segunda-feira, 23 de junho de 2008

A agitação dela vs O meu sono

Adivinhem quem ganha esta dura batalha??? Pois é ela...

A titiz que adormece em 10 minutos quietinha agarrada à mão da mãe, ou por vezes completamente sozinha com o seu cãozinho, deve ter tirado umas férias!

Esta dificuldade em acalmar na hora de ir para a cama, começou à coisa de uma semana... ela chegava mesmo a chorar, gritar e gemer, parecia-nos que estava com dores que associámos aos dentes, pois ela esfregava muito a chucha nas gengivas e chegou-mesmo a recusar por a chucha na boca. 2 ou 3 dias depois as "dores" passaram e ficou só a agitação.


Na hora de dormir durante o dia, levo-a para a cama e começa a agitação. Vira-se no berço, rebola, põe-se de pé, de gatas, bate palmas, canta, oferece-me a chucha, etc, etc, etc.
Depois de eu me cansar, levo-a para cima da minha cama e adormece em 5 min.


À noite deito-a por volta da hora habitual, 21.oo/21.30 e o fado é o mesmo, voltas e reviravoltas. O que tenho feito é leva-la de volta para a sala, e por volta das 22.30 dar-lhe leitinho. Cai na cama que nem uma pedra! Mas durante a noite a agitação continua... Não chega a acordar, mas "pede" várias vezes pela chucha, já tentei contar quantas vezes me levanto por noite, mas o meu cérebro está demasiado cansado realizar uma simpes adição... Quando já não aguento mais levo-a para a minha cama, mas a agitação continua, vira-se, cai a chucha, rebola... E só fica novamente ferrada no sono por volta das 7.00-7.30 quando eu me levanto. Às 8.00 acendemos as luzes, fazemos barulho e mesmo assim não desperta, temos que ser nós a acordá-la. Irónico,não é?


Em relação à agitação durante o dia tenho uma teoria: O quarto dela é muito claro, pois não tem estores. O nosso apartamento tal como 99% das casas na Madeira não têm estores. A moda aqui é colocar "lindas" portadas de ferro verde, como é habitual vermos em vivendas no Continente... Eu que detesto dormir com claridade colei nas janelas do meu quarto papel autocolante castanho, pois não há cortinados que me valham. O quarto dela que tem umas cortinas fininhas de organza, pelo que colocámos papel autocolate branco nos vidros, mas ainda assim o quarto fica com muita claridade.

Daí que quando vai para o meu quarto adormece logo e no dela adormece bem à noite quando está já está mesmo escuro. Às 21h ainda é de dia...


Também já notei que nos dias que ela vai para a cama depois da sopa e não bebe o leitinho (como no fds em que as horas se alteram por ter dormido mais um pouco e a hora do jantar passa para a hora do leitinho) fica mais agitada. E de facto só adormece um tempo mais tarde, depois do reconfortante leitinho.


Tantas teorias, explicações que eu procuro para justificar esta agitação... Agitação que me está a deixar de rastos, pois se numa noite boa eu levanto-me 2 x, agora arrasto-me.

Não me lembro de uma noite em que eu não lhe tenha ido pôr a chuha... Por isso mães cujos filhos não gostam de chucha, levantem as mãos para o Céu e agradeçam! Agradeçam ter menos um motivo para se levantarem de noite!

Eu sinceramente, preferia que ela acordasse uma vez por noite para comer e dormisse o resto da noite descansada... Mas como não sou eu que escolho...

16 comentários:

  1. Se calhar é mesmo uma questão de escurecer o quarto. Tens que esgotar todas as possíbilidades. O que diz o pediatra acerca da Tiz não dormir a noite toda ainda?!

    Beijinhos grandes e tudo de bom para vocês!

    ResponderEliminar
  2. Eu odeio dormir às escuras... por vezes sou sonambula e acordo sem saber onde estou por isso se está escuro entro em panico... e não ponho a Maria às escuras nunca... tenho medo que ela acorde de noite e tenha medo, por isso dorme sempre com uma luz (muito fraquinha) de presença.
    Eu continuo a acordar de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 para lhe dar de mamar e ela agora também tem acordado a chorar porque a chucha lhe cai.
    Espero que passe, ando zombi :)
    beijos
    teresa

