quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Adaptação - Dia 3

Lá estávamos nós à hora combinada. Hoje levei a caixinha com os pertences da Titiz todos bem identificados, e ela ficou a brincar no tapete, sempre admirada por ver tanta criança junta. Fiquei de voltar à hora dela dormir para estar por perto, não fosse o caso da educadora não conseguir adormecê-la.
Quando cheguei a auxiliar estava a tentar adormecê-la, e eu e a educadora ficámos as duas do lado de fora à espera e a ouvir os gritos desesperados da minha filha.
Escusado será dizer que não aguentei muitos segundos até eu começar a chorar... A educadora tentava acalmar-me dizendo-me que é normal, que todos no início passam por isto.
Eu sei bem que é normal, mas esta é minha e é a mim que me dói vê-la sofrer!
De vez em quando ela acalmava para daí a nada voltar a um choro aflitivo, com gritos e já muita tosse à mistura. Eu e a educadora dissemos quase ao mesmo tempo que o melhor seria eu entrar e acalmá-la.
Aproximei-me, falei com ela, coloquei-a na posição em que ela gosta de adormecer e ela calou-se, mas por pouco tempo, pois quando olhou bem e viu que era eu que ali estava, voltou a chorar e olhava com uns olhinhos do tipo "Salva-Me!!!!".
Peguei nela e encostei-a a mim e ela não me largava, puxou-me os cabelos a roupa, "beijava-me" toda... tinha os olhos cheios de lágrimas e passado uns 10 min. ainda soluçava...
Percorri a sala com ela, mostrei-lhe os bonequinhos e quando estava calma tentei deitá-la e ela nem choramingava, começava logo aos gritos. Tentei mais 2 vezes e desisti, amanhã tento novamente... Chegámos ao carro e passado pouco tempo adormeceu e ainda está na sua caminha a dormir...
A educadora disse-me que amanhã fosse eu a adormecê-la. Era o que já devia ter feito hoje, porque cama diferente, quarto diferente e pessoa diferente, não podia ter dado bom resultado...
Amanhã dorme lá e depois almoça. E sexta-feira também, embora eu já não possa estar lá perto, porque começo a trabalhar.
Ficou acordado com a educadora, que não quero que insistam para ela dormir, por mais podre de sono que esteja! É assim que fazemos em casa, quando a birra é grande, vamos brincar um bocadinho e tentamos mais tarde.
Como eu saio às 13h, vou logo buscá-la e se ela não tiver dormido a parte da manhã, dorme depois em casa, não me importo.
Prefiro que ela se ambiente ao espaço e que adormeça quando tiver que ser, desde que seja sem gritos. Ela fica bem na sala e ri-se para todos, por isso não quero que ela começe a ganhar medo e aversão à creche por associar que ali vão obrigá-la a dormir... Se ela tiver muito sono vai acabar por adormecer, nem que seja no tapete rodeada de bonecos.
Não se avizinham dias fáceis...

7 comentários:

  1. Muita força para esta nova fase, as minhas estão a faltar-me neste momento....Beijo grande!

    ResponderEliminar
  2. Eu nem tenho palavras, deve ser tão doloroso... não me imagino nessa situação, ou melhor, imagino mas não ia aguentar. Vamos torcer para q seja assim apenas nestes primeiros dias.
    Muita força e coragem.
    Bjs grande

    ResponderEliminar
  3. Claro, vai acabar por correr tudo bem.
    Realmente, concordo com a táctica de seres tu a adormecer a Tiz no primeiro ou segundo dias, assim a habituação é mais serena. Imagino a tua aflição, o teu coração apertadinho, quando a viste chorar e soluçar e o conforto que foi para a Tiz quando sentiu novamente a mãe por perto!
    Calma que, com o tempo, vai tudo correr bem, sem espaço para aversões ou rejeições.
    Beijinhos xl, Sofia, Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  4. Pois é, quando são as nossas princesas doi-nos o coração de as ver assim. Até pode ser que ela n consiga dormir na creche por causa do barulho.Acontece com a Ema a maior parte dos dias. Lá dizem q ela faz 1 sono de pulga, porque dorme só uns 20 minutos. Eu duvido que ela efectivamente durma, porque chegamos a casa por volta das 17.30 e depois do lanche ela dorme 4 horas, toma banho, janta e volta a dormir a noite toda. Eu fiz exactamente como tu, não quero q a deixem entrar no choro desesperado e tb ficaram logo todas avisadas! Ainda bem que a Tiz gosta das colherinhas novas!!! ;-)

    ResponderEliminar
  5. Entendo perfeitamente, o que sentes!

    E acho, que fazes bem, em dizer para não a obrigarem a dormir, nesta fase de adaptação!
    O mais importante agora, é que ela se adapte ao espaço, e às pessoas.
    Até porque, neste momento (mesmo que tenhas explicado tudo), nem a educadora, nem a auxiliar, conhecem a forma como a Tiz gosta das coisas...

    Os adultos, também se têm de adaptar e conhecer a criança!

    Só depois disto, é que se podem começar a criar "regras e rotinas"

    :)

    Corra Tudo Bem!!!

    Beijinhos Nossos

    ResponderEliminar
  6. Já estou bem melhor da gripe...não a 100% mas lá perto...benditos remédios caseiros :) Nunca mais é Março para ir á EuroDisney...pena o papá não puder vir comigo :( mas também são só 5 dias :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Deve ser muiiitoooo dificil. Para as duas. Sim porque os bébes também sentem, tanto que se vão adaptando às diferentes situações. Força. bjinhos

    ResponderEliminar