sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Há 1 ano foi assim...


(7s+4d)

Vimos-te pela primeira vez, chorámos pela primeira vez a ouvir o teu coraçãozinho a bater e corremos a dar a notícia a toda a gente.

Um dia muito, MUITO feliz!!!

Hoje estás assim...

Absolutamente Deliciosa!!!

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Já vi o biscoitinho!

É lindo, tão sossegadinho! A mãe está óptima, linda nem parece que acabou de ter um bebé!
Quando os fomos visitar, a mamã estava naquela "luta" inicial de o manter acordado para mamar ;)
Amanhã já vão para casa e vamos visitá-lo outra vez!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Nasceu o Lourenço!!!

Já cá canta neste mundo o bebé biscoito! Estão todos bem e logo à tarde vou espreitá-lo! Beijocas :)

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

10 coisas que nunca disse aqui

a desafio desta e desta mamã aqui vai :
1. A minha cidade de sonho, a seguir a Lisboa, é Nova Iorque;
2. Adoro comer, sobretudo doces;
3. Tenho medo de quase todos os animais;
4. No último mês de gravidez engordei 4 kg, graças à amiga Cerelac 3x ao dia, amo cerelac!;
5. Na nossa lua de mel fomos a Punta Cana e queríamos ir à ilha Bacardi, na dita excursão, quando chegamos ao aeroporto o nosso avião era um micro-machine, uma amostra de avioneta com lugar para 8 pessoas, já sentada e com os motores a trabalhar deu-me um ataque de pânico/claustrofobia e só parei de berrar quando abriram as portas e pus os pés no chão. Lá se foram 40 contos e quando cheguei a Portugal descobri que havia a opção de ir de barco;
6. Na adolescência usava 2 pares de calças para parecer mais cheinha;
7. Para mim o melhor gelado do mundo é o strawberry chessecake, da Haagen Dazs, sou capaz de comer um balde todos os dias;
8. O meu marido preparou uma viagem surpresa e pediu-me em casamento aqui
9. Detesto café e tudo o que seja confeccionado com o dito;
10. Aprendi sozinha a andar de bicicleta aos 9 anos e aprendi a nadar aos 14, muito precoce! Após anos de tentativas de ensino frustadas por parte do meu pai ;)
Ao início pareceu-me difícil, mas é muito divertido. Todas as que me visitam sintam-se convidadas a fazê-lo.

Muitos Parabéns

para a minha querida, adorada, amiga, sagrada, avó do meu coração. Ela dá sentido à expressão "avó é ser mãe duas vezes", é um dos seres humanos mais maravilhosos que eu conheço.
Amo-te do fundo do coração e não vejo a hora de te abraçar!

Vem aí o Lourenço!!!

A mamã Biscoita já está no hospital e com 2 cm de dilatação!!! O biscoitinho está quase a chegar, a nós por aqui resta-nos enviar muita energia positiva e desejar que seja tudo muito rápido!
Estamos a torcer por ti, Força!!!!
Beijinhos :*****

domingo, 25 de novembro de 2007

Domingo de manhã

Depois de uma noite bem dormida, pequeno almoço e desenhos animados. O que é que se pode querer mais?



quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Mais uma consulta

E como eu não estava muito descansada decidimos ir outro ao outro pediatra (costumamos ir a 2) pedir uma 2ª opinião. Depois de relatar os acontecimentos do últimos dias, ele aconselhou-me a ficar calma, pois nós não comemos da mesma forma a todas as refeições, portanto porque é que ela haveria de comer? Disse-nos que aquela média de engordar 20/30 grs por dia aplicava-se aos primeiros meses, mas que agora tem tendência a diminuir.
Aconselhou-nos a passar a dar papa láctea, para que ela perceba quando é papa e quando é leite, para não misturar os sabores, disse para dar 3/4 dias um sabor e ir alternando para variar. E ainda bem que recomendou a láctea, é que esse tipo tem muito mais variedade, ou é impressão minha ou a não láctea tem apenas a variedade 1ª papa.
Aconselhou-nos também a não mudar o leite.
Vamos continuar a dar as maminhas no início e a oferecer o suplemento, se ela não quiser não come, quando tiver fome vai comer. Ainda assim não fiquei muito convencida... mas como não existe nenhuma fórmula mágica de lhe aumentar o apetite que remédio tenho senão aguardar.
Para além do Vigantol vai passar a tomar vitamina C e ferro (é muito provável que provoque cólicas!!! ainda não sei se vou dar!), o médico diz que o leite materno é deficiente neste último, e eu pensava que o leite materno tinha tudo o que é preciso!
O médico examinou-a e disse que ela está excelente em termos de desenvolvimento, por isso temos que ter paciência e esperar que seja apenas uma fase.
Quando chegámos a casa, a Tiz tomou banhoca e antes das maminhas dei-lhe 60 ml de suplemento, como estava esganada agarrou logo, mas só bebeu 50ml. Então depois dei as maminhas, embora o médico diga que não há problema se ela não comer, faz-me impressão ela ir dormir sem estar bem alimentada, porque eu sei que na última mamada eu já tenho pouco leite e esta foi a maneira de ela beber suplemento, porque se fosse depois das mamas ela já nem lhe tocava.
Tenho que me mentalizar que ela não vai agir sempre da mesma maneira e estar preparada para fases menos boas... eu quero é vê-la saudável e bem-disposta, só assim eu fico bem!

