sexta-feira, 30 de março de 2012

Dejá vu

Mais uma filha que não gosta da maxi-cosi. Mas pelo menos fica caladinha em andamento, embora no automóvel tenha tendência para berrar um bocadinho, tal qual a sua irmã fazia.

Mais uma filha que faz verdadeiras birras para dormir, luta contra o sono, não sabe adormecer sozinha. Está calminha no colo assim que a deito para adormecer na alcofa ou espreguiçadeira, berra até enrouquecer. Já fizemos alguns progressos, por vezes adormece calmamente e sem berraria, mas de noite para não acordar a casa toda, principalmente a Beatriz tenho que ceder e adormecê-la ao colo...

Mas onde é que eu já vi este filme?!?!

Não era suposto os irmãos serem diferentes? Tinha esperança que a Matilde conseguisse adormecer sozinha... Mas não perco a esperança de conseguir ensiná-la, já que não consegui ensinar a Beatriz.

sexta-feira, 23 de março de 2012

1 mês

Nada mais será como antes. 1 mês de laranjinha doce. Gostamos tanto de ti!

domingo, 18 de março de 2012

O que mais me custa...

Não é dormir 5h por dia, repartidas por 2 ou 3 vezes. Não é andar com as mamas de fora metade do dia, não "ter" vida própria e estar sujeita aos horários de um recém-nascido.
Não é ter as hormonas em frangalhos e as costas feitas num 8.
O mais difícil, o que mais me custa suportar, é não puder dar a atenção que dava à Tiz. Claro que ela não deixa de ter a barriga cheia, o seu banhinho e outras necessidades básicas atendidas, tem o pai e os avós dedicados a ela...
Mas custa quando ela me pede para brincar com ela, ajudá-la em alguma coisa e tenho que dizer "agora não posso.. :S"... Parece que o meu coração se despedaça um bocadinho de cada vez.
Principalmente porque ela está a ser fabulosa, a lidar e comportar-se tão bem com esta nova situação... mas isso merece um outro post.

sábado, 17 de março de 2012

E que bem que me sabe...

Pegar na Tiz ao colo. Praticamente desde o Verão que não a pegava ao colo, meu Deus como ela está pesada.
Dar-lhe banho e outras actividades que implicavam muito esforço para a barriga.

Dormir de barriga para cima. Para baixo ainda não consigo, o peito não permite ;)

Comer salada sem pensar em toxoplasmose. Já comi uma salada do Vitaminas e soube tão bem!

quinta-feira, 15 de março de 2012

O melhor 23 de Fevereiro de sempre!

