor é mais pequenina que a Tiz, mas já percebi que ela come coisas que não é comum comerem com a idade dela.

    Pequeno-almoço: 210ml de leite

    Meio da manhã: bolacha

    Almoço: sopa, que pode ter batata, batata doce, cenoura, abóbora, cebola, alho francês, feijão verde, bróculos, couve-flor, agrião, nabiças, courgette e nabo. A de hoje, por exemplo, tem batata, courgette, nabo, abóbora e feijão verde. Ponho sempre carne. Ela adora tudo, mesmo as coisas mais inacreditáveis (tipo sopa de bróculos e couve-flor!). Depois, para fechar, fruta.

    Lanche: papa (que não come nada de jeito), iogurtes que não são iogurtes, são sobremesas lácteas da Blédina, porque ela não gosta de iogurte, arrepia-se toda com o sabor daquilo. Também acontece beber um biberão de leite.

    Jantar: ainda não janta como as pessoas, bebe só 210ml de leite e vai para a cama.

    Beijinhos (e força!!)

    ResponderEliminar
  7. Primeiro deves dar o 2º prato, para ela comer mais quantidade porque está com mais fome. Se lho deres depois da sopa, já estará saciada e desinteressada do mesmo. Para a sopa uso: cenouras,batata, abobora e coentros sempre, depois beterraba, agrioes, espinafres, ervilhas, favas, feijão encarnado, nabiça, alho frances, chuchu, mandioca,aipo, cebola, e sempre massa ou arroz...vou variando entre estes legumes todos. cenoura, abobora, carne, batata, espinafre, feijão e massa é deliciosa! Anda cá querida comer as sopas da tia!! Ah, quanto ao iogurtes, podes dar os que quiseres, desde que não lhe faça diarreia! Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Ah, ao lanche muitas vezes faço lhe maizena que ele adora!!!Com gema de ovo então, melhor!Mas anda lá ao msn e falamos sobre isso!!

    ResponderEliminar
  9. Aqui não temos o costume de dar sopa e 2º prato. É sempre um prato principal e sobremesa. A base pode ser um legume de acordo com o organismo da Tiz (aqui sempre damos abóbora, vagem...).

    Ultimamente tb tenho estado confusa em fazer comida de adultos para bebê. A Beatriz come "Danoninho" mais ou menos 3 vezes por semana.

    Bjinhos grandes para vc e para a Linda Tiz

    ResponderEliminar
  10. Olá, olá...

    A minha Tiz, com a idade da tua já não tinha quase nenhuma restrição alimentar exceptuando o leite que ainda não era do nosso os citrinos e a carne de porco, fora isso comia todos os legumes, frutas, carnes e peixes, derivados de leite....

    A base da sopa cá em casa é sempre batata ou courgette, cebola, cenoura ou abóbora e tomate. Depois junto os legumes verdes alternandos entre o feijão verde, aipo, espinafres, alface, agrião, nabiças, couve coração, ervilhas, favas....ela sempre comeu bem qualquer uma delas. Experimenta colocar uns baguinhos de arroz a ver se ela se entusiasma com a nova textura. O aipo também dá um sabor muito bom à sopa, parece que está "temperada" e eles normalmente gostam de variar os sabores.

    depois dou o 2º prato, que ela nunca recusa mas tem preferência por peixe, massa e arroz.

    Quanto ao lanche, com 1 ano a bia comia iogurte todos os dias e nunca comia pápa, nunca tive conhecimento de restrições à quantidade de iogurte por semana, aliás imensas vezes a Bia come mais q 1 iogurte por dia pois em vez da fruta, depois da refeição pede danoninho ou iogurte.

    espero ter ajudado amiga, mas o melhor conselho é....paciência e nada de stress, se não comer mais quantidade é pq não sente falta, e podes sempre ir oferecendo um pedacinho de pão ou fruta entre o almoço e o lanche ( o chamado matabicho, lol)

    Beijocas e espero ter ajudado!

    PS: só hj vim aqui pois estive uns dias fora, aproveito para te deixar um beijinho e os meus sentimentos pelo falecimento da tua bisa.

    ResponderEliminar
  11. E não sou uma boa ajuda, a minha Sara não gosta de sopa já fiz todas as sopas possiveis e ela não as come.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Pois.. eu ainda não est0u no 2º prato, por isso não te p0sso ajudar, mas sei que as outras mamãs vão ajudar-te.

    beijOcas*

    ResponderEliminar
  13. o Pirata bebe um biberão cheio de leite ao acordar e um iorgurte a meio da manhã.Come ao almoço a sopa (igual a todas que aqui li,varia os legumes) e como da nossa comida.Ao jantar idem.Ao lanche fruta.E ao deitar outro biberao de leite.Mas durante o dia gosta de depenicar bolachinha e pão.
    Adora tostas.O Pediatra deu carta branca para ele comer de tudo á excepção de fritos e picantes.
    E os iogurtes n dar de pedaços.

    Dá quantidade n te preocupes pq se a TIZ tivesse fome ela comia.

    Bjs p vcs.

    ResponderEliminar
  14. Olá querida mamã, ficarei atenta aos conselhos das mamãs com filhotes mais crescidos :-)
    Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  15. Aprendi imenso :) pois que não faço ideia... talvez experimentar massas coloridas e de diferentes feitios... Mas parece que a partir de 1 ano as crianças perdem apetite!
    boa sorte
    beijos
    teresa

    ResponderEliminar
  16. Pois é, aqui em casa tb tem sido uma luta a hora das refeições...
    O nosso começa o dia com um biberão de leite, de manhã come entre um e dois iogurtes(tipo danoninho)e a tarde uma papa a que mistura puré de fruta.
    A hora de almoço e jantar sirvo sopa de legumes, com letrinhas ou baguinhos de arroz. Nas sopas tento variar entre carne e peixe,que trituro a parte, para que ele se habitue a diferentes texturas.
    Já tentei começar com prato principal, sem resultado. Tento portanto pelo menos garantir que a sopa esteja no papo.
    O que eu comecei a experimentar, por exemplo, a partir de um ano foi a jardineira, um pouco mais "aguada" de forma a obter um creme, quando passada. Assim ele habitua-se aos nossos sabores e parece resistir menos a hora das refeições.
    Tb tenho feito com sucesso algumas sopas, onde douro levemente a cebola no azeite, antes de acrescentar legumes.
    Espero k ajude e desculpa me ter estendido assim tanto.
    beijinhos,
    maecris

    ResponderEliminar
  17. esqueci-me de dizer k antes de fazer a sesta e de dormir à noite bebe mais um biberão.
    maecris

    ResponderEliminar
  18. A Madalena come de tudo e mais viesse....:)))))
    Dou-lhe o leite por volta das 7.30h
    almoça sopa, 2º prato e fruta
    lancha fruta ou iogurtes (dos normais, não compro dos especiais para bebe)
    janta sopa, 2º prato e fruta
    leite antes de dormir
    Se não lhe damos depois da sopa mais alguma coisa, chora que se farta porque tem fome.... é como eu disse como de tudo, até demais, por isso o peso dela:))))
    bjs grandes
    Susana, Sérgio e Madalena

    ResponderEliminar