Algumas coisas da luz dos meus olhos, aos 2 anos e meio:
Continua a adorar bonecas e
tóias. Anda fascinada por puzzles (temos que comprar mais). Graças a umas letras magnéticas no frigorífico, sabe as iniciais de quase toda a família.
A primeira vez que identificou letras noutras situações (em livros, na televisão, na rua, etc.) veio-me uma lagrimita ao olho, mas foi só na primeira vez.
Adora fazer construções com legos e todos os dias o pai tem que lhe fazer uma torre. Houve vezes em que teve que ir buscar um escadote, para que ela tocasse no ponto mais alto.
Brincamos com a cozinha, sentados no chão, e ela vai perguntando "O que é que tu quéis??". Ela quer sempre massa e bolo.
Brinca muito com o computador do Noddy. Anda pela casa de fita métrica a medir tudo, "Quantos met'os medi a pa'ede?"
Adora brincar com o pai ao Mosquito. Que se baseia em o pai fazer de mosquito e dizer que vai apanhâ-la e comê-la. Ela corre, grita, dá cabeçadas na mesa da sala ao esconder-se lá por baixo, é é capaz de passar horas nisto.
Anda (ainda mais) fascinada por música. Todos os dias temos cantorias e canta as músicas que aprendeu na escola. Gosta de dançar e acompanhar as músicas com coreografias.
Faz de conta que estala os dedos e tenta assobiar, como não consegui diz fu-fu, fu-fu e ri-se à gargalhada.
Nas férias viu o carteiro Paulo de manhã na rtp2 e adorou, felizmente começou a dar também no panda. Diz que é o papá Paulo.
Gosta de ir para o computador escolher e imprimir desenhos para pintar no chão da sala.
Adora livros com peças magnéticas para relacionar.
Depois de ir buscá-la à escola, gosta ir brincar com a amiga Ma'lena. E de irmos à loja comprar papa e brincar um bocadinho no escorrega.
Quer agradar à mãe e ao pai. A uma grita Sporting, ao outro grita benfica. A uma diz que não gosta de café que cheira mal (porque eu não gosto), com o outro descobriu, após lamber a colher, que afinal até não desgosta de café.
As collants fazem-lhe comichão nas pernas como a mim, mas gosta de usar saias. Não anda sem um ganchinho no cabelo, mas não deixa pôr bandoletes ou elásticos.
Gosta de batons. O meu, do cieiro e os que a tia lhe deu no natal, lambuza-se toda. E gosta de deixar bem vincado que o papá não pode porque é menino.
Adora mexer nos meus brincos e vernizes, e admirar as minhas unhas pintadas. Quando pergunto se quer pôr brincos e pintar as unhas, diz "Não, eu xou pequenina!".
Hoje de manhã rendeu-se e não resistiu ao verniz rosa, sentada no bacio pintei-lhe as unhas e ao vê-la a soprar para secar o verniz, mais uma lagrimita daquelas de felicidade caiu (eu sei que sou galinha, mas é difícil imaginar um momento tão perfeito.)
Come de tudo, muito e depressa. Não podia ser melhor. Exceptuam-se os fins de semana, em que se calha a comer fora, rodeada de crianças e brincadeira, esquece-se de que tem boca e só quer brincar.
Anda a beber bem o leite e por vezes até pede antes da sesta. Gosta de beber sumos pela palhinha. Gosta de chá como a mãe e de ir ao frigorífico comer fatias de fiambre como o pai.
Não se nega a exprimentar coisas novas e é a única criança que conheço desta idade que gosta de bolo rei. Comia todo, sem tirar as frutinhas.
Continua a dormir 12 horas se a deixarem, como durante a semana não dá por causa da escola só dorme 10h.
Continua envergonhada, se interpelada por homens. Meiguinha e calma. Gosta de correrias, é muito enérgica, mas as brincadeiras não envolvem loucuras como trepar, atirar-se ou aventurar-se.
O pai diz que é galinha, eu prefiro assim, sou capaz de estar sentada em qualquer lado, que sei que ela não se afasta de mim.
Diz sempre Obrigada. E relembro algumas vezes o por favor.
Continua a ter medo de animais. Em casa da minha tia na Consoada, só no fim da noite consegui que fizesse uma festinha ao minúsculo cão.
Gosta de se rever em fotos de bebé. Durante muito tempo pediu-me leitinho das maminhas, agora pede-me para ir para dentro da barriga da mamã.
Adora mexer nos meus lábios, principalmente quando tem sono. Diz que a minha boca é dela.
Não há dia em que não fale da família que está longe e pede-me frequentemente para ir para casa dos avós ou para ir brincar com a, b e c.
O desfralde não está mais avançado, porque não me aventuro a levá-la para a rua sem fralda. Não com este frio. Roupa molhada+frio= constipações. E já temos constipações que cheguem.
Cada vez gosta mais da chucha. Já tentei vários choradinhos, nomeadamente aquele em que o pai natal leva a chucha e traz prendas. Ao qual ela respondeu "Não quéio pendas niúmas!"
Normalmente quando vê alguma coisa que quer comer, tira a chucha e diz com um ar enojado" Não quéio a chucha, toma, faz ma'u aos dentis!" mas pouco depois de ter comido volta a pedi-la com o ar mais ternurento... "É xó um becadinho mamã".
Não gosto que me buzinem a cabeça em relação a ela largar a chucha. Eu não incentivo o uso, mas também não a vou tirar bruscamente.
Há mais coisas que não me lembro, outras que me enloquecem mas que não consigo mostrar aqui como o sorriso, a doçura, as pestanas, a voz, o cheiro...
Tu isto junto à felicidade que se vê nos olhos dela, faz-me tão feliz!