Tal como combinado com a minha médica na 3ª feira anterior, 5ª feira dia 23 às 11h lá estava eu (e o P. e a Tiz) no consultório.
Ela fez aquele toque mauzinho para "descolar" as membranas e mandou-me passar lá pelas 14h para ver como se estava a desenrolar. Tinhamos combinado que só se faria a indução mais para o fim do dia, pois a minha cunhada faz anos nesse dia e estavamos a apontar para que a Matilde nascesse no dia seguinte e tivesse um dia só dela :)
Saímos do consultório e fomos almoçar a casa da minha avó. Eu começava a sentir algo diferente e uma dor muito ao de leve, estava a ficar ansiosa e não tinha muita fome, comi apenas uma sopa e morangos com chantilly.
Depois do almoço fomos deixar a Tiz ao trabalho da minha mãe, nunca me vou esquecer do aperto que senti no coração, ao ver o carro afastar-se e deixar a minha menina. Sei que ela estava com a melhor companhia do mundo, mas só pensava no que tinha pela frente e em tudo o que podia acontecer.
Já tinhamos as malas no carro e fomos direitos ao consultório. Chegada lá a médica disse que estava a evoluir bem e colocou 1/4 de um comprimido para continuar a acelerar o processo.
Disse-nos para ir passear, pois não me queria deitada numa cama (nem eu!) e para ir ter com ela às 17.30h à clínica, a não ser que tivesse com muitas dores e nesse caso deveria ir lá ter antes.
Fomos directos ao Colombo, pois ainda não tinhamos a prenda que a Matilde ia trazer para a Tiz ;) Comprámos a Barbie escola de princesas no Toy's R Us e fomos ao continente comprar gelatina, que a médica me aconselhou a comer durante a tarde, e outras coisitas.
Nesta altura as contracções já apertavam. Estava com fome e em vez da gelatina, comi uma pita shoarma que me soube tão beeeem :P
Andei que me fartei pelo Colombo e já estava com muitas contracções, com intervalos de 3/4 minutos que me obrigavam a parar ao fim de meia dúzia de passos. O P. já estava aflito e queria levar-me para a clínica, eu só queria andar, andar o mais possível para ajudar o processo.
Chegámos à clínica e a minha médica maravilhosa já lá estava. Uma enfermeira foi instalar-me num quarto e o P. foi tratar do internamento e trazer as malas para cima.
Quando estava sentada já com a bata vestida, sozinha naquele quarto de hotel, tudo tão confortável e tranquilo, nem queria acreditar que estava tão perto...
Pouco depois uma enfermeira vem ligar-me ao CTG e depois a minha médica ao ver-me soprar pede para chamarem o anestesista.
Eu estava apreensiva de levar a epidural tão cedo e que pudesse não chegar o efeito até ao fim, a médica e a enfermeira riram-se e disseram-me para não me preocupar que ali a epidural chegava sempre até ao fim... e se aquela médica diz, eu acredito!
Eram cerca das 18h, chega o anestesista, muito simpático, e dá-me uma anestesia tão boa, que eu nem senti levar a epidural. Quando acordei já não tinha dores e tinha umas colunas a dar música clássica e muito relaxante, na minha mesa de cabeceira. Sentia-me no paraíso, toda a gente tão simpática e verdadeiramente humana.
O P. deu-se conta que se tinha esquecido da câmara de filmar e ligaram-me a dizer que a nossa máquina fotográfica que estava a arranjar numa loja ali perto, estava pronta, e o P. foi lá buscá-la.
Eu continuava no relax, entretanto o P. chega, trazem-lhe o jantar e ligamos a tv para ver o Sporting. De vez em quando vem a enfermeira ver o CTG e dá-me rebuçados "flocos de neve". Num dos toques rebentaram-se as àguas e eu nem me apercebi, tal não era a dormência. Perto das 20h começo a ter algumas dores, vem desta vez a enfermeira dar o reforço. As dores eram mesmo muito fortes, mas passado uns 15 min estava outra vez no "céu". Falei com a minha mãe, a Tiz e uma prima do P. ao telefone e fomos vendo tv. O P. estava a analisar o CTG e viu que entre as 20.10h e as 20.40h as contracções surgiam com intervalos inferiores a 2 min e tinham intensidade de 100%, comentou que não acreditava que aguentasse até à meia-noite, ela ia nascer antes.
A enfermeira perguntou-me se não começava a sentir pressão aquando das contracções, eu não sentia grande coisa. Por volta das 20.50h já sentia a tal pressão e senti que algo se estava a "romper" e a tocar-me na perna... Nem de propósito a enfermeira entra no quarto e digo-lhe isto, ela faz o toque e diz-me: "O que está a sentir é a cabeça da sua bebé, ela vai nascer agora!". Perguntei: "Já?!?! Mas eu não tenho dores..." E a enfermeira responde: "Mas quer ter dores?"... Não tinha noção que podia ser assim...
Eu fiquei boquiaberta e começa um alvoroço à minha volta, chamaram a minha médica e mais umas quantas enfermeiras, o anestesista e a pediatra e toca de levarem a minha cama para a sala de partos.
Eu estava incrédula com a rapidez e a inexistência de dor, não era aquela ideia que eu tinha de um parto e estava tão incrédula como feliz!
O P. estava na casa de banho e eu só pedia para o chamarem, quando a cama passa pelo corredor a caminho da sala de partos, desatei a chamá-lo e as enfermeiras só se riam. Pedi-lhes para o lembrarem de colocar as pilhas que estavam a carregar na máquina fotográfica.
Entro na sala e o sorriso da médica ilumina tudo e dá-me uma sensação de paz, eu só ria e nem queria acreditar no que me estava a acontecer. Lá chega o P. todo equipado e de máquina em punho e descansei, mandei-o tirar fotos a torto e a direito e sempre que ele estava distraído, dizia-lhe para tirar mais fotos... fartavam-se todos de rir.
Da Tiz ele não esteve lá dentro na fase final e antes disso o ambiente era tão tenso que não havia clima para tirar fotos, então desta vez tinha que me vingar :)
Quando demos por nós, tocava na rádio "Paradise - Coldplay" e eu e o P. ficámos arrepiados e de lágrimas nos olhos.
O anestesista põe-se ao meu lado e diz-me para encher o peito de ar e ir soltando ao pouco enquanto faço força, a médica diz-me para não fazer tanta força. Mandam-me repetir pela 2ª vez e a médica diz-me para chegar à frente e esticar os braços... e deste modo acabo por tirar a minha filha dentro de mim. Eram 21.16h. Lindo, estava em êxtase! Deitam-na em cima de mim e colocam uma toalha a tapá-la e assim ficamos enquanto a médica acaba o seu trabalho.
Numa mão tinha uma foto da Tiz e o meu livrinho de orações, na outra segurava o mais recente grande amor da minha vida. Era difícil de aguentar as lágrimas, era tudo bom demais.
A Matilde estava tão calminha em cima de mim, de olhinho aberto a tentar perceber o que lhe estava a acontecer, cheirava tão bem, enchia de beijos e estava ali a sentir o seu calorzinho.
Comentava com a médica que assim era capaz de ter 10 filhos e ela disse que faria questão de me relembrar isso mais tarde, depois do calor do momento :) Mas é verdade, se tiver mais algum filho tem que ser pelas mãos daquela mulher, que é certamente tocada pela mão de Deus.
Quando chego ao quarto com a minha menina nos braços, tenho em cima da mesa de cabeceira uma imagem do Santo António e a tv mostrava o Sporting a ganhar, grande dia. A família diz que o Sporting marcou golo no minuto em que ela nasceu :) Sentia-me tão bem que à meia noite já estava de pé a tomar banho.
São muitas as recordações que guardo destes dias, horas, em que tantas coisas especiais aconteceram... Uma das mais especiais é a chegada da Tiz no dia seguinte para conhecer a irmã, aí tive a certeza, estou irremediavelmente rendida e agarrada a estes 2 grandes amores!

