quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Os nossos dias...

Tem sido muito difícil vir até aqui, a minha mãe acabou por voltar para casa mais cedo e assim sendo, tive que encarar a realidade mais depressa... Ela foi embora faz hoje uma semana e ficou tudo por nossa conta, é uma volta de 180º na nossa vida mas penso que estamos a dar bem conta do recado.

O meu querido P. tem sido a minha grande ajuda, vem a casa à hora de almoço, e traz ou faz o mesmo. E ajuda em absolutamente tudo (excepto mudar cocó que ainda não está muito à vontade) entretem a Tiz, dá-lhe banho, é o encarregado das esterilizações e trata de tudo o que é preciso em casa, lavar, limpar, arrumar, fazer jantar, enfim tudo! Mesmo durante a noite quando eu dou mama à bebé está sempre a ver se preciso de alguma coisa e por vezes adormece-a para eu descansar um pouco, mesmo indo trabalhar no dia a seguir. Obrigada Amor.

Eu nos intervalos em que a consigo por a dormir trato da roupa e de algumas coisitas que andem desarrumadas, não consigo fazer muito mais.

Não tem sido fácil estar sozinha em casa com a Tiz, embora não tenha tempo para nada e por um lado o dia passa depressa, por outro lado tempo parece que não passa e sinto-me muito sozinha, a casa que estava sempre cheia com os meus outros amores ficou de repente vazia...

Eu tinha iniciado a ginástica pós-parto, mas agora que a minha mãe não está, tive que desistir, não a consigo levar para lá e mantê-la sossegada e sozinha durante 1 hora. Os passeios que faziamos à tarde até ao centro comercial também deixaram de existir, porque não consigo conduzir e saber que ela vai lá atrás sozinha sem ninguém a olhar para ela...


A nossa Tiz já passou por muitas fases e já aprendemos muito com ela, o nosso maior medo inicial era o facto de ela bolsar e nós não estarmos por perto para ver, isto porque no hospital apanhámos uns valentes sustos com algumas bolsadelas, mas nessa altura ela também bebia suplemento, e acho que era por isso que a digestão era mais difícil. Agora ela continua a bolsar, mas já ultrapassámos mais esse medo, nas primeiras noites em casa nem dormiamos a olhar para ela...

Nesta altura a maior dificuldade que enfrentamos é pô-la a dormir, por acaso nos últimos 2 dias está bem melhor, mas costuma fazer cada birra, em que se vê claramente que está a lutar contra o sono, grita até arranhar a garganta... costumávamos por uma gota de aero-om na chucha para ela acalmar, mas estamos a ver se a desabituamos desse hábito, que me parece pouco saudável. De à uns dias a esta parte, depois de adormecer ao colo coloco-a na alcofa e ela acorda no mesmo instante, já tenho os braços e as costas desgraçados... mas ela não sabe adormecer sozinha... se estiver bem-disposta até aguenta acordada uns 20-30 min sozinha na alcofa mas depois começa a resmungar para sair de lá. Felizmente isto não acontece de noite (bato 3 vezes na madeira) alguns dias demora mais um tempinho a adormecer, mas depois fica bem no bercinho.
A nossa rotina tem sido acordar por volta das 9.30/10.0h e ela come, costuma dormir um pouco e torna a comer entre as 12.30/13.00, é a seguir a esta mamada que ela costuma fazer o sono maior, desde as 14.30 às 16h, mas alguns dias vai até ás 18h. Depois come novamente quando acorda e depois é difícil dormir... Damos-lhe banho entre as 20.30/21.00 que ela adora, fica tão calminha e come logo de seguida. Adormece entre as 22.00/23.00 e acorda entre as 2.00/3.00 para comer, entre mudar a fralda, comer e voltar a adormecer passam normalmente 1/1.30h. Depois acorda entre as 6.00/7.00 come e aqui também é difícil fazê-la dormir, nunca fica num sono muito pesado, dorme 1/2h e acorda às 9.30/10.00h ...
O meu sono está a habituar-se, não com muita facilidade pois eu adoro dormir, a esta rotina, não vejo a hora de ela não acordar de noite para comer...
E assim têm sido os nossos dias... uns com mais horas de sono, outros com menos, uns com mais birras, outros com menos. Às mães e não só com experiência na matéria, peço que deixem as suas opiniões, sugestões, enfim tudo o que quiserem, nesta altura não tenho muito tempo para ler livros e a experiência real é sem dúvida a melhor.
Beijos para todas.

16 comentários:

  1. E assim também vão ser os meus dias não tarda nada...!
    Mas vai ser tão bom...quem corre por gosto não cansa...não é??? Quer dizer, cansa, mas com gosto!
    Beijinhos grandes à Tiz (que não me canso de dizer que é liiinda!) e aos papás, e um muito obrigada pelas tuas mnsagens!