Parabéns avô Carlos!!!

O meu papá hoje faz anos e quero deixar-lhe aqui MUITOS PARABÉNS!!! Eu sei que ele adorava ter as suas meninas hoje com ele e nós também adorávamos, mas já estamos quase juntos outra vez!
Aproveita bem o teu dia (a trabalhar, lolol) que não se é bebé todos os dias ;)
Milhões de beijos das tuas meninas!!!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Fases

Pois é, andava cá desconfiada que a minha menina não se andava a alimentar o suficiente e ontem fomos pesá-la, numa semana engordou 70 gr!!!! Há uma semana que introduzimos a papa e mudámos o leite, está a habituar-se aos poucos à papa, quanto ao leite não pode nem ver o biberão. Andou uma fase a comer muito bem e agora só petisca, quando acorda de manhã só quer uma maminha, ao invés das 2 e o mais que houvesse!
É um castigo fazê-la beber 20 ml de suplemento. Como a médica não estava falámos com a enfermeira responsável, que nos tranquilizou, dizendo que uma vez que ela não manifesta sintomas de doença (dorme bem, está bem disposta, ...) para permanecermos calmos mas atentos, pode simplesmente ser uma fase, podem ser os dentes, pode ter enjoado definitivamente o leite e querer passar aos sólidos, pode ser tanta coisa...
Não consigo evitar ficar preocupada, principalmente porque não sei o que fazer, não sei se deva exprimentar outro leite...
Só espero que esta fase passe depressa e ela volte aos tempos de comilona.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Actualizações

Resolvi vir dar mais notícias da papa. Reduzi a dose para 90 ml e ela comeu tudo, quando a meio começou a fazer birrinha, comecei a intercalar uma colher de papa com a chucha e ela limpou o prato. Apartir daí comecei a fazer 120 ml e seguindo a mesma técnica ela come praticamente tudo, deixa 3 ou 4 colheres, não contando com o que fica no babete claro! E assim só consegue comer 10 minutos de maminhas, deve ficar mesmo cheia.
Em relação à marca, tenho dado a nutriben, mas assim que acabar o pacote vou exprimentar a milupa maçã que já comprei.
A Tiz está óptima, cada dia mais brincalhona e atenta a tudo, no fim de semana já adormeceu 2 vezes sozinha quando íamos de carro, e hoje consegui adormecê-la deitada na minha cama ao lado dela.
Quem me conhece sabe que este é o meu calcanhar de aquiles, o adormecê-la. Até aqui tem sido sempre ao colo, um hábito a que a acostumei por no início ser mais simples e que continuei por não ter coragem de a ouvir choramingar sozinha na cama. Acho que ela agora está numa fase mais "receptiva" a adormecer sozinha, pois das vezes em que o tem feito não tem reclamado, e eu estou a aproveitar.
Eu estou realmente F-A-R-T-A que me digam como é prejudicial ela adormecer ao colo, que quando for para a creche vai sofrer mais, etc.
NINGUÉM mais do que EU quer o bem estar dela, mas eu não a vou massacrar com horas de choro sem conseguir adormecer sozinha, quando ela conseguir vai ser a bem.
Se até chegar à creche ainda não o conseguir, lá vai aprender, como todas as outras crianças, mas aí ela vai "perceber" que eu não estou lá para confortá-la, e a pessoa que tomar conta dela vai-lhe ser indiferente ser a minha a chorar ou a do lado, uma vez que não lhe é nada.
Mas estou optimista... pode ser que nos saia o euromilhões entretanto, assim não teria que confiar a minha princesa a mais ninguém. Claro que para isso tenho que começar a jogar ;)

