quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sólidos

Eu queria tanto começar a iniciar os sólidos na alimentação da Tiz. Fazer como já vi descrito em tantos blogs, franguinho ou peixe desfiado acompanhado com massinhas ou arroz.
Mas faz-me tanta confusão... ela tem apenas 2 dentinhos em baixo!!! Ela desenrasca-se bem com bolachas ou um pedaço de fruta, mas é um bocado grande que está na mão dela e ela vai controlando o que engole... com massinhas e bocadinhos pequeninos de comida tenho tanto medo que ela se engasge!
E quando eles até já comem os sólidos, como é que sabemos que já comeram a quantidade suficiente? Como sabemos que aqueles baguinhos de arroz e meia dúzia de esfiapos de frango substituem uma refeição??
Tantas dúvidas...
Mamãs experientes, vá lá, inundem a minha caixa de cometários com a vossa sabedoria ;)

19 comentários:

  1. A Leonor já tem 4 dentinhos mas começou a comer sólidos ainda sem nenhum e não se engasgava. Engasga-se mais se lhe dermos uma fruta ou pãp para a mão porque tira bocados grandes. Ontem comeu esparguete e não se engasgou. Tens de experimentar e ver como ela reage. Mesmo que se engasgue no in~icio é normal, tem de se habituar. Quanto à quantidade tens de deixar ser ela a dizer-te. Eu acho que a Leonor come menos do que a sopa ou a papa mas se depois lhe der leitinho ela rejeita...é porque está satisfeita.

    Boas experiências

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Olha a Yara come a sopinha dela mas depois ve.nos a comer e tambem quer...entao as vezes dou.lhe arroz e ela come muito bem!
    A massa atao daquelas em espiral as cores adora!! come aquilo com uma rapidez! Mas isso tambem depende de cada bebé ha uns que se engasgam mais que outros a minha graças a deus nunca se engasgou...
    Quanto as quantidades nao te posso ajudar porque tambem nao sei mas como a Yara ainda come a sopinha dela...a outra comida deixo comer ate ela quiser..

    Bjokas****Sara&Yara

    ResponderEliminar
  3. O meu Pirata adora arroz,massa,puré de batata caseiro.
    Come melhor que a sopa dele.Tb tem 7 dentes isso ajuda mto.Eu ponho tipo 2 colheres de arroz e como ele ja comeu a sopa n dou mais.Isto pq o meu come sempre ...come come come.

    Começa a dar-lhe os baguinhos do arroz,pouquinhos.A partir a massa pequenininha.

    Letamente A TIz vai pedindo mais.

    Bjs e bom apetite.

    ResponderEliminar
  4. Os dentes não são, nem podem ser impedimento para iniciar os sólidos,conheço crianças que só lhes nasceram os dentes depois dos 12 meses e ainda outras que já comem sólidos desde os 7/8 meses. Tudo depende da criança e da sua receptividade a esses alimentos, sabes que as gengivas também fazem milagres!
    O meu conselho é tudo muito bem cozido e cortado em bocados bem pequeninos.
    Primeiro dá-lhe sempre a sopa, em menor quantidade e depois apresenta-lhe o 2º prato e deixa-a comer o que quiser. Vai-se engasgar algumas vezes, mas não será nada de grave, eles têm tendência a puxar o vómito e a comida solta-se...

    Bjs

    (desculpa a invasão da caixa de comentários e o testamento)

    ResponderEliminar
  5. Olá
    o meu Gui tem 11 meses já tem 7 dentes, mas pelo que sei os dentes não são motivo para não introduzir os solidos.
    O que tenho vindo a fazer desde há um mês pouco a pouco introduzir na sopa, com carne ou peixe desfiado, arroz massinha, cuscus, pure de batata. Ao principio ele deitava fora, mas agora já come bem, ontem coloquei ervilhas e tb comeu. Também na creche pedi para lhe começarem a dar o 2º prato ao almoço, elas vão misturando com a sopa porque nestas idades ainda lhes custa comer algo muito seco.
    Quanto á quantidade dou-lhe até ele começar a fechar a boca, é sinal que já está cheio, mas noto que come mais desde que começou a gatinhar. Mas continua a ser uma tigela de sopa (2 cnchas e meia) agora mais a massa ou arroz e depois a fruta cozida, esta é que ainda tem que ser passada porque ele não come aos pedaçinhos. mas se lhe der um pedaço de maça diverte-se a roer e asujar-se todo :)
    espero ter ajudado e desculpa o testamento
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Pois eu não posso ajudar. A minha já tem 2 dentes em baixo.. aos 10 meses já deve ter a dentição toda lol..é muito apressada.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Pois...tb tenho muito medo que o Duarte se engasgue...
    Mas é suposto eles estarem preparados para ingerirem a comida dessa maneira nestas idades, por isso em princípio não deve haver problema.
    Acho que no início deve-se continuar a dar a sopa como até então (com carne e peixe,) pq a quantidade que eles comem no início é reduzida, mas em menor quantidade, para deixar um espacinho para as experimentações culinárias. :)

