domingo, 8 de agosto de 2010

SOS - Desfralde nocturno

Venho mais uma vez recorrer à vossa sábia experiência ;)
Decidi finalmente iniciar o desfralde nocturno, as férias já vão a meio e tenho que aproveitar agora, enquanto está calor.
Comecei há 2 noites, porque ela estava com o rabinho um bocadinho assado e achei melhor não colocar fralda. Correu bem, às 5.3oh da manhã ela despertou com o calor e aproveitei para levá-la a fazer chichi, voltou a dormir até às 10.30h sem acidentes.
Esta noite como ela não acordou, eu também não a levei a fazer chichi. Acordou às 9.30h com o lençol molhado :/
Se ela não se sentir incomodada e não acordar e se eu também não acordar e não der por isso, ela passa a noite molhada.

1-Como costumam fazer, quando dão por isso? Mudam a cama e o pijama, durante a madrugada, correndo o risco de eles despertarem e já não quererem dormir? ;)

2-Tiram-nos da cama e levam-nos mesmo a dormir, à sanita durante a noite?

Por favor contem-me tudo, como fizeram, o que foi mais eficaz no vosso caso. Preciso de elaborar um plano de ataque :)

Ela bebe leite antes de dormir e não tenciono tirar-lho.

9 comentários:

  1. Ola querida. É uma optima altura para tirar a fralda de noite! Com o Kiko nao tive problemas aLguns em tirar a fralda de noite, ele nao fazia, foi raramente a vez que se descuidou e quando acontecia tinha de o levantar e lava-lo, muda-lo e vinha para a minha cama, tratava logo da cama dele,mas sempre foi um menino que ajudou nos muitos com o retirar da fralda.
    >Tens de ir vendo o que é o melhor, ou levanta-la durante a noite e leva-la a fazer, ou apenas de madrugada cedo, depois é uma questao de ver o quanto aguenta durante a noite.
    Bjos com saudades

    ResponderEliminar
  2. Tenho o mesmo problema que tu, a minha Madalena bebe leite antes de dormir..... foi-nos dito pela pediatra que temos de ir reduzindo a quantidade de leite gradualmanete ate deixar de o beber, no caso da minha ela não necessitas de beber leite á noite, ela está optima de peso e altura!!!!v Temos feito isso e algumas vezes a fralda chega seca de manhã e outras não:(((( não vou stressar, pois como foi "ela" que decidiu tirar a fralda de dia, vou aguardar pelo timming dela para lhe tirar a fralda de noite. A pediatra não é apologista de acordar as crianças de noite e eu concordo com ela, estamos a interromper o sono deles e o nosso e isso não é bom.
    Vou estar atenta aos comentários deste teu post:)))
    Bjs grandes
    Susana, Sérgio e Madalena

    ResponderEliminar
  3. Fiz o desfralde nocturno da Beatriz em Junho.
    O que faço é: a cama da bia é feita em "duplicado". A cama é feita com os lencois normais, e depois coloco por cima um resguardo e um lençol pequeno, daqueles da cama de grades, que ficam na zona entre o trono e os pés. Se houver algum descuido, troco só a roupa à Bia. Depois é só tirar o lençol e o resguardo (pequenos) e a cama está novamente feita, por baixo.
    Há noite em que ela acorda e vai sozinha fazer chichi, e quase nem dou por ela.
    Outras vezes, eu ou o pai acordamos, e levamo-la a dormir e ela faz chichi.

    Beijinhos!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá, com a Joana foi quase de um dia para o outro que ela deixou a fraldinha da noite, nunca pensei que fosse tão rápido mas penso que tal varia de criança para criança. Comecei por contar o número de noites em que a fraldinha ficava seca. À 5ª noite consecutiva com a fraldita seca, tirei-a. Disse-lhe que ia dormir como a mamã, de cuequinha. É que a Joana adora imitar a mãe em tudo, por isso peguei neste ponto para ela se sentir igual a mim. Disse-lhe que se tivesse vontade de fazer chichi durante a noite que chamasse sempre a mãe, iriamos as duas visitar a casa de banho, seria um segredo só nosso! Na primeira semana houve um precalço mas com a cama feita em duplicado, como refere a Sofia, não há problema. Aliás, ela não gostava quando acordava com a cuequita molhada. Mudavamos as duas a cama, limpavamos o pipi, vestiamos uma cuequinha nova, um pijama novo e toca a deitar novamente. E não, ela não despertava por completo. Penso que é fundamental a criançada participar na limpeza da cama e na sua higiene após um incidente pois fá-los sentir uma peça fundamental no processo do desfralde. É a eles que cabe esta conquista e para tal, a sua participação e também a nossa paciência incondicional é muito importante.Nunca acordei a Joana a meio da noite para ela ir fazer chichi porque acho que os miúdos sonolentos ou que vão tipo zombies para a casa de banho acabam por não ter a consciência plena do que está a acontecer e do que queremos incutir: que eles precisam de esvaziar a bexiga sempre que a sentirem cheia. Porque, pura e simplesmente, há crianças com bexigas maiores do que outras. Mesmo agora, a Joana raramente chama para eu a levar à casa de banho a meio da noite. E dou-lhe o leitinho também, tal como tu. Prepara-te para os precalços, porque eles acontecem. Boa sorte e qualquer coisa, diz!
    Beijinhos :-)