YUPPPIIIII!!!!

E eis que do alto das suas 3 semanas, com um temporal de chuva e relâmpagos lá fora, a Matilde fez uma valente cagada pela primeira vez sozinha!!! E que festa que fizemos! Fizémos uma roda a cantar "Viva a Matilde" e a Tiz disse que o bolo que estava no forno era para comemorar este acontecimento importante!

E reparei agora que este é o post nº1000, um post de merd@, um post de celebração ;)

quarta-feira, 14 de março de 2012

5 anos de blog

Tinha que assinalar o 5º aniversário do blog. Foi criado pelo P. enquanto esperávamos a Beatriz. Tanta coisa boa que ele já nos trouxe... embora tenha estado algumas vezes mais parado, não me consigo desligar dele!
Obrigada a todas vocês que estão por aí e dão mais sentido a este cantinho!

terça-feira, 13 de março de 2012

Obrigada e update

Muito obrigada a todas que deram umas palavras de apoio e dicas de ajuda em relação à amamentação.
Fiquei baralhada a e insegura por ela ter engordado apenas 10 g em quase uma semana e resolvi seguir o que a médica sugeriu, 15 mim em cada mama e oferecer 30 ml de suplemento.
Numa semana engordou 400 g, a médica disse que também não era preciso tanto... mas agora também não estou a ver como retirar-lhe o suplemento... ela já está habituada aquele extra e está uma verdadeira comilona.
Está melhor do olho, mas porque tem que haver sempre alguma coisa para chatear, está constipada. Notavamos a respiração estranha e a médica confirmou, tem o nariz congestionado e temos que tratar de o limpar para que não chegue a uma otite.
Como continua sem fazer cocó sozinha, nem mesmo com estimulação, a médica aconselhou-nos a fazer o suplemento com água do Fastio em vez da água fervida. Em vez de 30 ml de água para uma colher de suplemento, devemos fazer com 40 ml de água.
Alguém conhecia isto? Começámos a fazer ontem, vamos lá ver se dá resultado.
Durante o dia come com intervalos de 3 horas, de noite aguenta 4/5h, depende da luta que deu para dormir. Normalmente de dia, adormece sozinha logo após arrotar. De noite, por vezes dá mais luta, fica de olho arregalado e refila até adormecer.
Eu tenho dormido cerca de 5/6h por noite, em "módulos" de 1.30/2h, em vez de olheiras tenho buracos negros à volta dos olhos, mas é ter fé que isto só pode melhorar ;)