    ResponderEliminar
  3. pois o meu já com 1 aninho, acorda 2 a 3 vezes para a chucha e quando o vejo a transpira mais, visto que vivemos num local mais quente e humido, dou-lhe tambem agua.
    Para que distinga a noite do dia, durante as sestas nunca fecho as cortinas, mas reparo que ele próprio poe os bracinhos na cara para se proteger da luz.
    A noite, so o levo para cama, entre as 9 e as 10h30 quando começa a dar sinais de cansaço, acompanhado do seu leitinho e duas chuchas (uma para a boca e outra para a mao, ke ele troca ate a exaustao.
    Tenta talvez ver qual a sensibilidade dela a luz exterior e manter alguns rituais. Espero k ajude!
    beijocas,
    maecris

    ResponderEliminar
  4. Ai menina Tiz...isso cheira a querer miminhos da mamã ;)e são pouco bons são :))

    Bjs********************

    ResponderEliminar
  5. Pois a minha não usa chucha e faz o mesmo. Recusa-se a dormir de dia, já só dorme 1 sesta, mesmo que ande cheia de sono, e principalmente desde que começou a gatinhar que acorda várias vezes durante a noite. Eu também tinha as minhas teorias, pensava que ela teria dores de barriga ou calor, mas acho que é mesmo a recente agitação provocada pela sua mobilidade que está a provocar isto. Tenho lido e é normal acontecer nesta etapa.
    Por isso não te preocupes e vai aguentando. Lol
    Quanto ao escuro, a minha prefere-o à claridade. Também tenho janelas com portadas que deixam passar muita luz e no quarto, além das cortinas de organza, tenho outras que cerro à noite de um tecido + pesado que não deixa passar a luz.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Será que estou a ler um post sobre o Rafa? parece bem igual hehe.
    É super esgotante não é??
    Mas é a euforia da brincadeira aliada aos sonhos. É fases pelo que a médica do Rafa diz. tentar ao máximo um ambiente calmo 2 horas antes de os deitar e rezar que não se "auto-agitem"! lool
    Jokinhas solidárias de uma mãe com olheiras até ao chão!

    ResponderEliminar
  7. O escuro do quarto é uma hipótese válida... Espero que seja só uma fase porque não há quem aguente!
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  8. Os entendidos dizem pra se escurecer o quarto pra simular a noite.Tvz seja uma solução,contudo coloca uma luz de presença ...o meu n gosta de 100% escuro,tem medo.


    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Eu não estive a ler os outros comentários, mas porque não aplicas blackout's interiores, pelo menos se for disso tens aí uma solução.
    Mas ela deve andar aí agitada com alguma novidade, começar a andar, não?!

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. onde é que eu já vi este filme??? As nossas noites tb andam agitadas... deve ser uma fase, pq o quarto da ema é escuro... e 100% das vezes ela acaba por dormir na nossa cama, porque senão andamos a noite toda no deita/levanta... e mesmo assim tb acorda e remexe-se tantooo. Vida de mãe é mesmo assim... cansaaaadaaaaa! lolps: se descobrires alguma solução milagrosa... partilha!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Olá, Tenho uma menina com alguns dias apenas de diferença da tua.
    E o que descreves neste post tem muitas atitudes em comum com a minha.
    Os dentes são terriveis.. não as deixam descansar. Por isso ficam tão agitadas durante o soninho, a minha por vezes chora, mas esta a dormir, completamente. Claro que me levanto e faco lhe um miminho e ela acalma, mas é uma fase complicada, temos de ter paciencia e esperar que passe lol.

    E o 1ºaninho aproxima se a todo gas :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Bem a minha andou assim numa fase...e foi antes de começar a andar...foram semanas e semanas...eu já dizia mal da minha vida..Foi ai que ela começou a dormir comigo.
    Fala com o pediatra.
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. Pareçe que isto anda agreste, estas princesas não querem dormir, deve ser os dentinhos tadinha.
    Pode ser também uma fase
    Espero que melhorem as noites
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Pois..como eu te compreendo.
    As noites mal dormidas deitam-nos mesmo a baixo.
    Resta esperar que as coisas melhorem...
    Beijinhos e bom descanso! :)

    ResponderEliminar
  15. como te percebo!!! noites más é connosco mesmo! beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Idem aqui. Como a Tiz dormia bem, as vezes é só uma fase, ou dentes, ou estar bem pertinho de andar...

    Aqui a Beatriz começou a fazer birrinhas para dormir depois que voltei a trabalhar, agora que saí do trabalho, não consigo regularizar a situação. Há noites que são muito terríveis!

    Que as noites melhorem por aí.

    Bjos Grandes e solidários para vc e para Tiz, Linda. E excelente final de semana!

    ResponderEliminar