    ResponderEliminar
  5. Acidentes acontecem sempre.
    Não existem métodos infalíveis...
    Ora funciona com um, mas com o outro pode não acontecer.

    Quanto à minha Princesa, posso dizer-te que temos um resguardo para acidentes...
    Também temos um bacio no quarto para, se ela etsiver muito aflita que não dê para chegar à casa de banho, poder logo fazer.

    Mas isto é o que acontece com a minha Princesa.
    Outras pessoas podem ter novas experiências mais úteis.

    Vai com calma.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Olá!!
    Esse processo é normal :) O que eu tenho feito, é colocar a Maria a fazer xixi por volta das 2h da manhã, esvaziando assim a bexiga. Normalmente ela não acorda sequer. Quando faço isto, ela acorda sempre sequinha. Entretanto já estamos na fase de passar a noite toda seguida sem fazer xixi. De vez em quando acontece um deslize... Mas é um processo.

    Beijinhos e boa sorte,
    Mariana
    www.coisasdemae.eu

    ResponderEliminar
  7. Querida, não vou ser grande ajuda mas deixo-te a minha experiência com a Mathilde.
    Em Abril tentei iniciar o desfralde e não consegui porque achei que ela não se sentia preparada. eram incidentes atrás de incidentes. Entretanto na escola foram tentando e uma sexta-feira avisaram-me que na próxima segunda todos os meninos tinham que deixar as fraldas em casa. Lembro-me perfeitamente de ter mandado o saco dela cheio de mudas nesse dia.. : D Quando cheguei lá ao fim da tarde tinha a mesma roupa. E assim passou a semana toda apenas com incidentes sólidos, para os quais não se mostrava confiante para fazer fora da fralda. Entretanto a fralda da noite estava sempre seca e ao fim de uma semana achei que deviamos tentar tirar já que a folga já dormia de cueca. Dessa altura para cá houve apenas dois incidentes e os dois por nossa culpa (não fomos logo quando ela chamou para fazer xixi e ela não aguentou). Bebe cerca de 200ml de leite antes de se deitar todas as noites e quando tem vontade acorda a meio da noite e chama-nos. Se bem que há uma semana que deixou de o fazer, noto que tem muito mais confiança nela própria. Posso dizer-te que o desfralde total terminou +/- um mês depois de ter começado. Mas é como te disse, esperei que ela própria manifestasse o à avontade e confiança para o fazer. Não sei que te diga mas prepara a cama com as duas mudas e vai falando com ela sobre o fazer o xixi sempre que sentir a bexiga cheia.. Boa sorte querida! beijocas grandes

    ResponderEliminar
  8. Não te posso ajudar muito pois cá em casa foi "do dia para a noite" (isto tanto o desfralde diurno como o nocturno). Como ela já tem 3anos e quer ir para a escola, eu expliquei-lhe que só podia ir para a pré sem fralda; a minha menina deixou as fraldas nesse mesmo dia e à noite ainda uso as cuecas-fralda da dodot pois tenho um pacote inteiro para gastar mas acorda sempre seca (mas ela já não bebe o leitinho à noite pois já não quer e como bebe o suficiente durante o dia e janta bem, eu não me importo)

    Com o meu sobrinho, a coisa foi diferente; a minha irmã colocava-o na sanita antes de ele se deitar e por volta das 2h da manhã. Neste caso, ele nem acordava.

    A minha pediatra disse que o desfralde nocturno tem de ser algo que vem deles pois a criança não tem consciência que está a urinar pois isso acontece na parte profunda do sono. Temos de andar sempre um passo atrás do deles.

    Beijinhos e continuação de boas férias.

    ResponderEliminar
  9. Ola!!
    Eu ando as voltas com o desfralde diurno. O Martim simplesmente nao se quer sentar no bacio, nem na sanita. Com que idade comecaste o desfralde da Tiz? Tens alguns conselhos para mim? Eu ja nao sei o que fazer...
    Beijinhos grandes.
    Carina&Pedro&Martim

    ResponderEliminar