quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Mais uma consulta

E como eu não estava muito descansada decidimos ir outro ao outro pediatra (costumamos ir a 2) pedir uma 2ª opinião. Depois de relatar os acontecimentos do últimos dias, ele aconselhou-me a ficar calma, pois nós não comemos da mesma forma a todas as refeições, portanto porque é que ela haveria de comer? Disse-nos que aquela média de engordar 20/30 grs por dia aplicava-se aos primeiros meses, mas que agora tem tendência a diminuir.
Aconselhou-nos a passar a dar papa láctea, para que ela perceba quando é papa e quando é leite, para não misturar os sabores, disse para dar 3/4 dias um sabor e ir alternando para variar. E ainda bem que recomendou a láctea, é que esse tipo tem muito mais variedade, ou é impressão minha ou a não láctea tem apenas a variedade 1ª papa.
Aconselhou-nos também a não mudar o leite.
Vamos continuar a dar as maminhas no início e a oferecer o suplemento, se ela não quiser não come, quando tiver fome vai comer. Ainda assim não fiquei muito convencida... mas como não existe nenhuma fórmula mágica de lhe aumentar o apetite que remédio tenho senão aguardar.
Para além do Vigantol vai passar a tomar vitamina C e ferro (é muito provável que provoque cólicas!!! ainda não sei se vou dar!), o médico diz que o leite materno é deficiente neste último, e eu pensava que o leite materno tinha tudo o que é preciso!
O médico examinou-a e disse que ela está excelente em termos de desenvolvimento, por isso temos que ter paciência e esperar que seja apenas uma fase.
Quando chegámos a casa, a Tiz tomou banhoca e antes das maminhas dei-lhe 60 ml de suplemento, como estava esganada agarrou logo, mas só bebeu 50ml. Então depois dei as maminhas, embora o médico diga que não há problema se ela não comer, faz-me impressão ela ir dormir sem estar bem alimentada, porque eu sei que na última mamada eu já tenho pouco leite e esta foi a maneira de ela beber suplemento, porque se fosse depois das mamas ela já nem lhe tocava.
Tenho que me mentalizar que ela não vai agir sempre da mesma maneira e estar preparada para fases menos boas... eu quero é vê-la saudável e bem-disposta, só assim eu fico bem!

9 comentários:

  1. como os adultos: o apetite não é sempre igual!!! vais ver que começa a comer melhor não tarda! não desanimes! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Linda, estava para te dizer mas ainda não tinha tido oportunidade... Ontem tive APP e foi teórica sobre amamentação. Lembrei-me de ti... a enfermeira disse exactamente o mesmo que o médico te disse, que se nós adultos temos os nossos hábitos para comer e há dias que não nos apetece nada como noutros nos dá ataques de gula, com eles passa-se o mesmo. Por isso não te preocupes muito que vai correr tudo bem, confia nos especialistas ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Vais ver que a Tiz vai começar a comer melhor... eles tb têm os seus dias... o Martim numas mamadas mama 10 minutos ou mais em cada mama e noutras nem 5 minutos, tb fico na incerteza se ele se alimentou bem ou não, mas qdo ele não quer não obrigo... com a papa tb não tem sido fácil, começou com a 1ª papa da Nutribem, a 1ª semana correu bem mas depois fez uma alergia e começou a recusar, tentei a 1ª papa da Nutribem mas com sabor de maçã mas foi igual... decidi começar com a sopa e está a correr muito bem, ele adora não faz alergia e come sempre tudo, além de que é muito mais saudável que as papas...
    Acho que o nosso instinto de mães tb conta, e nem sempre o que os pediatras mandam fazer é o melhor para os nossos bebés ;)

    Beijocas e boa sorte

    ResponderEliminar
  4. ola,eu nem percebo porque andas tao aflita com a tua filhota,afinal ela acaba de mamar satisfeita,dorme bem mesmo adormecendo ao colo isso nao importa e tu pensas que ela tem fome,se fosse o caso ela choraria o tempo todo e beberia o suplemento que lhe propoes!nao te preocupes,um bebe nunca se deixaria morrer a fome,ela nao precisa de engordar um kilo por mes...a matilde mede 62cm,pesa 6kg e o pediatra diz para continuar so com as maminhas,beijinhos fofos

    ResponderEliminar
  5. Vais ver que são dias!
    Até que eu me mentalizasse disso também me custou muito mas é mesmo assim.
    Beijinhos e a Tiz está linda e boa de saude é o que importa! o Que não comer hoje come amanhã! hihi

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Sim, deve ser stressante querermos que eles comam comam, e eles a manterem a elegância; mas vais ver que logo logo a fominha aperta, e ela começa a alimentar-se mais!
    Ela está tão linda!
    Beijos,
    Cris

    ResponderEliminar
  7. Olha eu era do mais stressada com o facto de ela comer ou não..Agora, depois de várias em fases, em que ela andou mais de uma semana praticamnete so a leite já acalmei.è mesmo verdade quando comparam o apetite deles ao nosso..E depois tem mais coisas: os dentes, algumd esconforto, dor de barriga, cosntipação etc..Sei que é muito facil falar, mas vais ver que aprendes a lidar com isso da melhor forma.beijocas

    ResponderEliminar
  8. Deixo-te só umas notinhas:
    - da nutriben tens ainda a papa multifrutas e a papa de arroz (e a biberon que eu uso especificamente para juntar doce e substância ao leite ;) ), doutras marcas há mais variedade, mas às vezes podem causar alergias.
    - o nosso leite é hiper mega mais doce que qualquer suplemento, logo é natural que gostem do docinho :)
    - o leite da mãe tem tudo o que o bebé precisa, a deficiência de ferro começa geralmente a partir dos 6 meses (é quando os bebés esgotam as reservas de ferro que acumularam na gravidez)
    - qualquer papa (cereais) tem imenso ferro

    e agora vou ler o resto do teu blog :)

    ResponderEliminar
  9. mais umas notinhas:
    - quando começou a comer papa, ele não comia quase nada, eu fazia só 60ml para não sobrar sempre tanto. Também desatava num berreiro e era muitas vezes porque se chateava da forma de comer ser diferente e mais demorada. Aos poucos começou a comer tudo, principalmente com o truque da chucha.
    - o gabriel também já passou umas fases que petiscava todo o dia e/ou recusava o biberão, o que aprendi dessas fases é que lhe estava a dar comida demais :) ou muito próxima e também a interpretar de forma errada quando ele estava cansado e não com fome. Ele precisava de ajuda para adormecer e não comida.
    :)
    São fases, com o tempo as agulhas acertam-se. ***

    ResponderEliminar