terça-feira, 6 de março de 2012

6 de Março

Era hoje a data prevista para o parto. :D

Outros assuntos que nos chateam um bocadinho a cabeça

Dois dias depois de nascer, ficou com o olho direito cheio de secrecções. Género de conjutivite, dizem que é o canal lacrimal obstruído, aconteceu o mesmo à tiz quando nasceu, mas no olho esquerdo.
Uma semana a colocar clorocil, já era para ter passado, não passou, mudámos de creme.

Esteve amarelinha, os valores estavam no limite, não se tomou nenhuma medida. Agora está bem melhor.

Não faz cocó sozinha. Todos os dias temos que colocar bebégel, nem estimulando só com o tubo ela faz.

Leite, mamas e afins

Com um 2º podemos ter experiência em muitos aspectos, stressamos menos, mas para mim há um assunto que me deixa insegura e inquieta como da primeira vez, a amamentação.
Desta vez usei o purelan e foi óptimo porque não fiquei com os mamilos gretados. Quando ainda tinha apenas colostro, ela mamava e cansava-se, era muito difícil mantê-la acordada e acabámos por dar suplemento ainda no hospital.
No Domingo seguinte a ela nascer, veio o leite e passei mesmo muito mal. Cheguei a ir ao hospital às 4 da manhã. Desta vez a bomba eléctrica não ajudou nada, não tirava leite nenhum e apenas estimulava a produção. Não havia massagens que aliviassem, só melhorou na 4ª feira seguinte, pois entretanto a Matilde começou a mamar mais.
Continua a adormecer muito na mama e é muuuuito difícil acordá-la. Mama e adormece e depois nunca sei se ficou satisfeita. Normalmente faz birrinhas para adormecer, mas só à noite claro! Há dias que nem a vemos de olhos abertos, é comer e dormir, enquanto é dia...
Tem os sonos todos trocados.
A meio da semana passada já sentia menos leite, mas mesmo assim, continuava a ter leite depois dela mamar, daí estar descansada que ela tinha leite suficiente.
Ontem levámos um balde de água fria, fomos pesá-la e engordou apenas 10g em 6 dias :S
A médica disse que o meu leite não tem qualidade e vamos passar a dar apenas 15 min em cada mama, para ela não ficar muito cheia para depois beber 30 ml de suplemento.
Fiquei toda baralhada, pois a ideia que tinha é que o leite é sempre bom, pode é ser em muita ou pouca quantidade...
Temos que continuar a acordá-la de 3 em 3 horas, o que de noite é muito cansativo... Andamos de rastos.
Tem que recuperar quase 300g do peso com que nasceu e está quase a fazer 15 dias...
Parece-me muito preguiçosa para comer, quer mama, quer biberão e quando está a dormir é muito difícil pô-la a comer. Até já exprimentámos tetinas diferentes de biberão e não adiantou... faz daquilo chucha, mas bebe muito pouco.
No hospital dizem para a despir, mas não tenho ar condicionado como lá e faz-me confusão deixá-la a apanhar frio.
Por muito que goste deste período, uma bebé pequenina, com tudo em miniatura, cheirinho de bebé... não vejo a hora de passarem mais umas semanas, para principalmente a questão da alimentação e do sono estarem normalizadas, para que possamos andar mais sossegados e descansados.

sexta-feira, 2 de março de 2012

... the greatest Love of all is happening to me ...

Puro mel... Derrete-me o coração :)

quinta-feira, 1 de março de 2012

1 semana

1 semana da minha linda Matilde! Tanta coisa por dizer e registar para não esquecer, mas o tempo é pouco, ainda estamos em fase de adaptação de horários e a conhecer a nossa bonequinha.
A Tiz está encantada e não larga a irmã um instante. Estamos todos in love!!!! :)