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Ainda a papa

Hoje comeu papa pela 3º vez e cada vez come mais um bocadinho que a anterior, estamos a fazer progressos, mas chega a uma altura em que começa a berrar e só se cala com a maminha.
Gostava que as mamãs me dissessem que quantidade de leite (para depois dissolver a papa) é que usaram no início. É que tenho feito 150 ml como diz na caixa da papa, mas ela não come nem metade... E ja agora o que me dizem em relação às papas? Pelo que tenho visto em alguns blogs, acho que a Milupa é a que reune mais opiniões positivas.
Como comecei com a nutriben 1ªpapa, será que posso/devo mudar já para outra marca/sabor?
Força mamãs, bombardeiem-me com a vossa sábia experiência!!!
Beijocas

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

4 Meses

Com 4 meses a minha princesa:
-é miss simpatia, ri para tudo e para todos, acorda a rir e mesmo esganada de fome e com fralda suja, não se cansa de distribuir sorrisos;
-só quer estar direita e a cabecinha parace um catavento a observar tudo o que está ao seu redor, é muito observadora e atenta;
-distrai-se muito a comer, quando está relativamente cheia já só quer rir e brincar e já não liga à maminha/biberão;
-está sempre com as mãos na boca e a babar-se imenso e eu com medo que ela chuche no dedo, passo a vida a tirar-lhe as mãos da boca e a por a chucha;
-quando eu danço e faço palhaçadas olha com muita atenção e quando páro, ri e dá guinchinhos para eu continuar;
-já se aguenta uns bocados na espreguiçadeira e adora brincar com os bonequinhos que estão pendurados em cima;
-só faz birrinha quando quer dormir;
-gosta cada vez mais do banho e de vez em quando bate com pés com força suficiente para molhar o chão ao redor da banheira;
-continua a querer dormir sempre um bocadinho (30/45 min) entre as refeições;
-parece que já gosta mais da maxi-cosi, é que a alcofa não a permite andar a coscuvilhar tudo ;) ;
-de noite dorme cerca de 10 horas;
-o berço ao lado da nossa cama está incrivelmente pequeno, e nem quero pensar que mais semana menos semana, vou ter que a por na cama grande no quarto dela.
E está cada dia mais encantadora, maravilhosa, enfim, já tenho o teclado cheio de baba... É um privilégio maravilhoso poder estar 24 horas com ela e vê-la crescer.
Agora ela está prestes a acordar e vai comer a papa, desejem-me sorte ;)

1ª Papa

Ontem depois da consulta lá demos a papa à colher, à nossa princesa. Não correu muito bem, após 6/7 colheres que até conseguiu engolir sem deitar muito para fora, começou a ficar irritada e a berrar e não consegui por-lhe nem mais uma colher na boca. Penso que foi por estar cheia de fome e não conseguir ter a sensação de estar saciada, pois não conseguia encher a boca e engolir como faz com o leite... Lá foi directa para a maminha onde acabou de encher a barriga. Espero que comece progressivamente a comer um pouco mais e que goste da papa. Daqui a pouco vamos repetir a dose.

Há tanta coisa a acertar até eles comerem bem, o sabor da papa, a consistência, oxalá não demore muito tempo a acertar nos gostos dela...



Consulta

Entretanto ontem foi dia de consulta e tinha um rol de perguntas para fazer à médica. Em relação ao leite ela mostrou-se renitente, diz que não gosta de mudar de leite aos 4 meses, mas lá concordou que era a melhor opção, passámos do Enfalac 1 Premium para o Aptamil 1 Confort, que é anti-obstipação. Isto porque a Tiz deixou praticamente de fazer cocó sozinha, só fazia com a ajuda do bebégel e esperávamos 3 dias para por o bebégel, ela disse que era muito tempo sem fazer, disse que ela tinha que fazer todos os dias, mas também associou isso ao facto de ela comer menos, logo tem menos cocó para fazer.
Disse-me também para passar a dar-lhe a papa à colher, pois para o mês que vem com a introdução da sopa ela já tem que estar habituada à colher. Eu estava a dar com o biberão porque na caixa dizia que a dosagem para a idade dela eram 2-3 colheres de sopa misturadas no leite e ficava muito líquido daí eu dar no biberão, a médica disse-me para não ligar ao que vem na caixa e para eu ir pondo até achar que tem uma boa consistência.
Em relação às medidas tudo ok, subiu de percentil. Também tinha dúvidas em relação a ela querer estar sempre de pé e direita, pensei que podia estar a esforçar a coluna, mas é absolutamente normal.
A vacina correu bem, não chorou! Mas ficou o resto do dia sonolenta e sem apetite, adormeceu pela 2ªa vez na sua vida sem ser ao colo, adormeceu sozinha e sem reclamar na maxicosi... estava mesmo apardalada! E repetiu-se 3 vezes longo do dia, adormecia e nem queria comer, à noite a temperatura começou a subir e pusemos-lhe um supositório para que não aumentasse. Dormiu bem toda a noite e hoje estava fresquinha que nem uma alface, e a querer o colo da mãe para dormir ;)