    ResponderEliminar
  8. olha minha querida, a Moranguita começou a comer sólidos já tarde para o que costumam...E mesmo assim hoje em dia é dificil...Depende da disposição da miúda...tanto come uma taça de canja sem refilar, como nem prova um baguinho de arroz.
    Mas continua a fazer-me confusão a quantidade de comida em sólidos...
    Não ajudei em nada eu sei...sorry.
    beijocas

    ResponderEliminar
  9. Então vais experimentando e quando ela não quizer mais faz birra.
    Estou a brincar, eu dou-lhe a soupa e depois vou-lhe dando pedacinhos da minha comida até ela querer.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. A Bia só agora é que lhe estão a nascer mais dentes.
    Mas com 2 dentes, já come muito bem os sólidos. Ela também mastiga com as gengivas.
    Confesso, que ao ínicio engasgava-se... mas foi-se habituando a mastigar como deve ser.
    Aos 9 meses começou com os sólidos, e desde os 11 que come às refeiçoes, conduto, sopa e fruta/iogurte.

    Quanto à quantidade, vou enviar-te um mail. Mas tudo dependde, de criança para criança.

    Vai dando aos pouquinhos...para ela se ir habituando.
    Beijocas*********

    ResponderEliminar
  11. A Beatriz já come arroz e macarrão há um tempinho, mas no começo, eu deixava cozinhar bem, para ficar bem molinho. Quando ela começou a comer assim, tb só tinha os dois dentinhos de baixo. E eu não substituo arroz e macarrão por legumes, sempre faço tudo junto. O arroz ou o macarrão, mais feijão, mais carne, mais 3 legumes.

    Espero ter ajudado um pouquinho.

    Bjos para vc e para Linda Tiz.

    ResponderEliminar
  12. Olá amiga,
    pois eu tb tenho essa mesma sensação. Umas garfaditas não são refeição decente! Eles costumam comer um prato de sopa e depois ficam-se por uns arrozeiros...
    Olha eu vou dar sempre 1º o bom prato de sopa, e depois se ela quiser petisca do resto.
    Olha tens um miminho nosso no blog!
    Beijocas,
    Cris

    ResponderEliminar
  13. Olá amiga,
    pois eu tb tenho essa mesma sensação. Umas garfaditas não são refeição decente! Eles costumam comer um prato de sopa e depois ficam-se por uns arrozeiros...
    Olha eu vou dar sempre 1º o bom prato de sopa, e depois se ela quiser petisca do resto.
    Olha tens um miminho nosso no blog!
    Beijocas,
    Cris

    ResponderEliminar
  14. A prin começou com os sólidos aos 9 meses... e só com 13 meses é que teve o 1.º dente!!! ;o)
    E sempre comeu tudo... na altura pareceu-me normal... agora a ler as tuas preocupações e perceber que não foram minhas (comia e pronto!) faz-me pensar nas ventagens e desvantages de ser mãe aos 18 anos!!!

    Beijo de OUTRA mãe

    ResponderEliminar
  15. Amiga gostava muito de te puder ajudar mas não sei.
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Amiga,
    Elas ainda não têm dentes mas as gengivas já estao maduras, o que quer dizer que podes dar solidos. A minha piolha já os come e adora:)))))))
    E´verdade que eles se engasgam um pouco ao inicio, mas depois é sempre a comer:)))))
    Espero ter ajudado.
    Bjs grandes,
    Susana, Sérgio e Madalena

    ResponderEliminar
  17. A minha Sara só tem 6 meses por isso não te posso ajudar. Mas já começo a ter as mesmas duvidas que tu.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá!!!!Olha eu ainda não dou sólidos..No outro dia pus-me a dar bocadinhos de massa e o resultado foi o jantar todo vomitado. E, de qualquer forma, é a partir de 1 ano que se deve introduzir o conduto na alimentação, não tenho pressa nenhuma. Eu com o André fiz assim: continuava a por carne/peixe na sopa em menos quantidade, e dava-lhe a comida primeiro, que ele comia até ter vontade (que era pouca e até aos 2 anos não comeu sólidos...). Depois na sopa tinha a certeza que lá ficava o suficiente...Bjos!

    ResponderEliminar
  19. boa pergunta!! assim dá para ver as respostas e copiar ideias! obrigada eheheh! beijinhos

    ResponderEliminar