terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Da consulta

A noite passada a Tiz fez a mesma brincadeira, adormeceu com uma birra enorme às 21h e acordou ainda não eram 22h!!!
Lá adormeceu pelas 23h e às 4h a tosse começou a ficar mesmo insuportável (o nariz obstruído melhorou consideravelmente), acordei-a pelas 4.30, bebeu leite e adormeceu por volta das 6h. O despertador tocou às 6.30h (é por estas e por outras que a licença de maternidade devia durar mais tempo) e saimos de casa com ela a dormir embrulhada em cobertores e só acordou quando já estávamos no centro de saúde.
A médica auscultou-a e disse que com os brônquios está tudo ok, a farfalheira que ainda se ouve são as secrecções soltas que precisam de sair, daí indicar-nos a cinesoterapia.
Já ouvi horrores sobre isto, mas já estou por tudo, é melhor ela sofrer 5 min, do que passar dias e noites neste sofrimento.
Nada de xarope para a tosse e como a febre não chegou a 3 dias, foi viral (é uma justificação que encaixa sempre bem!)
Quanto à ainda maior falta de apetite, ter paciência e voltar lá para a semana para a pesar. Desde dia 7, última vez em que foi pesada perdeu 100 g :(
Só anda a comer metade da sopa, metade da papa e o leite então é o pior, nos dias bons o normal é 100/120 ml, agora bebe 30/40 ml! Socorro esta miúda é mesmo um pisco a comer!
Vamos ficar em casa o resto da semana para garantir que ela se recompõe.

Mas tirando isto continua sempre sorridente, a médica tornou a ficar admirada com o desenvolvimento dela.



Obrigada a todas pela força e palavras de ânimo!!! É bom chegar aqui e ver as vossas mensagens! Beijos

7 comentários:

  1. As sessões de cinesio não são nada do outro mundo, mas eu à segunda não fui com a Ema, mandei a avó! Assim ela tb chorou menos e eu não me impressionei tanto. Nós só fizemos duas mas garanto-te que ela ficou limpinha!!!
    Quanto ao apetite vais ver que regressa em força. Ha duas semanas com a bronquiolite da Ema ela tb não comifa NADA! Dos 250ml que costumava beber à noite, só conseguia que ela bebesse 30ml! Mas conseguia dar-lhe fruta cozida, apesar de ser tb mto pouco. Assim que ficou restabelecida o apetite voltou!

    ResponderEliminar
  2. Se os brôquios estão ok, já não tem brocoespasmos o que quer dizer que a bronquiolite já passou, o que é mesmo bom, dado que ainda tem expectoração.
    A cinesioterapia mais não é do que um conjunto de massagens específicas que ajudam a soltar e empurrar para fora dos brônquios e de toda a árvore pulmonar as malditas seccreções; no final a terapeuta dá um toque junto à traqueia que provoca tosse para sair tudo, os bébés, em geral, não gostam e demonstram-no enfaticamente, a violência do tratamento é isto, é o toque, não há qualquer dor, na 2ª sessão, eles já sabem o que se vai passar e choramingam mais cedo. Têm que se arranjar manobras de diversão, cantigas, brincadeiras com bonecos, palhaçadas, enfim, uma terapeuta com jeito para bébés também ajuda bastante.
    E o lado positivo é que eles ficam a respirar com muito mais leveza, é uma satisfação enorme.
    O ranhito é que é uma enorme chatice , não é? Eu cheguei a pôr a Carolina ao meu colo, sentada, para ela dormir sem fazer apneia por causa do nariz tapado.
    A Tiz continua a não gostar muito de papa? É que se misturasses umas colheradas no leite para ter outro sabor, talvez ela bebesse mais. De qualquer modo, "be cool", quando o apetite voltar ela recompõe-se, podes ter a certeza.
    Por aqui também há miúdos ranhosos.
    Ia te falar dos pediatras, volto logo, que o João acordou...
    Bjs
    Rosa

    ResponderEliminar
  3. Fico muito feliz em saber que a Tiz já está bem melhor! Fiz muitíssimos pensamentos positivos por vocês.

    Quanto à alimentação, daqui a pouquinho ela vai voltar a se alimentar bem. Se para nós, que somos adultos, falta apetite quando não estamos bem, imagine para eles, que não entendem porquê o narizinho está entupido, porquê o corpinho está doendo...

    Um grande beijo meu e um da Beatriz para vocês!

    ResponderEliminar
  4. Tiz, as melhoras rápidas! Imagino o quão aborrecido seja para ti estares com essa tosse mas vais ver que ela vai voar para bem longe, especialmente com todos os miminhos da mamã!
    Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  5. Na cinesoterapia moderna não há pancadas nem dedos na garganta pois ficou provado que os beneficios de tais actos não ultrapassavam os danos.. Por isso resume-se a massagem na caixa toraxica, com eles sentados ou deitados e dedo cá fora no pescoço para os fazer tossir para soltar aquilo dos bronquios. E vai ser um grande alivio para ela, vais ver!Bjo!

    ResponderEliminar
  6. Oh Querida...as palavras já foram todas ditas...nada que tu não saibas já, mas ver os nossos filhotes tão pequeninos assim custa tanto!!!

    Desejo apenas que ela melhore rapidamente.

    Um grande beijinho para ti minha Linda!

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Nestas fases menos boas, são perfeitamente normais as febres de 3 dias. É um bom sinal, pois quando ao fim desse tempo a febre cede é porque o organismo coseguiu combater naturalmente esses "viruzitos" que andavam a rondar.
    Não te preocupes com a perda de peso e apetite. Aconteceu com o meu filhote quando teve a primeira virose...
    Agora começa a melhorar e o apetite volta a aumentar vais ver!

    Um beijo e as melhoras para essa linda bébé!

    Isabel

    ResponderEliminar