    ResponderEliminar
  2. bem, ela é bem comportadinha e sossegadinha não é? dorme bem ..há bebés que acordam mt mais vezes. a minha nos primeiros 2meses também bolsava muito porque tinha dificuldade em arrotar.alias, cheguei a ir pro hospital com ela uma semana depois de nascer preocupada porque pensava que era vomitar.Eu no inicio tb quase que não dormia a olhar para ela para evrs e estava tudo bem.quanto ao saires com ela e ires a conduzir com ela atras penso que não te deves preocupar, eu tb andei sempre sozinha com ela atrás e tudo correu sempre bem.podes sempre fazer uma coisa que ouvi alguem dizer que fazia.Colocas um espelho no banco de trás, seguro ao encosto por ex, e assim consegues vê-la.hehe.beijocas e desculpa o testamento

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Mãe da Tiz:
    A minha Madalena nasceu dia 17 de Julho e identifico-me totalmente com a tua rotina. Para mim o dia também passa a correr e chego à noite sem fazer nada do que queria.
    Quando vou a conduzir levo a máquina fotografica no banco do lado e de vez em quando estico o braço para traz e tiro uma foto.
    A Madalena não chora sem ser para comer, mas a seguir á mamada das 4h da manha abre os "farois" e nada a faz adormecer sem ser na nossa cama entalada entre os dois. Maus hábitos eu sei.

    bjs sofia

    http://sofia-freire.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Sei bem pelo que estás a passar. A Ajuda de alguém é fundamental... mas tens muita sorte. Pela ajuda que a tua mãe te deu e pela ajuda do pai da Tiz. Eu pessoalmente não tive ajuda nenhuma e fui-me um pouco abaixo nessa fase. Ter as coisas organizadas em casa era muito dificil e fazer almoço para o papá da Ema, que vem todos os dias almoçar a casa tb não foi fácil. Ainda hoje, que continuo sem ajuda nenhuma, não é fácil.
    Aliás, é maravilhoso estar com os nossos bebés e v~e-los crescer, mas esta licença de maternidade tem sido a fase mais dificil da minha vida, pois os nossos bebés precisam de nós a 100% e para além disso ainda temos que limpar, arrumar, passar a ferro, esterilizar e afins.
    Enfim, isto foi mais em jeito de desabafo que de comentário... mas percebo bem o que sentes.
    Conselhos, posso apenas dizer que devias dormir enquanto ela tb dorme. Eu nunca pude fazer isso, porque enquanto a Ema dormia era o tempo que tinha para fazer tudo o resto. Mas acho que é uma grande ajuda se puderes.
    Beijinhos grandes e força!

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais muitos parabens,a Tiz é simplesmente linda!!
    Devo dizer-te que quando o meu primeiro filho nasceu,eu parecia um zombie...ele acordou sempre(noite e dia )de 2 em 2 horas!!!
    Era horrivel,nem gosto de me lembrar...fiquei tao desesperada que conseguia adormecer com ele sempre a chorar...
    Vais ver que com o tempo as coisas vao de certeza melhorar!!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Puf!Puf...que dias mais atarefados os de uma mamã...
    Dentro em breve vou partilhar contigo as mesmas sensações. Só espero q o Papá Peixinho ajude bastante assim como o Papá da Tiz ;)
    Mesmo assim parecem ter tudo controlado! Parabéns
    Beijokas

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Daqui escreve a mãe de uma Tiz que deu água pelas barbas nos 1ºs 2 meses de vida...lol

    Se me permites dar uma opinião, não acho que seja "saudável" para ti fechares-te em casa motivada pelo medo de conduzires com ela sozinha atrás. A Bicas sempre andou no ovo atrás e nos inúmeros passeios que dávamos ía-mos quase sempre sozinhas pq o papá estav a trabalhar!
    Pensa no bem que VOS fazem esses passeios. A probabilidade de acontecer alguma coisa no caminho é infima , até pq eles normalmente adormecem no carro e, se vires que ela está aflita há sempre um cantinho onde possas encostar o carro e acudi-la!
    Vais ver que essas voltinhas acalmam-na e no nosso caso ajudaram muito no sentido de ela não estranhar barulhos e confusão e também chegava ao fim do dia cansada e dormia melhor.
    A ti...faz-te optimamente pq além "lavares a vista" e abstraíres-te um bocadinho da rotina "mama, fralda, ó-ó..." sempre "esticas as pernas" e fazes umas caminhadas que nos dão outra disposição para enfrentar o resto do dia!

    De resto pensa que é uma fase muito cansativa mas que passa e é cada dia mais maravilhoso!

    2º - Em relação ao tempo que demora a adormecer de noite...não sei como fazes, mas eu dava maminha de luz apagada e sem grandes movimentações, tinha apenas uma luz de presença muito ténue e só acendia para mudar fralda, assim evitas que desperte e demore mais tempo a adormecer.