A Tiz e o leite

Já há algum tempo que estou para vir aqui colocar-vos uma questão, mas não tenho tido tempo. A Tiz anda há umas 2 semanas a recusar o suplemento, só quer as maminhas e faz uma fita com o suplemento, durante o dia ainda tenho leite mas ao fim do dia sei que tenho menos e que ela não fica satisfeita, mas mesmo assim ela recusa o suplemento. No sábado passado resolvi comprar a 1º papa da nutriben, porque sabia que a médica a iria indicar na consulta dos 4 meses.

Juntei a dita ao leite e ela lá bebeu. Já vos aconteceu alguma coisa do género? Enjoar o leite?

terça-feira, 13 de novembro de 2007

O que é bom acaba depressa...

o tempo no paraíso já acabou, custa tanto voltar à vida real... mas para o mês que vem há mais ;)

domingo, 11 de novembro de 2007

Memórias

11 de Novembro de 1979, a minha mãe diz aos pais que está grávida da minha pessoa. 11 de Novembro de 2006, Sábado, 7 horas da manhã, fiz xixi para o copinho e esperei 5 minutos... o resultado foram 2 riscas cor-de-rosa, fiquei tão embasbacada que não sabia se estava a ver bem, é que as riscas não estavam em frente às letras do copinho, será que estava a ver bem? Toca de saltar em cima da cama e acordar o P. para me ajudar a decifrar aquele enigma dificílimo :))) Ele leu as instruções uma data de vezes e confirmou... estava Grávida!!! Felicidade inexplicável. Liguei aos meus pais a contar a novidade, no meio da euforia e das lágrimas a minha mãe disse logo, é a Maria Beatriz que aí vem. Nesse dia, contámos apenas aos nossos pais,avós e irmãos, o resto da família só saberia após a 1ª ecografia. E foi tão bom saber que ela estava ali, a minha vida nunca mais foi a mesma, o início da gravidez foi passado com alguns receios, graças a Deus infundados, que só se começaram a desvanecer apartir das 18 semanas. Agora vejo como o tempo passou num ápice e como cada dia passa mais depressa que o outro. Agora começo a compreender quando as pessoas mais velhas olham para nós e dizem"Não hei-de eu de estar velha..."

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

PARABÉNS TIO NINO!!!


Uma mensagem especial para uma pessoa muito especial. O Tio Nino!! Muitos parabéns, e embora estejamos em diferentes Continentes, o carinho que sentimos por si é enorme! Feliz dia de aniversário e beba uma cervejola por nós. Beijos da Tiz, Nádia e Paulo.

Outras pessoas que desejam muitas felecidades neste dia de aniversário: Diogo, Teresa, Celso, Isa e Hugo.

Um Beijão à tia Bela e à Carla.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Amizade

Um miminho muito querido enviado pela Alice, uma corrente de amizade e positivismo que eu tenho que enviar a 10 pessoas que devem enviar a outras 10... a história repete-se é sempre complicado escolher algumas pessoas de tantas pelas quais sentimos uma especial empatia. Fica combinado desta vez escolho umas (algumas das quais considero que estão a precisar neste momento), da próxima serão outras ;)




Diário de um Biscoitinho
La Vache que rit
Bia ou Martim
MartimBaby
À espera do nosso moranguito
Casa dos miminhos
A nossa paixãozinha
Repolhinho
Susana, Sérgio e Madalena
Chocolate e Magnólia

1 ano

Faz hoje 1 ano que senti o primeiro enjoo ;)