quinta-feira, 27 de maio de 2010

Desfralde - resumo

Então foi assim:


A Tiz já conhecia o bacio desde o ano e meio, mas não lhe achava muita piada. Aos 2 anos (24 meses) começou a fazer no dito, principalmente o cocó, que desde aí começou a incomodá-la fazer na fralda.

Aos 2 anos e 3 meses iniciou-se o desfralde na escola. Em casa eu comecei apenas a tirar aos fins de tarde e fins de semana uns 2 meses mais tarde.

Aos 2 anos e meio começou a preferir fazer na sanita/redutor, pois o bacio é paia os bebés!

Aos 2 anos e 7 meses já dormia a sesta na escola sem acidentes. Por esta altura já a educadora me dizia que podia experimentar as viagens de carro sem fralda. Eu ia sempre adiando, sempre a pensar no trabalhão que dá ao P. tirar a forra da cadeira.

Quase aos 2 anos e quase 9 meses lá me resignei e passei a andar com ela para todo o lado sem fralda. Sempre munida de um pacote de dodots, kandoos e um redutor na mala do carro.
Ela avisa sempre e também tem conseguido aguentar até chegar a uma sanita. Se vejo que está muito distraida na brincadeira, mando-a à casa de banho no máximo de 2 em 2 horas e faz sempre.
Está uma mulherzinha a minha pequena Titiz!

Em relação à noite não quero pensar nisso antes do fim do Verão, umas noites acorda seca, outras quase, outras completamente encharcada. Portanto ainda não há perspectivas.

A verdade é que eu adiei este processo o mais que pude, geralmente sou assim com temas que desconheço e que só por isso me assustam.

O mérito é todo da educadora que aos poucos me foi levando atrás dela e me fez ganhar coragem.
Será que ela está disposta a fazer uns biscates e vir cá a casa tratar do desfralde nocturno?

11 comentários:

  1. A Constança já anda na escola há 2 dias sem fralda e nem está a correr mal :))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Mãe da Tiz! :)

    Cá por casa, estou a desfraldar a minha Maria da fralda nocturna. O que eu posso dizer até agora, é que tem noites boas e más. A minha estratégia tem sido: Faz xixi antes de dormir, e coloquei um potinho no quarto dela para a colocar a fazer xixi cerca das 3 da manhã. Normalmente, isto evita que ela molhe a cama, mas acontece algumas vezes. Para que a troca de lençois seja rápida, tenho camadas na cama: 1 protector de colchão (daquele do Ikea), 1 lençol + 1 protector de colchão + 1 lençol. assim, quando ela faz xixi , é só tirar a 1ª camada! E assim, devagarinho se vai fazendo!

    beijinhos,
    Mariana
    www.coisasdemae.eu

    ResponderEliminar
  3. Tenho tanto medo da fase do desfralde...
    Porque é que eles não podem chegar a um ponto em que dizem: mamã, a partir de hoje já não preciso de fralda!
    (gostei da ideia da Mariana - nunca me tinha passado pela cabeça, mas tenho a certeza de que não esquecerei)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Querida, não te visito há tanto tempo... ou melhor, há tanto tempo que não deixo nada escrito... mas este post merece os parabéns! Eles é que têm o mérito, porque não é nada fácil. Eu também adiei, porque tinha um medo de morte desta fase e afinal revelou-se tão simples... não tanto como a Tiz, mas bem mais do que calculava. Estou muito feliz por vocês. Eu sei a alegria que tenho tido, imagino a vossa também! Boa!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Por mais incrível que pareça, a minha filhota andou até aos 3 anos de fralda; era impossível colocá-la no pote/sanita; ela não queria mesmo...mas, passou do 8 para o 80: com 3 anos decidiu acabar com as fraldas pois quer ir para a escola:)
    Durante a noite, ainda coloco umas cuecas/fraldas (da dodot) pois há noites em que ainda faz um pouco de xixi.

    ResponderEliminar
  6. ola!
    aqui o desfralde nocturno sera mais para a frente,as fraldas da noite estao quase sempre encharcadas...
    mas de dia é excelente,ja nao tem acidentes à meses.
    parabens para a tiz!!

    beijocas.

    ResponderEliminar
  7. Ola e parabens ah Tiz pela conquista!!
    Quanto ao desfralde nocturno o F. que ja tinha deixado as fraldas durante o dia aos (quase) 3 anos andou mais 1 ano a encher fraldas ah noite e nao era por beber leite nem agua, porque ele nao bebe nada a seguir ao jantar, nao faco ideia porque...ate que no Verao passado, antes de virmos para ca, a minha mae apercebeu-se durante umas noites em casa dos avos que os xixis dele eram feitos de manha, ja meio acordado e por pura preguica de se levantar!!!
    A partir desse dia levava-o ao wc antes de deitar e nao lhe punha fralda...ate hoje teve 3 acidentes e ja la vai quase 1 ano!!
    Da-lhe tempo!
    Confesso que nao tinha coragem de me levantar de x em x horas para o por a fazer xixi ah noite...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Eu por acaso tive sorte. Tenho que admitir que também não foi mérito meu, mas sim das educadoras. Foram elas que fizeram o desfralde. Em casa limitei-me a fazer igual. Vocês mandam! hehehe
    Largou a fralda da noite na mesma altura.

    Bjinhos

    Rita

    ResponderEliminar
  9. PARABÉNS TIZ!!! Acho que o desfrlade é uma das "fases" mais difíceis e tenho que admitir que o colégio ajuda bastante.

    Aqui ainda não tive coragem de abolir a frada da noite, mas na maioria das vezes de manhã, ela está limpinha.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. PARABÉNS à Tiz pela enorme conquista!!!

    Adiar… como eu te entendo! Na cadeira uso os salva-camas que se compram nos hipermercados, junto às fraldas para adultos. Fica a dica para o próximo ;o)

    “Sempre munida de um pacote de dodots, kandoos e um redutor na mala do carro.”
    Onde é que eu já vi isto?!? ;o)

    Foi no timing DELA! Quando ela mostrou sinais de que queria deixar a fralda.
    Assim sim, afinal são eles que mandam e não nós (e muitos menos os livros e as pessoas de fora que têm a mania que sabem tudo!)

    Do mérito ser todo da educadora, discordo. Pode ter começado por ser da educadora mas também foi da Tiz que acabou por te dar confiança para avançares.

    Do nocturno, nem quero pensar sequer, nisso…

    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  11. Lol!

    A minha Tiz tem agora 14 meses e meio e a minha sogra está farta de dizer que eu a devia começar a ensina-la a ir ao bacio, mas ainda acho muito cedo, ela é tão pequenina...

    ResponderEliminar