    3º- Aconselho-te a disfrutares ao máximo destes momentos em que podes estar só com ela, não vejas isso como uma coisa chata ( por estares sozinha leia-se)é que o tempo passa a correr e no meu caso, passou 1 ano, sinto muitas saudades do tempo em que estávamos a 2 em casa...agora é um corre-corre e sinto que não há tempo para estarmos as 2!
    Aproveita, porque é maravilhoso e...segue os teus instintos, raramente estão errados!
    Um beijinho muiiito grande e uitos parabéns pela linda Tiz!

    ResponderEliminar
  8. Eu sempre passeava sozinha com o Más no banco de trás. Sai de casa nem que seja no carrinho de passeio se tens assim tanto medo, mas sai... Eu sei o que é tar em casa com um bebé chorão.
    Quanto às rotinas de deitar eu sempre fui radical: cá em casa ninguém adormece ao colo! por maior que seja o berreiro!! Usámos com o Más o pegar, acalmar e deitar, pegar, acalmar, deitar. Não o deixamos chorar, mas também não dorme ao colo.
    Como alguém já disse andamos quase sempre às escuras para não despertar.
    Eu não o deixava fazer sestas muito grandes (+ 3 h) durante o dia pois ele trocava os relógios com facilidade.
    Não sei se ajudo, cada caso é um caso, o que resultou com o Más pode não resultar com este que aqui vem nem com outro bebé, mas em alturas de desespero não custa tentar.
    Calma, paciência e confia em ti.

    ResponderEliminar
  9. Que linda, parabéns!
    Encontrei o teu blog (ainda bem!) e vou continuar a visitá-lo.
    Estou grávida da Joaninha, linda, que conta com 28 semanitas :-)
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  10. Olá
    Se pudesse fazia aqui um quote do comentário da Marta&Bicharoca...a única coisa que acrescento é que além de manter só uma luz de presença de noite practicamente não falava com ele, se lhe dissesse um ai estava com o resto da noite desgraçada!!!! Quanto ao saír, também andava sempre com ele atrás e em caso de dúvida encostava e via como ele estava, moro longe dos meus pais e só tenho o meu marido, nem tinha cá amigos nem nada e acabei por me forçar a saír, só faz bem!!!!
    Beijinhos e coragem

    ResponderEliminar
  11. "Holla chica! Que tal? Directamente de las islas Canarias un salud mui especial de nosotros para ostedes, por supoesto! Mira coño(isto já foi o Hugo a inventar)."
    Tivemos a dar uma olhadela nos blogs e era inevitável passar por aqui (poça, até a porcaria do teclado é diferente aqui). Bons conselhos os que vimos aqui, pensa que näo estás sozinha nesta tarefa e há sempre quem esteja em situaçäo pior, infelizmente... Preferimos näo falar muito porque náo sabemos o que o futuro nos reserva...
    (agora o Hugo, näo tenho nada a ver com isto)
    Sao agora precisamente 11.30h e agora vamos dar uns sopapos e umas cambriolas nas piscinas do hotel.
    Espero que estejam a divertir-se tanto quanto nós (ahahaha)

    Beijinhos grandes!!!

    ResponderEliminar
  12. Uma beijoca muito grande...
    (hoje tem de ser rápido... a minha bia está quase...quase a acordar para comer:)

    ResponderEliminar
  13. Vive o dia dia com calma nao deixes o medo tomar conta de ti so assim podes saborear o quanto e bom viver e dar-mos valor ao que temos digo por expriência propria bjs de quem te quer so bem da tua cabrita amo-vos

    ResponderEliminar
  14. Boa noite,

    Gostaria de deixar aqui algumas linhas sobre um assunto de interesse geral:

    Hoje já é possível alfabetizar "bebés".

    Se desejar conhecer mais acerca do assunto pode consultar um texto em

    www.alexandracaracol.com

    Bem hajam

    Alexandra Caracol
    (ex-professora e actual escritora)

    ResponderEliminar
  15. Já li todos os outros comentários e subscrevo todas as ideias que as mães e não só dão. Eu também tenho e obrigo-me a sair sozinha, e com as tralhas todas atrás, senão fico doidinha cá em casa!Agora a briga é ao fim de semana para arrastar o pai de casa... beijinhos e muita força!

    ResponderEliminar
  16. Olá! Também me assustava com a Eva, ela bolsava muito, aliás mamava muito de depressa fica tão cheia que logo a seguir deitava tudo fora, mas como não perdia peso a pediatra sempre me disse para não me preocupar, com o tempo foi bolsando menos.
    Quanto ao saires sózinha de carro com a bébé, também tive algum receio, parava imensas vezes para ver se estava tudo bem! Com o tempo vamos ganhando mais confiança. Sai de casa senão dás em "maluca", é tão bom passear com os nossos filhos e a eles também lhes faz bem até ficam mais calmos. Quanto ao sono, ainda hoje a Eva tem muita dificuldade em adormecer tanto de noite como de dia, mas assim de dorme ferra. Bjs

    ResponderEliminar